14 setembro 2023

Benfica tem Ezequiel Fernández e Redondo na mira; "Se o Taremi é batoteiro, isso tanto vale para ele como para o Rafa ou para o Pote"; CD recusa erro no Caso Adán: "O recurso foi decidido antes do jogo"; Mulher de Veríssimo aponta o dedo a Schmidt: "Já estava a 100%, mas ele não rodava jogadores"

Se o diabo está nos detalhes, pode dizer-se que a ausência de Adán no dérbi com o Benfica, em maio último, é um processo recheado desses pormenores que, juntos, fazem toda a diferença.
É essa a leitura que resulta da posição do Conselho de Disciplina sobre a polémica que se arrasta, literalmente, há quatro meses e que conheceu esta terça-feira o seu mais recente capítulo, quando o Tribunal Arbitral do Desporto considerou nula a decisão do CD, que impediu o guarda-redes espanhol de jogar o dérbi. O TAD entendeu que foi cometido um pecado original que viciou os passos seguintes: ao contrário do que a Lei e os regulamentos determinam, o jogador do Sporting não viu respeitado o seu direito à defesa em audiência prévia, antes portanto da publicação do mapa de castigos sumários, porque a sua pronúncia não chegou sequer a ser analisada e foi parar a uma caixa de spam.
E é aqui, justamente, que reside um dos tais detalhes que o CD faz questão de esclarecer, ao jornal Record: a defesa de Adán que caiu diretamente na pasta do spam, nesse primeiro momento , foi enviada por um advogado do Sporting, Amândio Novais, para o endereço de correio eletrónico da... CID – Comissão de Instrução Disciplinar da FPF – e não do Conselho de Disciplina, que se demarca de qualquer erro. "Ao contrário do que se vem afirmando, essa audiência prévia não foi enviada para o e-mail do Conselho de Disciplina nem foi utilizado o formulário disponível no sítio da internet da FPF para o exercício do direito de defesa pelos clubes e agentes desportivos, tendo sido, isso sim, enviada para o endereço de correio eletrónico da CID", refere o órgão presidido por Cláudia Santos, num esclarecimento que pode ler na íntegra em rodapé. O Conselho de Disciplina haveria de ser chamado a intervir, sim, mas apenas quando, após a publicação dos castigos sumários, o Sporting recorreu para o Pleno do CD. Que, 48h depois, manteve a suspensão, levando o caso para o TAD.
Por muito que o TAD tenha declarado a nulidade e invalidade "dos atos praticados após a apresentação da defesa" de Adán, acrescentando que o processo deveria "ser devolvido" à FPF, as consequências práticas de tudo isto poderão, também elas, revelar-se nulas. Na verdade, segundo o Record apurou, o processo não será reaberto na FPF, na medida em que é considerado um caso julgado desportivo e o Conselho de Disciplina não se tem cansado de sublinhar que, com ou sem audiência prévia no spam, a deliberação seria sempre a mesma, a de manter o castigo de 1 jogo a Adán, com base no princípio da autoridade do árbitro. O que o TAD avaliou foi a questão processual.
Antes do pecado original na justiça desportiva, há detalhes interessantes desta polémica com Adán que vale a pena recordar. Desde logo, a origem da sequência de recursos, comunicados e esclarecimentos, que foi, como se sabe, a expulsão do guarda-redes, a 13 de maio, frente ao Marítimo, depois de ver dois amarelos que, de facto, o impediram de defrontar o Benfica, uma semana depois. Ora, antes de tentar a impugnação administrativa (por violação do direito de defesa em audiência prévia), o Sporting contestou o primeiro desses cartões que o árbitro Tiago Martins atribuiu, no seu relatório, a um empurrão de Adán a Riascos. O problema é que foi Adán a cair empurrado por Riascos, como provam imagens exclusivas de Record à data. O que começa torto...

ESCLARECIMENTO DO CONSELHO DE DISCIPLINA DA FPF

Na capa da sua edição de 13 de setembro de 2023, o jornal Record, a propósito do denominado ‘caso Adán’, informa, em título, que "Conselho de Disciplina admite erro (…)". Afirmação que o CD repudia:

1. O Conselho de Disciplina, quando sancionou o jogador Adán com 1 jogo de suspensão na sequência da sua expulsão no jogo anterior por acumulação de cartões amarelos, não conhecia nem podia conhecer a audiência prévia apresentada pelo jogador. Ao contrário do que se vem afirmando, essa audiência prévia não foi enviada para o e-mail do Conselho de Disciplina nem foi utilizado o formulário disponível no sítio da internet da FPF para o exercício do direito de defesa pelos clubes e agentes desportivos, tendo sido, isso sim, enviada para o endereço de correio eletrónico da CID.

