29 março 2021

"Não me surpreende que o Paulinho, do Sporting, possa vir a ser treinador"; Nova fornada do Seixal não está pronta para a equipa A. “Têm grande qualidade e futuro mas não estão preparados; Conceição dá 4 'reforços' à equipa B para esta tarde

Malang Sarr e Carraça serão hoje novidades absolutas no FC Porto B no jogo com o Mafra (17 horas, Canal 11) com claro destaque para o francês, emprestado pelo Chelsea, que tem jogado com alguma regularidade na formação principal. A dupla junta-se a Romário Baró e Evanilson, também “dispensados” por Sérgio Conceição a António Folha, avança O Jogo. No caso dos dois últimos, porém, isso já aconteceu. Aliás, foram decisivos no triunfo da jornada passada diante do Covilhã.
A ideia de Sérgio Conceição é oferecer minutos aos jogadores que mais os necessitam e manter as opções do plantel principal preparadas para serem chamadas a qualquer instante. Com 13 jogadores em compromissos internacionais, Pepe e Marcano lesionados, poucos sobravam para emprestar à formação secundária. Especialmente entre os que têm jogado menos, pois Loum, João Mário e Fábio Vieira, por exemplo, estão ao serviço das respetivas seleções nacionais.
A chamada de Sarr não deixa, no entanto, de ser surpreendente, até por não ser um ativo do clube. O francês conta 19 jogos na formação principal e jogará no eixo defensivo, num esquema com três centrais. Já Carraça, que na equipa A disputou apenas dois desafios, ocupará a única vaga disponível na B para jogadores com mais de 23 anos. No passado, Cláudio Ramos e Marcano beneficiaram dessa norma para somar algum tempo de jogo. O lateral deve jogar na posição de origem. Se assim for, Rodrigo Conceição deverá subir a extremo. Mas também pode alinhar como médio, posição que mais vezes ocupou na carreira. Quanto a Romário Baró, há muito que não é opção na I Liga. E Evanilson viu-se ultrapassado recentemente por Toni Martínez. Os dois foram figuras principais na vitória sobre o Covilhã da jornada anterior, a primeira desde novembro. Os dragões estão em último lugar na II Liga, lutam para não descer e, se vencerem esta tarde, saem finalmente da zona de descida, onde estão há muitos meses.

Nova fornada do Seixal não está pronta para a equipa A. Depois de uma época de grande investimento e, até agora, sem resultados desportivos compatíveis com o mesmo, Luís Filipe Vieira já espera ver mais talentos saídos do Seixal na equipa principal em 2021/22. No topo da lista de jovens “projetáveis” para o patamar superior, na visão da estrutura encarnada, estão o central Tomás Araújo, o médio Paulo Bernardo e o avançado Henrique Araújo, trio que tem tido presença habitual nos trabalhos com Jorge Jesus. Com a atual paragem competitiva para os jogos das seleções, o defesa e o atacante “reforçaram” o grupo principal, sendo que apenas o médio ficou de fora por estar lesionado. Apesar da grande confiança que há no talento deste trio, dentro da SAD há quem ache que, antes de serem lançados às feras, estes jovens precisam ter mais minutos nas pernas para se evitar casos como os de Tomás Tavares, Florentino e Gedson, todos apostas nos seniores que ainda não vingaram. Em causa, está a necessidade de colocar algum travão nas expectativas gerais.
“Há outra fornada que tem de vir cá para cima”, afirmou Luís Filipe Vieira na recente entrevista a 28 de fevereiro à BTV. O jornal O Jogo falou com Renato Paiva, que passou década e meia na formação do Benfica e conhece bem o valor dos talentos emergentes no Seixal, para a evolução dos quais contribuiu muito anos. Também ele vê muito talento mas concorda que há que dar tempo ao tempo a Tomás Araújo, Paulo Bernardo e Henrique Araújo. “Têm grande qualidade e futuro mas, se me perguntarem se já estão preparados para a equipa A, a resposta é não. Falta-lhes pelo menos uma época inteira a jogar noventa minutos numa equipa B ou numa segunda liga. Todos os jogadores que não sejam génios, e por isso excluo João Félix e Bernardo Silva, precisam de pelo menos uma temporada assim. Basta ver quantos jogos fizeram Rúben Dias, Lindelof, Gonçalo Guedes ou Renato Sanches pela equipa B antes de passarem para os AA”, realça o agora técnico do Independiente del Valle, do Equador.
Do trio, Paulo Bernardo leva avanço, ele que tem 19 anos, alinhou 1280’ nas equipas jovens e até já foi chamado por Jesus para as visitas ao Rangers e ao Paredes. “Poderá vir, no final desta época, a estar mais preparado”, afirma Paiva que vê no médio “o próximo grande projeto de jogador da formação do Benfica”: “O Paulo é um médio super completo e, já durante a época, desafiei-o a marcar mais golos para se poder tornar num médio de topo e ele desatou a marcar. Pode ser um ‘8’ pela capacidade de trabalho e intensidade mas, também um ‘10’, pela técnica, decisão e finalização.”
Já Tomás Araújo, “é muito completo” e os 27 jogos na II Liga, aos 18 anos, mostram ser aposta clara no Seixal. “As expectativas que ele me gerou quando o treinei são as mesmas que o Rúben Dias gerara”, diz Paiva. Mas acrescenta: “Precisará de mais tempo pois os jovens de Benfica, FC Porto ou Sporting não sabem defender, passam toda a formação sem precisar de o fazer. Por isso, acho que Tomás Tavares e Nuno Tavares deveriam ter tido mais minutos na equipa B ou serem emprestados.” Quanto a Henrique Araújo, de 19 anos e que tem 16 golos em 28 jogos entre bês e sub-23, também possui “muito potencial” e “um perspicácia e movimentação na área, que o fazem sobressair”, sendo o maior candidato ofensivo a subir em breve.

