29 março 2021

Nuno Mendes mais perto da saída de Alvalade; Sporting rejeita proposta por avançado; Inquérito na Luz por ida de Rúben Amorim para o Sporting; Sem proposta de renovação, jogador do Benfica avalia sondagens de Itália, Turquia e Japão

A três meses de ver o seu contrato com o Benfica chegar ao fim, Jardel continua sem ter proposta de renovação mas nem por isso deixa de ter mercado. Ao que o jornal Record apurou, o defesa-central, que completa hoje mesmo 35 anos, já recebeu sondagens de dois clubes da Serie A e também de emblemas da Turquia e Japão. Com as contratações de Otamendi e Vertonghen no último verão, o capitão perdeu espaço, cenário ainda mais acentuado com a chegada de Lucas Veríssimo, na janela de inverno. Por isso mesmo, leva apenas 13 jogos (num total de 18) como titular na presente temporada, mas de forma geral respondeu sempre bem quando foi chamado a competir por Jorge Jesus. Para além disso, os mesmos emblemas que agora procuraram saber as condições para uma eventual contratação já o seguem há muito e conhecem, pois, o contexto desta época. Mais: Jardel está na sua 11ª campanha de águia ao peito, pelo que o seu trajeto também é reconhecido. Para além disso, em causa não está o pagamento de qualquer montante pela transferência, mas sim apenas um prémio de assinatura e o salário de um contrato que o defesa-central ainda desejaria ver com dois anos.
Para já, sente-se confortável na Luz, onde é por esta altura o jogador com mais anos de equipa principal. Aliás, segundo o diário, o camisola 33 tem bem definido que, se a SAD ainda vier a apresentar-lhe uma oferta de renovação, irá sempre avaliá-la, pois sente que também tem muito a agradecer ao clube onde mais se notabilizou e onde conquistou vários títulos, com destaque para cinco campeonatos.
O cenário de renovação ainda não está totalmente afastado para Jardel, ainda que, do ponto de vista da SAD, tal deva implicar uma descida no salário do jogador. E se, por agora, o foco dos responsáveis encarnados está no que resta disputar do campeonato – em causa está o acesso direto à próxima edição da Champions, uma vez que a conquista do título é cada vez mais uma miragem – e na final da Taça de Portugal, será sempre feita uma análise no final da época. Aí, Jorge Jesus também terá uma palavra a dizer, pois será naturalmente consultado para dar a sua opinião, nomeadamente se considera, ou não, importante para a equipa que o jogador siga integrado como opção e foco de experiência.

Rúben Amorim motivou ‘inquérito’. Rúben Amorim, treinador que se prepara agora para ser campeão de leão ao peito, chegou a ser entrevistado no Seixal, mas as conversas não chegaram a bom porto. Ora, conhecendo-se hoje o sucesso do técnico, esta questão foi, escreve o Record, levantada por alguns dirigentes em sede de reunião da Direção, gerando algum mal-estar.
Alguns responsáveis recordaram o dito episódio – em 2019, Amorim foi entrevistado por Pedro Mil-Homens, diretor-geral do futebol de formação, e Pedro Marques (diretor técnico), já depois de uma conversa prévia com Luís Filipe Vieira –, questionando Vieira sobre o porquê de Amorim não ter na altura abraçado o projeto. Segundo o diário, o agora treinador do Sporting não ficou agradado com a exposição que lhe foi feita do projeto, pois considerou que não teria, na prática, grande autonomia para trabalhar as suas ideias, tanto no que diz respeito a modelos táticos, como ao próprio lote de jogadores que teria para trabalhar. Vieira explicou aos presentes que, de facto, não se tratou sequer de uma questão financeira, mas sim de uma opção de projeto de carreira de Amorim. No entanto, o presidente também quis recordar exatamente como foi conduzida a dita entrevista. 

Nuno Mendes mais perto da saída de Alvalade. Apesar de ter apenas 18 anos e de ser um dos jogadores mais jovens do plantel do Sporting, Nuno Mendes pegou de estaca com Rúben Amorim e, um ano volvido desde a chegada do técnico a Alvalade, a evolução do lateral-esquerdo foi de tal forma avassaladora que a probabilidade de sair no verão ganha cada vez mais força. Por esse motivo, segundo o jornal Record apurou, não só os responsáveis já estão prontos para o perder na reabertura do mercado, como já definiram como necessária a contratação de outro lateral-esquerdo. Já com uma internacionalização pela Seleção Nacional, ao longo da temporada o número de interessados no camisola 5 aumentou gradualmente, ao ponto de já ter sido associado à maioria dos ‘tubarões’ dos principais campeonatos europeus. Aliás, foi precisamente por isso que o presidente Frederico Varandas fez questão de lhe rever o contrato em dezembro passado, na segunda renovação no espaço de seis meses, que agora vigora até 2025 e com uma cláusula de rescisão de 70 milhões de euros. Ou seja, quem o quiser terá de ter bolsos bem fundos. Como referido, os leões estão atentos a oportunidades de negócio por um lateral-esquerdo, que chegará se Nuno Mendes sair, independentemente de Antunes ficar em Alvalade. Matheus Reis, reforço de inverno, será outra opção e pode ainda jogar como terceiro central à esquerda.

Urawa tentou Luiz Phellype. O avançado despertou o interesse do Urawa Reds e, segundo o Record apurou, o 13º classificado do campeonato japonês efetuou uma proposta de empréstimo, que previa o pagamento da totalidade do salário do avançado e uma opção de compra. No entanto, a SAD leonina recusou a possibilidade. Contactado pelo jornal, o empresário do brasileiro, João Aragão, optou por não tecer comentários. Phellype, de 27 anos, recebeu igualmente sondagens do São Paulo, Fortaleza e Cuiabá, com vista a uma cedência, e ainda pode rumar ao Brasil, cujo mercado encerra no final do próximo mês. Enquanto aguarda desenvolvimentos, o avançado vai ganhando ritmo competitivo ao serviço da equipa B, onde soma um golo em quatro jogos. Os B recebem o Sp. Ideal, no sábado, na penúltima jornada da Série G do Campeonato de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...