29 março 2021

O grande alvo de mercado do Sporting para a nova época. Plata está perdoado e regressa à equipa A; FC Porto vai perder Zaidu por 2 meses. Mercado é inevitável; Árbitro da Sérvia-Portugal reage ao lance de CR7

O jornal A Bola conversou com o árbitro holandês Danny Makkelie, 38 anos, que liderou a equipa que dirigiu o Sérvia-Portugal de anteontem, em Belgrado, na Sérvia, tendo este acedido a um comentário sobre a decisão polémica que retirou o que seria o golo da vitória a Portugal, marcado por Cristiano Ronaldo no fechar do encontro.
«De acordo com as políticas da FIFA, tudo o que posso dizer é que pedi desculpa ao treinador nacional, senhor Fernando Santos, e à equipa portuguesa pelo que aconteceu. Como equipa de arbitragem, nós trabalhamos sempre muito para tomar boas decisões. Quando somos notícia desta forma, isso não nos deixa satisfeitos de todo», disse Danny Makkelie, um dos mais experientes e categorizados árbitros dos Países Baixos e, de resto, também um nome entre a elite da UEFA.
O erro foi, especificamente, do árbitro auxiliar da equipa de Makkelie, aquele que poderia ter visto a bola dentro da baliza. Mas de quem é a responsabilidade a partir do momento em que há tecnologias de VAR e linha de golo que, espalhadas por toda e qualquer prova nacional ou internacional, estão indisponíveis em jogos de apuramento para um Mundial?
A culpa parece ser bastante institucional, neste caso, da UEFA, ainda que a prova seja de apuramento para o Mundial da FIFA. Isto é, a FIFA pretendia o uso do VAR (em sintonia com a tecnologia da linha de golo) nos jogos de apuramento, porém as confederações são soberanas na organização das respetivas fases de qualificação e, no caso da europeia, a UEFA não avançou para o uso. Foi uma opção, por motivos financeiros e logísticos. De início a UEFA até comunicou que haveria VAR, sim, porém mudou de decisão. E que falta evidente que faz...

Gonzalo Plata vai ser reintegrado na equipa principal assim que chegar a Portugal, após representar a seleção do Equador. Segundo O Jogo, a decisão já está tomada e foi mesmo comunicada ao internacional equatoriano que tem vindo a evoluir na equipa secundária, tendo mesmo atuado pela mesma no Campeonato de Portugal. De acordo com informações recolhidas pelo jornal, o técnico Rúben Amorim já conversou mesmo com o jogador sobre esse assunto, tendo as partes esclarecido os motivos que estiveram na base da tomada de posição após o fecho da janela de mercado de transferências de janeiro, assim como o que é pretendido do atleta para o que resta da temporada, quando faltam dez jornadas para o final da mesma.
O extremo de 20 anos, apesar da despromoção, paulatinamente tem vindo a adotar um comportamento que foi ao encontro do desejado pela estrutura do futebol profissional, dado que, além de treinar-se com a formação secundária, contabilizou de então para cá cinco jogos oficiais, 333 minutos de competição, nos quais apontou dois golos. Ora, este sinal de humildade do internacional equatoriano tem vindo a apagar de alguma forma o cenário negro que ficou traçado quando o atleta quis sair por empréstimo para Espanha, concretamente para o Cádiz, ao contrário do que pretendia o Sporting, então mais disponível para o ceder ao Rio Ave, quando ainda procurava desbloquear a transferência do lateral-esquerdo Matheus Reis, como acabou por acontecer.
Ora, Gonzalo Plata, de momento, encontra-se, como referido, integrado nos trabalhos da seleção principal, que joga hoje frente à Bolívia um encontro particular, sendo que no seu país a despromoção do camisola 20 foi tema de conversa. “A verdade é que não faço ideia [sobre o motivo para estar na equipa B]. Tenho trabalhado como sempre. Agora venho à seleção, continuo a fazer o meu trabalho. Demonstrei-o a cada jogo e não sei o que se passa, de verdade”, disse Gonzalo Plata à GOL TV uns dias após ter chegado ao Equador, isto antes de novas declarações de contrição, assumindo culpas, dadas a um meio de comunicação portuguesa a pedido do próprio Sporting.
Certo é que o Sporting também não pretende prolongar em demasia a passagem de Gonzalo Plata pela equipa B, afinal trata-se de um ativo considerado importante, uma fonte de rendimento futuro que importa preservar, pois, no final da temporada, o cenário de uma transferência, em definitivo ou por empréstimo com opção de compra, é altamente provável.