2. Como se dá por provado no Acórdão do TAD, "a defesa em causa foi remetida através do endereço apnovais@sporting.pt e remetida para o endereço cid@fpf.pt". Como se dá por provado no Acórdão do TAD, como resultado das diligências de prova que o próprio Conselho de Disciplina, por sua iniciativa, determinou em sede de recurso, "a decisão proferida pelo Conselho de Disciplina não teve em consideração a defesa apresentada pelo Demandante por o sistema informático ter classificado como spam o e-mail através do qual a mesma foi apresentada". Ou seja: aquando da publicação do mapa de castigos, o Conselho de Disciplina não conhecia, nem podia conhecer, a audiência prévia apresentada pelo jogador.

3. Todavia, depois de o jogador ter sido sancionado com 1 jogo de suspensão, foi interposto recurso para o Conselho de Disciplina através de e-mail enviado, agora sim, para o endereço de correio eletrónico do CD.

4. O Conselho de Disciplina, quando decidiu o recurso interposto pelo jogador da sanção de suspensão aplicada em processo sumário, valorando toda a defesa apresentada, decidiu manter a sua decisão, tendo nomeadamente em conta que ainda que o Conselho de Disciplina pudesse ter conhecido e apreciado os fundamentos alegados no exercício do direito à audiência prévia pelo Recorrente, tal não alteraria a decisão proferida, em processo sumário, face à sua manifesta improcedência. Tendo presente aqueles que foram os fundamentos de facto apresentados em sede de audiência prévia, é possível concluir, sem margem para dúvidas, em face da sedimentada jurisprudência de validação da field of play doctrine, que essa pronúncia / intervenção no procedimento não teria provocado qualquer reponderação da situação por parte da Formação Restrita, não se mostrando, portanto, apta a influir na decisão final.

5. O recurso foi decidido antes do jogo, num sábado, menos de 48h após a sua apresentação, e a tempo de o jogador poder interpor providência cautelar para o TAD. Essa providência cautelar foi interposta, mas não foi decidida pelo TAD antes do jogo, facto que é totalmente alheio ao Conselho de Disciplina e à Federação Portuguesa de Futebol.

"Se o Taremi é batoteiro, isso tanto vale para ele como para o Rafa ou para o Pote". Vítor Murta, presidente do Boavista, no Podcast Axadrezado, plataforma de divulgação de assuntos relacionados com o clube, comentou o 'caso Taremi' e foi muito direto: "Se o Taremi é batoteiro em atirar-se para o chão, é batoteiro, mas isso tanto vale para ele como para o Rafa ou para o Pote. Quero lá saber do FC Porto ou do Benfica. Tenho até uma relação de proximidade maior com outros presidentes do que com Pinto da Costa, o que é natural fruto da idade. Pinto da Costa ganhou o que ganhou, mas o maior presidente de sempre [do futebol português] é o major Valentim Loureiro. Dava cada tareia ao Pinto da Costa e ao Pimenta Machado...", diz.

Mulher de Veríssimo aponta o dedo a Schmidt: "Já estava a 100%, mas ele não rodava jogadores". O dia 7 de novembro de 2021 nunca será apagado da vida de Lucas Veríssimo. Num Benfica-Sp. Braga, para a I Liga, o central contraiu uma grave lesão, terminando por ser operado e ficando um ano sem jogar na equipa principal. O brasileiro acabou mesmo por falhar o Mundial'2022.
"Todos os que estavam no camarote e viram na televisão começaram a olhar-me e a dizer que sentiam muito. Na hora em que eu revi o lance, desabei. O pessoal do Benfica veio apoiar-me, levaram-me até ele e foi um momento de muita tristeza e dor. Eu chorava todos os dias vendo-o naquele estado, parecia o fim. Nunca mais usei a roupa desse jogo", relatou a mulher do jogo, Amanda Farias, em entrevista ao portal UOL Esporte.
"Ver de perto que o seu marido já está a 100 por cento, já deixou de ir ao Mundial por falta de oportunidade de entrar em campo e que o técnico [Roger Schmidt] não fazia rotatividade de jogadores... Acaba por ser desanimador", acrescentou. O brasileiro encontra-se agora cedido por empréstimo ao Corinthians.
"Desistir nunca foi opção. Ele tem um psicológico muito bom, sabia que a dor ia sempre estar lá, que tem de conviver com a dor. Ele já jogou até com o dedo partido. Fazia uma ‘gambiarra’ lá em casa antes de colocar a chuteira. A dor sempre fez parte da vida dele", rematou.

