O novo modelo do Mundial de Clubes arranca em 2025 e há duas equipas portuguesas com fortes possibilidades de poderem marcar presença na competição: Benfica e FC Porto. A prova será disputada entre 32 equipas e existem já algumas vagas reservadas, mas ainda muitas por preencher. Os critérios são apertados para fazer parte desta lista restrita e quem lá chegar irá encaixar, automaticamente, 28,3 milhões de euros. Mas se a seleção fosse efetuada hoje, os dois clubes portugueses marcavam presença na prova.
Os vencedores da Liga dos Campeões ou da Libertadores entre 2021 e 2024 terão passaporte direto para a competição. Aliás, Real Madrid, Chelsea, Flamengo e Palmeiras já têm o acesso reservado à primeira edição do novo modelo da competição. As confederações africana, asiática e da América Central e do Norte terão direito a quatro vagas cada, sendo apurados os campeões das quatro edições anteriores da principal competição de clubes da respetiva confederação ou, em caso de repetição do título, o clube com melhor ranking. A Oceania coloca uma equipa na prova e ficam a sobrar oito vagas para clubes da UEFA e mais duas para a CONMEBOL.
É certo que até 2025, tanto águias como dragões poderão conquistar a Liga dos Campeões, mas é nestas vagas extra Champions que crescem as aspirações dos clubes portugueses de poderem entrar no Mundial de Clubes. Aliás, se a seleção fosse hoje, Benfica e FC Porto estariam entre as melhores equipas do mundo, escreve o Record. É que a entrada irá fazer-se pelo ranking dos clubes nas respetivas organizações desportivas.
Nesta altura, é impossível saber qual o lugar que os dois clubes irão ocupar quando se fizer a seleção de quem irá ao Mundial de Clubes, mas pode-se dizer há boas razões para águias e dragões ambicionarem lá chegar. Tendo em conta a média desde a temporada 2020/21, aquela em que será contabilizado o ranking, o clube da Luz ocupa o 10.º lugar dos clubes melhor cotados da UEFA, enquanto os FC Porto está na 12.ª posição. Mas é preciso referir que à frente dos portugueses estão Real Madrid e Chelsea, equipas que já garantiram a presença no Mundial de Clubes. Além disso, cada país só poderá levar dois clubes - excepto se três ou mais conquistarem a Liga dos Campeões. Desta forma, se a escolha dos clubes ocorresse agora, as águias e dragões, que estão em 10.º e 12.º lugar do ranking, respetivamente voavam diretas para a competição.
Os dragões estão numa posição mais volátil, mas, mesmo assim, num dos lugares elegíveis, sobretudo se nos próximos anos não for o Chelsea ou o Real Madrid a vencer a Liga dos Campeões, mas sim um dos outros clubes que estão à frente dos azuis no ranking europeu. É que quantos mais clubes conquistarem o lugar na prova pela via da principal competição de clubes da Europa, mais possibilidades terão os portugueses de lá poder chegar.
À frente do Benfica estão, além de Chelsea a Real Madrid, o Man. City, o Bayern Munique, Liverpool, Villarreal, PSG, Man. United e Roma. O FC Porto tem ainda o Leipzig melhor posicionado no ranking a contar a partir da época 2020/21.
Refira-se que depois do Benfica e do FC Porto, o Sp. Braga é a equipa portuguesa melhor classificada no ranking, mas na 35.ª posição, o que torna a presença no Mundial de Clubes uma miragem.
José Fernando Rio:
ResponderEliminar«Sérgio Conceição é que segura Pinto da Costa»
Antigo candidato à presidência do FC Porto
apontou o dedo à administração da SAD do clube
no programa 'Bola Branca' da Renascença
POIS EU NÃO CONCORDO
PORQUE QUEM SEGURA AQUILO TUDO
É O FONTANELAS
E w52 tambem
EliminarE o bombo também!
EliminarE o salão de festas também conta.
ResponderEliminar