O leão do futuro. Enquanto o Sporting estiver concentrado na Liga, não haverá outras prioridades pela frente. A dois meses do final da temporada, no entanto, e mesmo sabendo que grande parte da estratégia dependerá do que acontecer até maio, Frederico Varandas, Hugo Viana e Rúben Amorim já fizeram um primeiro esboço do plantel para a próxima época. Se a execução do plano está congelada, por razões desportivas que são evidentes, as ideias já começaram a ser discutidas. E, segundo o jornal Record apurou, há um objetivo de mercado que ocupa o topo da lista, de olho em 2021/22: a contratação de um agitador capaz de fazer qualquer uma das três posições do ataque, nos corredores ou pelo meio; por outras palavras, um ‘lança-chamas’ que acrescente criatividade e poder de fogo à linha avançada do Sporting, características que, na análise da estrutura, são deficitárias no atual grupo. Pote tem esse perfil, mas foi uma adaptação de Amorim — bem-sucedida, é verdade, mas sem eliminar o ADN de médio. Jovane tem tido dificuldades em encontrar a sua identidade no esquema tático do treinador. Nuno Santos é mais um jogador que procura diagonais e movimentos a partir da linha. Tabata pode percorrer mais do que um lugar, mas também está formatado para o corredor. O reforço que Amorim procura também é diferente de um ‘9’, como Paulinho, Tiago Tomás ou até Sporar, ainda que esse possa ser outro objetivo de mercado (se o esloveno for transferido). A classificação na Liga determinará em grande medida a capacidade de investimento dos leões mas, se há um alvo pelo qual Varandas, Viana e Amorim estão dispostos a abrir os cordões à bolsa, esse é o criativo de ataque, o homem para os desequilíbrios. A saída de Nuno Mendes, dada como praticamente inevitável, poderá financiar a reconstrução do plantel. O plano avançará quando existir luz... verde na Liga.

FC Porto vai perder Zaidu por 2 meses. Mercado é inevitável. A qualificação da Nigéria para a próxima edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), que se disputa nos Camarões em janeiro e fevereiro de 2022 (datas exatas ainda por anunciar pela Confederação Africana de Futebol), levanta um sério problema ao FC Porto e deve mesmo levar a SAD a investir na contratação de um lateral-esquerdo, escreve A Bola.
A ausência de Zaidu naquele período critico do calendário europeu é um dado praticamente adquirido em função da crescente influência do jogador na seleção da Nigéria, crónica candidata ao título africano.
A 33.a edição do CAN estava inicialmente para começar a 9 de janeiro e terminar a 6 de fevereiro de 2021, mas passou para o início de 2022. Uma mudança forçada pelo avanço da pandemia de Covid-19 que levou ao adiamento dos jogos da fase de qualificação. Para o caso, é uma fortíssima dor de cabeça para imensos clubes europeus que têm internacionais africanos nas suas fileiras, porque na maior parte das vezes os jogadores selecionados juntam-se aos estágios das respetivas seleções logo após o Ano Novo.
Zaidu não tem uma sombra per- manente no plantel portista. Na ausência do nigeriano, Sérgio Conceição costuma adaptar Manafá ao lugar ou, mais raramente, apostar na polivalência de Malang Sarr. Mas o francês, até ver, vai voltar no final da época ao Chelsea, clube com o qual tem contrato por mais quatro épocas.
A venda do passe de Alex Telles aconteceu nas últimas horas da janela de transferências de verão. Dentro da estrutura azul e branca, com o técnico à cabeça, havia uma certa segurança de que Zaidu seria capaz de responder afirmativamente ao desafio de render o internacional brasileiro. O problema é o desgaste provocado por um calendário sobrecarregado e em fases soltas da temporada o nigeriano acusou o esforço. Por esse motivo, o FC Porto já estaria a ponderar a aquisição de um defesa-esquerdo. O CAN tornou agora este dossiê prioritário para 2021/2022.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...