Benfica tem Ezequiel Fernández e Redondo na mira. O Benfica está muito atento ao mercado argentino e, sobretudo, aos médios que têm sido "produzidos" nos tempos mais recentes. Ezequiel Fernández e Federico Redondo são duas dessas promessas - entre várias que estão sob avaliação - que, segundo apurou o jornal O Jogo, estão debaixo de olho dos encarnados para o preenchimento do meio-campo defensivo, numa incursão de mercado que até pode acontecer já em janeiro, quando reabrir o mercado de transferências.
Depois da experiência, avaliada pelas águias como muito positiva, tanto desportiva como financeiramente, com a transferência de Enzo Fernández, agora ao serviço do Chelsea - a troco de 121 milhões de euros -, os encarnados apontam à contratação de mais um médio da mesma proveniência, dependendo o momento da aquisição da capacidade de investimento nessa janela e da possibilidade de ter de compensar um provável ataque renovado a Florentino.
O mercado de janeiro é propício a contratações na Argentina por coincidir com o final da temporada nesse país, mas esta vantagem pode ser intensificada pelo "fator" Florentino. Como referiu o presidente do Benfica este mês, a saída de Gonçalo Ramos para o PSG evitou a venda de vários jovens, tendo Rui Costa revelado, entre outros nomes, Florentino. O jogador de 24 anos está na lista de Barcelona, Bayern e de clubes ingleses, como Nottingham Foreste e Fulham, pelo que pode ser alvo de proposta que, na Luz, pode ser vista nessa altura como irrecusável. Estas duas razões apontam para a contratação de um dos jogadores que os encarnados estão a avaliar na Argentina.
Ezequiel Fernández, médio de 21 anos do Boca Juniors, é um deles e ainda ontem foi apontado às águias por um portal espanhol, que também coloca o titular indiscutível dos xeneizes na mira do Sevilha, por valores a rondar os oito milhões de euros que, segundo o diário, poderão ascender, em janeiro, a montantes próximos dos 12 milhões. Acima disso poderá custar Federico Redondo, grande figura do meio-campo do Argentinos Juniors, com a "agravante" de o jogador de 20 anos estar já a ser apontado ao Real Madrid, antigo clube do pai, o histórico Fernando Redondo.

11 comentários:

  1. Ó Murta.. comparar esse putriqueiro simulador tanto com o Rafa como com o Pote é simplesmente do caralho! A tua honestidade intelectual é como peidos ao vento!

    ResponderEliminar
  2. o murta anda a lamber as botas , ele quer emprego nas antas

