14 setembro 2023

Quem esteve para regressar ao Benfica; Está a chegar o momento. "Gonçalo Inácio pronto para dar o salto"; Pai de ex-Benfica prepara queixa à FIFA: "Só podem ter falsificado a minha assinatura"

A frustração apoderou-se de Mamadu Djabi assim que viu o filho, Alamara, ser oficializado no Midtjylland. "Eu sou o seu tutor e não assinei nada. Ele é menor. Alguém se fez passar por mim e vou apresentar uma queixa à FIFA", garante, ao Record. O jogador, de apenas 16 anos, escapou para a Dinamarca à boleia de um empresário "desconhecido" e quando estava a negociar com o Benfica a assinatura de um contrato profissional após o vínculo de formação ter expirado.
Esta aventura começou com um pedido do jogador: queria que o pai o deixasse acompanhar Franculino Djú, amigo de velha data, até à Dinamarca. Isto porque o avançado já tinha contrato com o clube. O plano, aquele que transmitiu ao pai, passava por regressar a Lisboa em poucos dias. "Conhecem-se há vários anos, desde aqui, de Bissau. Ele pediu-me para ir com ele, queria acompanhá-lo na mudança. E a única autorização que dei foi para viajar, tenho esse documento. Ia voltar a Portugal em 4 ou 5 dias", conta Mamadu ao jornal.
Mas quando o telefone voltou a tocar, a conversa já era outra. "Depois, o meu filho ligou-me, já lá, e disse que o Midtjylland lhe tinha feito uma proposta e que queria ficar. Não me opus, ainda que preferisse que ele ficasse no Benfica e até estava a tratar da renovação. Só queria saber dos detalhes dessa transferência", revela. E aí começaram os desentendimentos: "O clube queria enviar-me os documentos para Bissau, para que eu assinasse aqui e devolvesse, mas recusei-me. Queria ver o contrato, ver as condições que davam ao meu filho. Ainda assim, mandaram uns papéis para a minha ex-mulher assinar a parte dela. E ela assinou. Mas eu sou o tutor, faltava a minha assinatura para que a transferência se fizesse. Só podem ter feito uma falsificação", acusa.
Foi com muito espanto que viu o filho estrear-se pela primeira equipa do Midtjylland. "Um menor a jogar sem a autorização do tutor? Isto entristece-me porque sei que se estão a aproveitar dele. Apareceram uns agentes, que nunca o acompanharam, e trataram do negócio. Não sei se estão licenciados sequer, mas falaram-me de uma comissão de 180 mil euros", revelou ainda Mamadu.
Antes de assinar pelos encarnados, Alamara ainda passou pelo Sporting e Sp. Braga. Em Alcochete esteve uma semana, até ter sido dispensado. "Estava muito magro, não tinha a estatura que queriam, estava a acabar de chegar à Europa. Se não me engano, foi em 2018", conta o pai. "Depois foi para o Sp. Braga. Estava a treinar há mês e meio, sem assinar, quando tiveram um torneio e defrontaram o Benfica. O Benfica gostou do que viu e ligaram-me no dia seguinte para Bissau. Tinham um contrato à espera. Viajei para Lisboa e ele assinou em 2019", acrescenta.

