14 fevereiro 2023

Bastou menos de um mês para Chermiti igualar números de Paulinho; FC Porto com a melhor série da Europa

Bastou menos de um mês para se sentir o impacto de Chermiti no Sporting, que no clássico marcou pelo segundo jogo seguido, não obstante o momento de menor fulgor que a equipa atravessa. Após a estreia oficial pelo plantel principal, no dérbi com o Benfica (2-2), a 15 de janeiro, o avançado de 18 anos já conseguiu, no espaço de 5 jogos, ser tão influente na participação em golos esta época quanto o seu maior concorrente, Paulinho.Com efeito, e como detalham os dados recolhidos pela Goalpoint, o açoriano já marcou o mesmo número de golos (2, frente ao Rio Ave e FC Porto) e fez tantas assistências (1, contra o Sp. Braga) do que o camisola 20 em jogos do campeonato, com a particularidade de o ter conseguido em menos jogos e menos de metade dos minutos. Ainda que partilhem a mesma posição – no clássico até atuaram juntos, a partir do momento em que Paulinho saltou do banco para substituir Trincão – a estatística diz-nos, também, que Chermiti está mais vocacionado para jogar na área, dado que remata mais e tem melhor aproveitamento, porém regista menor preponderância no jogo associativo e no aspecto defensivo.
Na derrota contra o FC Porto, onde manteve a confiança de Rúben Amorim para ser titular apesar da disponibilidade de Paulinho, o avançado formado em Alcochete foi o leão que mais rematou (4, em igualdade com Edwards), que mais vezes acertou na baliza adversária (2), com mais golos esperados (0,95) e que mais faltas sofreu (2)... e cometeu (4). Teve no golo, aos 90’+7, a sua recompensa.


FC Porto com a melhor série da Europa. O FC Porto tem conseguido resistir às agruras do calendário e à praga de lesões que se abateu sobre o plantel, mantendo-se no trilho das vitórias em todas as provas. Desde o empate com o Casa Pia, no início de janeiro, a equipa de Sérgio Conceição engatou uma série de nove triunfos seguidos, que, neste momento, é a mais prolongada das principais ligas europeias, superando as oito vitórias consecutivas do Barcelona e as seis de Borussia Dortmund e Union Berlim.
Nas últimas nove partidas, os portistas venceram cinco vezes no campeonato (Famalicão, V. Guimarães, Marítimo, Vizela e Sporting), duas na Taça de Portugal (Arouca e Académico
de Viseu) e mais duas na final four da Taça da Liga (Viseu e Sporting), o que, neste caso, lhes valeu a inédita conquista do troféu. Durante este período, os dragões marcaram 22 golos e sofreram apenas dois, um dos quais mesmo nos instantes finais do clássico de anteontem em Alvalade.
A série atual já é a quarta melhor do FC Porto com Conceição ao leme, só atrás dos 10 triunfos seguidos de 2017/18 e de 2020/21 e dos 18 consecutivos registados na época de 2018/19. Para chegar ao segundo lugar desta lista de sequências vitoriosas, a equipa azul e branca tem de ganhar no sábado à noite ao Rio Ave, no Dragão, mas para igualar o melhor registo com o atual treinador o caminho ainda é muito longo: para chegar às 18 vitórias seguidas, os
portistas teriam de ganhar nas próximas semanas a Rio Ave, Inter de Milão (duas vezes), Gil Vicente, Chaves, Estoril, Braga, Portimonense e Benfica.

3 comentários:

  1. ALMA DE CÔRNO
    Alma de côrno – isto é, dura como isso;

    Cara que nem servia para rabo;

    Idéas e intenções taes que o diabo

    As recusou a ter a seu serviço –



    Ó lama feita vida! ó trampa em viço!

    Se é p’ra ti todo o insulto cheira a gabo

    – Ó do Hindustão da sordidez nababo!

    Universal e essencial enguiço!



    De ti se suja a imaginação

    Ao querer descrever-te em verso. Tu

    Fazes dôr de barriga á inspiração.



    Quér faças bem ou mal, hyper-sabujo,

    Tu fazes sempre mal. És como um cú,

    Que ainda que esteja limpo é sempre sujo.

    Fernando Pessoa

    ResponderEliminar
  2. A MELHOR SÉRIE É DOS PRETOS DO FONTANELAS

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...