    ResponderEliminar
  3. o valentim a roubar batatas em luanda também era otimo

    ResponderEliminar
  4. Lagartedo megalocéfalo!
    Arranjam sempre algum pintelho para perpectuarem o estafado filme da vitimização. A 20/05/2023, véspera do Sporting-Benfica, onde o futuro campeão nacional virtualmente garantiu o titulo, a saparia tentava a todo transe criar um facto extrafutebol que lhe desse vantagem no derbi. Dois anos antes, numa chico-espertice parecida, com recurso ao TAD, conseguiram que Palhinha jogasse contra o Benfica, e até ao fim do campeonato, sem cumprir castigo após a amostragem do 5º amarelo, que depois, nem com o 6º e o 7º cartão foi cumprido, daí retirando óbvias vantagens sobre toda a concorrência. O pandémico titulo nacional teve muito disto, da vontade das forças paranormais de impedirem Vagandas de ser corrido do Sporting a toda a brida. Adiante. Adán viu, na época passada, um duplo cartão amarelo que o impediu de jogar contra o Benfica (sempre o Benfica no horizonte da saparia). Insatisfeitos, os sapos puseram a eficaz máquina de propaganda a funcionar, tentando mais uma manobra dilatória como a que lhe permitiu usar Palinha eternamente. O expediente, desta vez, foi enviar um e-mail com a defesa do jogador não utilizando a plataforma habitual para apresentação do recurso junto da FPF, cagando para a verificação da recepção do e-mail (que acabou na caixa de 'spam') por parte do Conselho de Disciplina.
    Sem grandes dramas, há que reconhecer, Rúben Amorim garantiu na véspera do derbi que, mesmo com uma eventual despenalização de Adán, Franco Israel seria o titular frente ao Benfica. Quatro meses depois, em mais uma polémica estéril daquelas que o rolha Proença, o Maqueiro Vagandas e o Pinto da fruta acham que eleva o nome da liga além fronteiras, chega essa notícia 'bombástica' que o TAD anulou a decisão conselho de disciplina que impediu Adán de jogar por causa do recurso que - por culpa dos sapos que não utilizaram os meios indicados para o fazerem - foi parar à caixa de SPAM! E pronto, num ápice o lagartedo abicha mais um belo campeonato para acrescentar aos quatro do Peyroteo que o brunalgas contabilizou, de uma só penada, no seu currículo e no museu da saparia!
    Também por 'lapso' (incompetência que no mundo lagartedo megalocéfalo é sempre culpa do Benfica) mas agora em prejuízo próprio, Vagandas, que detesta o seu antecessor - a quem tudo fez para lhe manter os patins bem oleados - mas não teve pejo em concordar e mandar pintar no autocarro os quatro titalos Peyroteo, viu serem-lhe surripiados 17 mil euros do merecido salário. O reconhecimento do erro (os salários dos restantes administradores executivos da lagartos SAD também foram mal calculados) consta de um comunicado enviado pelos sapos - agora pelos meios habituais não fosse morrer na caixa de SPAM - à CMVM onde o Sporting explica a negligência, chamemos-lhe assim, dos serviços de excelência dos batráquios. Entretanto, o presidente da Comissão de Acionistas e da Mesa da Assembleia Geral, Bernardo (Diniz) de Ayala - chiquérrimo lagarto que encarna na perfeição o sangue azul da saparia - garantiu que "a política de remunerações do Sporting é extraordinariamente transparente" o que, como na gestão dos cartões amarelos, ninguém de boa fé se atreverá a duvidar, deixando a certeza que o Maqueiro será aumentado na justa medida do que antes terá ficado contratualizado.
    Vagandas, obviamente que verá o pilim depositado na sua conta mas as contas, como se constata, é que não querem nada com os sapos. Nem nos cartões amarelos do Palhinha, nem nos exibidos a Adán e muito menos nos quatro titalos Peyroteo do brunalgas que o diligente Maqueiro - apesar de nas contas oficiais da federação não contarem para nada - mandou pintar nas paredes do alvalixo e no autocarro dos sapos! Salve-se ao menos, e isso é certo, o reacerto do pilim e o garantido aumento do salário do batráquio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. À parte da saparia, que hoje já gastei cera demais com tão fracos defuntos, desenvolvi uma, vá lá, duas, teorias para a saída do treinador do Luxemburgo que, perto dos 90 minutos, abandonou rapidamente o relvado para voltar pouco depois francamente aliviado. A primeira é que o Luc Holtz (explicaria mais tarde a urgente vontade de urinar que não o deixava descansar) farto de olhar para os RTPeiros que não se cansaram de o gozar saiu para cagar, não fosse perder as estribeiras com os seus execráveis comentários. Vou mais pelo cocó (aposto como evacuou um Otávio) do que no xixi, depois de olhar para o seu rosto de satisfação no regresso ao relvado. A outra é que o bom do Luc Holtz, quando constatou que o cronometro estava a chegar aos 90 minutos, entrou em pânico ao lembrar-se dos 23 acrescentados no foculporto-Arouca, com medo de perder o avião de regresso. Terá regressado ao relvado depois de convencido que, com 3 minutos, as contas ficariam bem saldadas. Pela sua cara de aliviado acabo sempre por concluir que saiu para fazer um belo Otávio.

