João Mário está a viver a fase menos fulgurante da temporada, mas isso não mudou os planos das águias para o médio. O internacional português, 29 anos, faz parte do plantel para 2022/2023 e está seguro para a próxima temporada, qualquer que seja o treinador escolhido pelos encarnados, avança A Bola contrariando a notícia que o CM havia dado.
João Mário tem mais quatro anos de contrato com o Benfica — rescindiu com o Inter e assinou com as águias, o que levou o Sporting a fazer queixa dos italianos —e é considerado um dos jogadores mais importantes no balneário, um dos atletas com quem a SAD conta para a próxima temporada.
Benfica exige 40M€ por...Morato. O brasileiro Morato é visto como uma peça importante para o futuro do Benfica, conforme a SAD deixou bem claro na última janela de mercado. Confrontados com sondagens informais de clubes ingleses na última janela de mercado, os dirigentes fizeram saber de imediato que só equacionavam falar a partir dos 40 M€, o que fez com que as negociações não avançassem, avança o Record.
Aos 20 anos, Morato afirmou-se esta época na equipa principal, contabilizando 22 jogos. Isso valeu-lhe a renovação automática de contrato por mais um ano, ou seja, passou a estar vinculado até 2025. Fisicamente poderoso, o jovem é canhoto e é mais um produto do Seixal a atrair a cobiça de emblemas estrangeiros. Contudo, a SAD pretende segurar o central até numa perspetiva de renovação do sector defensivo a curto prazo, já que Otamendi e Vertonghen têm ambos 34 anos e apenas mais um ano de contrato com as águias.
Nesse sentido, a estratégia dos encarnados passa por dois pontos essenciais: negociar com o São Paulo a aquisição dos 15% do passe do jogador que ainda estão na posse dos paulistas e acertar com o Morato a renovação de contrato – em princípio por mais uma temporada, ou seja, até 2026 – com uma substancial melhoria das condições salariais. É que o jovem ainda ganha um ordenado ao nível de um jogador da equipa B, o que está claramente desajustado.
Morato já foi observado atentamente por emissários de vários clubes ingleses, houve algumas abordagens e o verão pode trazer novidades. Só que a vontade da SAD é manter o jogador, que encaixa no perfil de apostar na ‘prata da casa’ oriunda da formação.
A 'pérola' que Amorim deverá apostar na próxima época. Ainda que com a atual época a decorrer e até a entrar numa fase decisiva, o Sporting já pensa dois passos à frente, em direção ao futuro, e há decisões a serem tomadas por parte da estrutura do futebol. Uma delas, escreve o jornal Record, prende-se com Rodrigo Ribeiro, jovem avançado de 16 anos que em 2022/23 será promovido ao plantel principal, como alternativa imediata a Paulinho e Slimani. Este será, aliás, um projeto em tudo semelhante ao de Dário Essugo, também ele da geração de 2005 e detentor dos recordes do mais jovem jogador a entrar em campo e a ser titular na história do clube. Com efeito, e à imagem do médio de 16 anos – e até do próprio Gonçalo Esteves, lateral-direito de 18 anos – na próxima temporada Rodrigo Ribeiro treinará sempre com a equipa principal, às ordens de Rúben Amorim, e só baixará à equipa B para somar minutos. Deste modo, não só o avançado conseguirá dar continuidade ao seu processo evolutivo com competição oficial, como estará permanentemente a postos para ser opção na equipa principal sempre que assim for justificável, seja por lesões, castigos ou sobrecarga física de Paulinho e Slimani; ou inclusivamente por mera opção técnica, em encontros da Taça de Portugal ou da Taça da Liga.
A despeito da tenra idade (faz 17 anos em abril) e do facto de ainda não ter somado qualquer minuto oficial com os ‘graúdos’, este será mais um passo numa ascensão gradual, desde que Amorim ‘fez questão’ de dar o nome de Rodrigo Ribeiro como um exemplo do projeto em curso em Alvalade, que se quer com forte presença da formação. “Temos miúdos que têm de dar passos na sua formação. Vimos o Rodrigo Ribeiro, de 16 anos, cheio de talento”, sublinhou o técnico a 14 de outubro, na sequência de uma jornada de compromissos internacionais que possibilitou a observação de vários miúdos de escalões inferiores da Academia e na véspera da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Belenenses. Desde então, o ‘91’ integrou várias sessões de treino junto do plantel principal e foi uma vez suplente não utilizado (Penafiel).
Vitinha bate à porta da seleção. Numa evolução constante desde que chegou às mãos de Sérgio Conceição, em janeiro de 2020, Vitinha encontra-se agora no chamado ‘ponto de rebuçado’, com desempenhos extraordinários no meio-campo do FC Porto, que estão a gerar a expectativa de ser imediatamente chamado à Seleção Nacional, tendo em vista o sprint final por um lugar no Mundial’2022. Depois dos elogios que foram dirigidos ao médio, de 22 anos, por Sérgio Conceição, agora é Fernando Santos quem tem a palavra, sabendo-se que o selecionador costuma divulgar as suas convocatórias na quinta-feira que antecede a concentração. Mantendo-se esse hábito, será no próximo dia 17 que Vitinha saberá se o seu trabalho de azul e branco também será recompensado com a estreia em convocatórias da principal seleção portuguesa. Confirmando-se a chamada do portista será sempre por mérito próprio, embora também possa beneficiar da ausência, por lesão, de Renato Sanches ou pela recente perda de protagonismo de João Mário no Benfica.
Note-se que, para os duelos de má memória, frente a Rep. Irlanda e Sérvia, no fecho do apuramento regular para o Qatar, Fernando Santos chamou nove médios. Além dos dois atrás referidos, foram também eleitos Danilo (pode surgir como central, ainda mais agora que Rúben Dias será baixa), William, Palhinha, Matheus Nunes, Neves, Moutinho e Bruno Fernandes. Resta perceber se o selecionador pretende fazer, desde já, uma injeção de sangue novo rumo ao Qatar, com Vitinha. Certo é que as qualidades que tem potenciado sob o comando de Conceição, bem como a dupla fortíssima que vem a formar com Uribe, oferecem legitimidade para sonhar com a estreia. Recorde-se que, nos meses de dezembro e janeiro, Vitinha foi eleito melhor jogador e médio pelos treinadores. Leva três golos e duas assistências, tendo o seu técnico a dizer que está um “médio completo” e que “enche o campo”. Está em foco no radar de Fernando Santos mas falta a convocatória.
O Porto já vendeu parte do vitinha, do fabio vieira e do guarda redes. Os que vendeu na última janela já estavam penhorados--- E estica e estica imaginemos que o Wrexham vem ao dragao na próxima época....
ResponderEliminar