Está a chegar o momento. "Gonçalo Inácio pronto para dar o salto". Aos 22 anos, Gonçalo Inácio cumpre a quarta temporada na equipa principal do Sporting. A evolução do central canhoto tem sido tremenda e a recente renovação de contrato e aumento da cláusula de rescisão (60 milhões de euros) confirmam a preocupação do Sporting em querer blindá-lo para dificultar a ação dos muitos interessados numa futura negociação.
A cereja no topo do bolo foi o jogo contra o Luxemburgo. A presença na Seleção Nacional tornou-se regular com Roberto Martinez e os dois golos ao Luxemburgo foram um selo de garantia da consistência do defesa leonino.
Mas estará o central leonino preparado para iniciar a sua carreira num dos principais campeonatos da Europa? Daniel Carriço, antigo central e ex-capitão do Sporting.e com uma longa carreira fora do país, admite que não gostaria de vê-lo partir porque é um dos jogadores-chave do clube, mas não acredita que seja possível mantê-lo por muito mais tempo em Alvalade. Aliás, admite mesmo que o central está "pronto para dar o salto", pois "evoluiu muito" e está "mais maduro", tendo ainda uma "enorme margem de progressão". "Muitos treinadores estrangeiros procuram centrais com as características dele. E um dos que tem mais qualidade na nossa Liga. Está naturalmente referenciado por grandes clubes europeus". Carriço lembra que os 60 milhões pedidos pelo Sporting são "um valor alto" mas não impeditivo, pois já se viu "algo semelhante com o Rúben Dias".
"Vimos acontecer com o Rúben Dias no City. Quem sabe se não irá acontecer o mesmo com o Inácio, uma transferência por valores altíssimos" sublinhou o antigo capitão dos leões. "Central canhoto, rápido e bom no jogo aéreo são características que o valorizam ainda mais", acrescenta.
Carriço, que coloca o central leonino numa equipa do top-5 da Premier League e explica porquê. "Do meu ponto de vista, o Inácio precisa de uma equipa que aprecie futebol apoiado", asseverou.
A mesma opinião tem José Boto, ex-responsável pelo futebol do PAOK. "O Inácio é muito bom na construção, muito rápido na leitura do jogo. É um jogador inteligente. Joga bem e está pronto para
sair. Precisa de uma equipa específica, que goste de construir desde o sector mais recuado. O Manchester City, por exemplo. Acho que faria uma boa dupla com o Rúben Dias. Ele sente-se muito confortável com bola. Não sei se haverá muitas equipas para absorvê-lo porque ele tem características muito específicas. Julgo que está numa boa altura para dar o salto" disse.

Quem esteve para regressar ao Benfica. Numa altura em que está a realizar a quarta temporada noV. Guimarães, Bruno Varela atravessa um grande momento e foi eleito, esta semana, o melhor guarda-redes da I Liga em agosto, uma votação dos treinadores. O guardião de 28 anos está feliz em Guimarães e, em maio, renovou o contrato até 2026, prolongando a ligação por mais duas épocas. Sabe-se agora que antes do processo que originou um novo contrato, o jogador esteve nos planos do Benfica e também do Torino.
Na base da decisão de assinar um novo vínculo está a forte vontade que Bruno Varela tem de conquistar um troféu pelo Vitória. O guarda-redes não escondeu, na semana passada, que estava determinado em ajudar o clube a chegar, já esta época, à final da Taça da Liga, daí a enorme frustração que sentiu após a eliminação aos pés do Tondela. Mas garante quem o conhece que não baixa os braços e está mesmo obcecado em festejar um titulo pelos minhotos. O jornal O Jogo escreve ainda que renovação do contrato está ligada também à promessa que fez ao filho de não o mudar de escola. O miúdo adora Guimarães e está ambientado. Mas a história até podia ter sido bem diferente. As boas épocas que tem realizado no Vitória fazem com que seja um guarda-redes com muito mercado e, no verão de 2022, podia ter mudado de clube. O regresso ao Benfica foi mesmo uma forte possibilidade. O guarda-redes esteve contratualmente ligado aos encarnados de 2006 a 2020 e foi equacionado o retorno à Luz. Era um dos nomes preferidos para fazer concorrência a Vlachodimos, mas o negócio não avançou.
Além do bom desempenho com a camisola minhota, Varela tinha um forte aliado no Benfica: David Neres. O brasileiro é um dos melhores amigos do guarda-redes, uma relação fortalecida nos dois anos que estiveram no Ajax. Quando deixou os Países Baixos para se mudar para Lisboa, o extremo chegou a aconselhar a contratação do agora capitão do Vitória.
Nesse mesmo verão, o Torino também quis contratá-lo. Além de bem documentado, o diretor-desportivo do clube italiano esteve em Guimarães no dia 19 de março de 2022 a assistir ao jogo com o Sporting.
Apesar da derrota, por 3-1, o dirigente ficou convencido. A atuação de gala impulsionou o clube de Turim a fazer uma abordagem para tentar a sua contratação, mas a SAD recusou. O filho agradeceu...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...