15 março 2023

28,3M€. Benfica e FC Porto bem colocados para receber prémio milionário

O novo modelo do Mundial de Clubes arranca em 2025 e há duas equipas portuguesas com fortes possibilidades de poderem marcar presença na competição: Benfica e FC Porto. A prova será disputada entre 32 equipas e existem já algumas vagas reservadas, mas ainda muitas por preencher. Os critérios são apertados para fazer parte desta lista restrita e quem lá chegar irá encaixar, automaticamente, 28,3 milhões de euros. Mas se a seleção fosse efetuada hoje, os dois clubes portugueses marcavam presença na prova.
Os vencedores da Liga dos Campeões ou da Libertadores entre 2021 e 2024 terão passaporte direto para a competição. Aliás, Real Madrid, Chelsea, Flamengo e Palmeiras já têm o acesso reservado à primeira edição do novo modelo da competição. As confederações africana, asiática e da América Central e do Norte terão direito a quatro vagas cada, sendo apurados os campeões das quatro edições anteriores da principal competição de clubes da respetiva confederação ou, em caso de repetição do título, o clube com melhor ranking. A Oceania coloca uma equipa na prova e ficam a sobrar oito vagas para clubes da UEFA e mais duas para a CONMEBOL.
É certo que até 2025, tanto águias como dragões poderão conquistar a Liga dos Campeões, mas é nestas vagas extra Champions que crescem as aspirações dos clubes portugueses de poderem entrar no Mundial de Clubes. Aliás, se a seleção fosse hoje, Benfica e FC Porto estariam entre as melhores equipas do mundo, escreve o Record. É que a entrada irá fazer-se pelo ranking dos clubes nas respetivas organizações desportivas.
Nesta altura, é impossível saber qual o lugar que os dois clubes irão ocupar quando se fizer a seleção de quem irá ao Mundial de Clubes, mas pode-se dizer há boas razões para águias e dragões ambicionarem lá chegar. Tendo em conta a média desde a temporada 2020/21, aquela em que será contabilizado o ranking, o clube da Luz ocupa o 10.º lugar dos clubes melhor cotados da UEFA, enquanto os FC Porto está na 12.ª posição. Mas é preciso referir que à frente dos portugueses estão Real Madrid e Chelsea, equipas que já garantiram a presença no Mundial de Clubes. Além disso, cada país só poderá levar dois clubes - excepto se três ou mais conquistarem a Liga dos Campeões. Desta forma, se a escolha dos clubes ocorresse agora, as águias e dragões, que estão em 10.º e 12.º lugar do ranking, respetivamente voavam diretas para a competição.
Os dragões estão numa posição mais volátil, mas, mesmo assim, num dos lugares elegíveis, sobretudo se nos próximos anos não for o Chelsea ou o Real Madrid a vencer a Liga dos Campeões, mas sim um dos outros clubes que estão à frente dos azuis no ranking europeu. É que quantos mais clubes conquistarem o lugar na prova pela via da principal competição de clubes da Europa, mais possibilidades terão os portugueses de lá poder chegar.
À frente do Benfica estão, além de Chelsea a Real Madrid, o Man. City, o Bayern Munique, Liverpool, Villarreal, PSG, Man. United e Roma. O FC Porto tem ainda o Leipzig melhor posicionado no ranking a contar a partir da época 2020/21.
Refira-se que depois do Benfica e do FC Porto, o Sp. Braga é a equipa portuguesa melhor classificada no ranking, mas na 35.ª posição, o que torna a presença no Mundial de Clubes uma miragem.

4 comentários:

  1. José Fernando Rio:
    «Sérgio Conceição é que segura Pinto da Costa»

    Antigo candidato à presidência do FC Porto
    apontou o dedo à administração da SAD do clube
    no programa 'Bola Branca' da Renascença

    POIS EU NÃO CONCORDO
    PORQUE QUEM SEGURA AQUILO TUDO
    É O FONTANELAS

    ResponderEliminar
  2. E o salão de festas também conta.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...