14 fevereiro 2023

Sporting arrasado: "É uma desgraça"; Figo aposta em Chermiti: "Dará muitas alegrias ao Sporting"; Pinto da Costa: "Trabalhamos para ver os nossos inimigos cada vez mais desesperados"

A edição de fevereiro da revista Dragões conheceu a luz do dia esta terça-feira e está direcionada para a recente conquista da Allianz Cup, que permite ao FC Porto ser, de momento, o vencedor dos quatro principais troféus do futebol português. E foi precisamente sobre esse facto que Pinto da Costa se debruçou no editorial da publicação portista.
"Neste momento, somos campeões de tudo o que há para ganhar em Portugal, mas ainda não estamos satisfeitos. Queremos mais. Queremos tudo outra vez. Sei que vamos lutar por isso até ao fim e, como não acredito na imprensa de Lisboa, acredito que temos todas as condições para continuar a ter sucesso", escreveu Pinto da Costa, em jeito de remate.Antes, contudo, já tinha analisado a presente época em particular. "Fevereiro não é tempo de balanços, mas se fizermos uma análise do que tem sido o desempenho do FC Porto esta época os factos são cristalinos: ganhou a Supertaça e a Taça da Liga, as únicas duas competições que podia ter ganho até agora; está na luta pelas duas provas nacionais que ainda estão em curso; atingiu o objetivo de ultrapassar a fase de grupos da Liga dos Campeões num brilhante primeiro lugar do grupo. Além disso, pelo meio, apresentou um relatório e contas com resultados muito positivos", regozijou-se o presidente dos dragões, disparando, depois, ao seu estilo.
"Já sabemos que é normal que haja uma diferença grande entre o que diz a imprensa de Lisboa sobre o FC Porto e o que é efetivamente a realidade, mas poucas vezes terá havido um fosso tão profundo como agora. Qualquer pessoa mais distraída - que ouça os papagaios dos canais do costume ou que veja as capas de um jornal que, como disse o Sérgio Conceição, já é mais um funeral - poderá ficar com a sensação de que o futebol português é dominado por qualquer clube menos o FC Porto. É bom sinal", prosseguiu Pinto da Costa para concluir, por fim, com o caminho a seguir.
"Nesta casa trabalhamos, em primeiro lugar, para continuar a rechear o nosso museu e proporcionar alegrias aos nossos adeptos, que muito as merecem. Mas trabalhamos, também, para ver os que fazem questão de ser nossos inimigos cada vez mais desesperados na tentativa de mascarar as nossas conquistas e justificar o injustificável", assinalou.

Sporting arrasado: "É uma desgraça". Yannick Bolasie jogou no Sporting em 2019/20, por empréstimo do Everton, mas pelo que contou numa conversa no TikTok, não guarda boas recordações da passagem por Alvalade.
"Gostei da experiência dentro do campo, fora do campo foi uma desgraça. Os adeptos são calmos, mas tudo fora do campo é uma desgraça. A forma como o negócio se desenrola afeta-te. Vinha de Inglaterra onde tudo era normal, profissional, as coisas eram feitas, era pago a tempo e horas... Homens a perseguir homens...É um grande clube português e tem problemas até hoje."

"Chermiti? De certeza dará muitas alegrias ao Sporting". A opinião sobre o atleta que esteve em evidência no duelo de domingo com o FC Porto, que venceu no Estádio José Alvalade (2-1), foi dada após a assinatura do protocolo de cooperação entre a Fundação Luís Figo e a Universidade Egas Moniz School of Health and Scienc, no Monte de Caparica, em Almada.
"É mais um produto da grande formação que tem o clube. Cada jovem tem a sua etapa e os seus anos de evolução, por isso, é bom que com uma idade tão jovem já tenha essa experiência e oportunidade de jogar na primeira equipa. De certeza dará muitas alegrias ao Sporting", afirmou.
Sobre o desempenho do Sporting na presente temporada, o antigo atleta, de 50 anos, considera que a saída de jogadores para clubes com maiores recursos financeiros é inevitável.
"Este ano é mais difícil depois de o Sporting ter conseguido o título de campeão [em 2021]. É sempre complicado para um clube que forma [jogadores] competir com os grandes clubes na Europa. Acho que tem sido feito um bom trabalho em termos desportivos, conciliado com as necessidades financeiras. Por isso, temos de continuar a ser otimistas", disse.
Questionado sobre a forma como o presidente 'leonino', Frederico Varandas, tem gerido o clube, ao nível das saídas e entradas no plantel, Luís Figo reconhece a dificuldade que há em manter uma política equilibrada durante o processo.
"O mais difícil na vida é o maldito equilíbrio e o que acontece no desporto e no Sporting, penso eu, é que trabalha com as condições que tem, a matéria-prima e as necessidades financeiras", disse, frisando a importância da próxima eliminatória da Liga Europa com os dinamarqueses do Midtjylland. "É sempre importante continuar numa prova europeia, não só em termos de prestígio, como do ponto de vista financeiro".
Sobre o que pode o treinador espanhol Roberto Martínez, escolhido para suceder a Fernando Santos no cargo de selecionador nacional de futebol, trazer a Portugal, o antigo capitão da seleção é perentório.
"Esperemos que nos dê muitas alegrias. Fez um bom trabalho na Bélgica, desejo-lhe as maiores felicidades e que se consiga integrar e adaptar à cultura portuguesa, aos jogadores, seleção e ao nosso país. Como acérrimo adepto da nossa selecção, espero que tenha o maior êxito possível", disse.
O protocolo assinado entre a Fundação Luís Figo, de que é presidente, e a Universidade Egas Moniz School of Health and Science, tem como objetivo implementar medidas de promoção de hábitos de vida saudável em contexto escolar, no âmbito de um novo projeto da fundação para as áreas da saúde, educação e desporto, no estabelecimento de ensino, campus universitário.
"Hoje demos o primeiro passo, depois de muitas conversas com a Universidade Egas Moniz, para começarmos um projeto conjunto em que, na segunda parte, espero, possamos assinar um protocolo com o Ministério da Educação e da Saúde, se for possível, na luta contra a obesidade infantil", vincou na ocasião, em que teve ao seu lado José João Mendes, presidente da direção da Universidade Egas Moniz.

1 comentário:

  1. Mais desesperados?!?!?! Lololol.. muito bom! Esta múmia caquética já mete dó! Vai mas é mudar a fralda bufas, já ninguém te passa cartucho!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...