"Não me surpreende que o Paulinho, do Sporting, possa vir a ser treinador". Abel Ferreira, que levou o Palmeiras a conquistar a última edição da Libertadores, acredita que o avançado do Sporting seja um dia treinador. O técnico explica o motivo: "Tive treinadores que me incentivaram a pensar no jogo, a pensar no momento do jogo, e foi isso que me fez treinador. Daqui a três, cinco, ou dez anos, seja o que for, eu tenho a certeza de que vou ver muitos jogadores que passaram por mim, e por outros treinadores, que vão ser treinadores, porque têm essa capacidade. Não me surpreende que o Paulinho, do Sporting, possa vir a ser treinador. Nada! Porque tenho essa certeza? Vou contar uma história do Paulinho. Estamos a jogar no Moreirense, e um tipo ali na frente — não sei se era o Ricardo Horta. Nós fazemos o golo no instante final. Eu sabia que o Moreirense poderia jogar um pouco mais longo. E comecei a gritar: ‘Paulinho! Paulinho! É para fechar na seis!’ Mas ele não estava a ouvir. Eu só tinha dois médios e o Paulinho tinha de ajudar. Ele virou-se para mim e disse-me: ‘É a seis? [e fez sinal com os dedos das mãos]’. Entendem? Ele sabia exatamente o que eu queria sem me ouvir... No SC Braga eu fazia sinais com os dedos e eles já sabiam o que lhes estava a pedir... Quando começas a sentir que os jogadores se envolvem com o processo, sentem aquilo como deles, é diferente. No SC Braga nós atingimos 75 pontos pois os jogadores envolveram-se e tinham prazer em jogar. Nós marcávamos golos com muita facilidade. Houve muita dificuldade contra o FC Porto, contra o Sporting, porque nesses anos eram equipas... O Sporting era treinado pelo Jorge Jesus, o FC Porto pelo Sérgio Conceição e o Benfica pelo Rui Vitória. Mas víamos que a nossa equipa tinha prazer em jogar, nessa variabilidade que no início pode ser confuso para os jogadores. Agora, o SC Braga do mister Carvalhal faz de uma forma híbrida. É uma equipa plástica, em função da bola acaba por ser uma equipa híbrida, que valoriza não só o futebol como os jogadores. O [Ricardo] Esgaio também é um jogador extremamente inteligente... Acredito que estes jogadores, no futuro, daqui 15 anos, possam ser treinadores perfeitamente, porque, de facto, nesse ano nós tivemos jogadores extremamente inteligentes. O próprio [Carlos] Carvalhal e o [Rúben] Amorim já falaram dessa capacidade de inteligência do Paulinho, porque ele a tem. Ele entende muito bem o jogo e é mais um treinador dentro de campo", disse o técnico.

1 comentário:

  1. quase 30 milhões para tirar a equipa do último lugar e depois quem fez grande investimento foram as gaivotas ah!ah!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...