27 agosto 2021

Benfica dá 2M€ ao plantel por apuramento para a champions; Romário Baró pode sair em definitivo do FC Porto; Sporting só compra se vender; Cartão do adepto: “A lei é para cumprir”

A contestação à adoção do cartão do adepto no acesso a setores específicos de recintos não gera espanto junto da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD), entidade que defende que “a lei é para cumprir”. “Vínhamos acompanhando esse debate na Assembleia da República, que contou com todos os partidos políticos com assento parlamentar e várias entidades desportivas. Na altura, houve reflexos de alguma contestação, sobretudo por parte de representações de Grupos Organizados de Adeptos (GOA). Por isso, não ficámos de todo surpreendidos”, reconheceu à Lusa o presidente do organismo estatal, Rodrigo Cavaleiro. “Visando alguns desses grupos, é natural que sintam que a medida lhes é mais dirigida e pretendam de alguma forma contestá-la. Vemos isso com alguma naturalidade naquilo que é também o exercício dos seus próprios direitos, embora falemos de uma lei que foi aprovada na Assembleia da República sem votos contra e é para cumprir”, ressalvou .“O que está em causa é definir claramente uma zona onde determinados comportamentos e uma forma de estar mais efusiva fiquem confinados a uma área específica, que é definida pelos clubes. Isto sem afetar outras áreas ditas comuns, onde habitualmente se associa uma forma de estar mais familiar”, descreveu.
“Não olhamos para a medida como única e absolutamente miraculosa na resolução dos problemas, mas algo que o legislador entende ser importante, tal como muitas outras medidas tomadas, incluindo a própria criação da APCVD”, vincou Rodrigo Cavaleiro.

Sporting só compra se vender. Faltam cinco dias para o fecho do mercado e, em Alvalade, a expectativa é a de que não se registem alterações de peso no plantel. Tanto que, nesta altura, escreve o Record, há uma decisão fechada: o Sporting só vai às compras se fizer uma venda. A SAD está disposta a esperar até janeiro por um encaixe, de modo a não realizar qualquer negócio em saldo, mas ainda existe a possibilidade de surgir uma proposta irrecusável..., o que vai implicar reforços. Com uma margem de manobra muito reduzida a nível temporal, os responsáveis leoninos já identificaram os alvos desejados caso Rúben Amorim ainda venha a perder uma das suas pedras nucleares até terça-feira. Os dirigentes sabem que Nuno Mendes, Palhinha, Matheus Nunes, Pote e Jovane são os ativos mais cobiçados, e têm em carteira soluções para compensar qualquer uma destas vendas. Num defeso pouco movimentado, a estratégia do Sporting passa por valorizar os seus jogadores na Champions, e depois esperar que em janeiro surjam as ofertas desejadas, como em 2019/20 com Bruno Fernandes.

Arouca corre por Baró. Depois do Moreirense, o Arouca entra na corrida por Romário Baró. Neste caso, seria um empréstimo simples, enquanto que a mudança do médio para os cónegos teria de ser definitiva, com partilha de passe e cláusula de recompra.

A SAD encarnada vai pagar ao grupo da equipa profissional um prémio de 2 milhões de euros pela passagem à fase de grupos da Champions. Segundo o Record, Rui Costa comunicou ao plantel este estímulo-extra antes da primeira mão do playoff, contra o PSV Eindhoven, tendo naturalmente os jogadores acolhido a notícia com satisfação, por saberem do esforço financeiro que tal também representa nesta altura – na última época, por exemplo, quando vários clubes baixaram os salários, o emblema da Luz manteve tudo inalterado. Uma vez que o apuramento garante às águias 37,2 milhões de euros, o presidente encarnado resolveu assim – após discussão com os restantes responsáveis da SAD – atribuir cerca de 5 por cento do prémio da Champions ao grupo.
Ainda que a distribuição possa não ser feita de igual forma – jogadores e equipa técnica garantem uma percentagem maior do bolo –, vários outros elementos do ‘staff’, sejam fisioterapeutas ou outros quadros de apoio ao plantel principal, também terão direito a uma fatia do ‘bolo’. Este bónus, diga-se, em nada belisca outros que estão devidamente previstos em algumas cláusulas mais específicas dos contratos dos jogadores. Neste caso, trata-se de uma medida que o presidente encarnado fez questão de tomar, até porque na última época as águias falharam o apuramento para a Champions e, no planeamento de 2021/22, o acesso aos milhões desta competição eram tidos como muito importantes. Aliás, o CEO da SAD benfiquista chegou a dizer em entrevista recente que, se os comandados de Jorge Jesus não conseguissem garantir a fase de grupos, haveria uma forte probabilidade de ser necessário baixar a massa salarial na Luz. A alternativa passaria pela redução mais acentuada do número de jogadores.

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...