      "Os leões pretendem um desconto (perdão de dívida) maior do que os 70% de há quatro anos".
      E é isto. Recorde-se que fomos todos nós, contribuintes, a pagar ao Novo Banco para não cair.
      Quo vadis, Portugal?

      E intitulam-se estes gajos de paladinos da verdade desportiva. Tenham vergonha na cara.
      Numa altura que o governo se vê obrigado a legislar para conter o aumento das rendas, em que o cabaz alimentar está cada vez mais caro, estes tipos têm a distinta lata de vir pressionar a banca com estas tretas. Estão à espera de quê para acabar com esta bandalheira? Quem não tem dinheiro, não tem vícios!
      gostava de saber porque nenhum telejornal fala disto...entao o sporting nao tem dinheiro e comprou o GYOKERES por 20 milhões de euros??? mas o k e isto....E NINGUEM FAZ NADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ISTO E CONCORRENCIA DESLEALLLLLLLLLLL
      Errados, estão os que cumprem com as dividas aos bancos.
      Esse clube já devia ter fechado as portas.
      E o Benfica calado...nós podemos por aqui tudo e ninguém ouve...ou o Benfica faz barulho para se notar este escandalo ou nao vale a pena
      Esta é mais uma que moraliza e muito o futebol nacional e os contribuintes esfolados
      E o vulgar cidadão fodidinho para pagar o empréstimo da casa ao Banco, para educar os filhos ou pôr comida na mesa. Facínoras!

      Eliminar
    2. Está bem informado, parabéns. Se encontrar por aí uns milhões sem dono transfira para o seguinte NIB - 0035 0281 0002 1547 1204 7

      Eliminar
    3. Se achas que é tudo como dizes!!!! Então vai onde de direito e faz barulho...ralha, barafusta, pergunta também quem deu o dinheiro para o Benfica se levantar depois da era vale e Azevedo, quem levou a maior comparticipação do estado para fazer o Estádio...Acredito tanto nas tuas palavras, como tu acreditas nas de Rui Pinto! Eu acredito mais nas de Rui Pinto e olha ele vasculhou os mails de todos, mas caramba só encontrou coisas menos sérias no Benfica! Ainda bem que falas-te em LFV, é precisamente por isso que devias ter vergonha na cara! Mas isso não tens, nem tu, nem quem governou o Benfica durante anos, por isso se encontram cheios de processos! Quando não se aguenta uma saraivada de água tão grande, geralmente sacode-se a água do capote para os outros!

      Eliminar
  5. Taremi é batoteiro e ponto final! A ficha vamos ver quem a desligou?!!!! O Toque em Gonçalo Borges, não há ninguém que possa dizer que é penalti! O futebol em Portugal está entregue a pessoas com passados clubísticos e na hora de decidir, não decidem com a profissão, mas sim com o coração! Houve um jogador que á bem pouco tempo disse que o futebol estava doente...não é pelas razões por ele evocadas, mas que está doente está... mas por outras razões!

    ResponderEliminar
  6. O SLB PAGA E
    OS OUTROS DAVAM PERDÕES
    eheheh E O NANCO É O MESMO!!!???!!!
    Benfica suspende conta no Novo Banco dos tempos de Luís Filipe Vieira
    'Correio da Manhã' avança que SAD paga 17 milhões de euros para liquidar linha de crédito que tinha sido renegociada em 2017

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O SLB PAGA E
      OS OUTROS sacamPERDÕES
      eheheh E O banco É O MESMO!!!???!!!
      Benfica suspende conta no Novo Banco dos tempos de Luís Filipe Vieira
      'Correio da Manhã' avança que SAD paga 17 milhões de euros para liquidar linha de crédito que tinha sido renegociada em 2017

      Eliminar
    2. Já vimos o Boavista ser liderado por gatunos que ofereciam microondas ao 'zé povinho' para ganhar eleições em Gondomar. Agora vemos o clube ser dirigido por um néscio que, para além de não conseguir assegurar o pagamento dos salários dos seus jogadores, ainda consegue a proeza de comparar 4 anos de Taremi e vinte (20) penáltis conquistados em Portugal, com Pote e Rafa, que juntos não têm 10 penáltis num total de catorze (14) anos de carreira em Portugal.

      Seria sensato alguém informar este indivíduo de que, quando surgirem novas "faturas" a pagar, será ele a ir parar novamente à 2.ª Liga.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...