10 fevereiro 2023

Apenas a ida à champions evita saída de mais estrelas em Alvalade; Benfica continua em jejum nas Taças; "Paulinho? Desde que seja legal e não haja outros métodos usados pelos nossos adversários"

O Sporting está numa corrida contra o tempo para tentar que Paulinho seja opção para o clássico contra o FC Porto, agendado para o próximo domingo, no Estádio de Alvalade, em Lisboa. O avançado está suspenso na sequência da expulsão diante dos azuis e brancos na Taça da Liga mas o departamento jurídico verde e branco acredita que o recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto poderá libertar o jogador para as opções do treinador Rúben Amorim.
Há poucas épocas atrás, a estrutura leonina avançou com idêntico procedimento, na altura em relação ao médio João Palhinha, que tinha visto um cartão amarelo que o deixaria de fora de um embate contra o Benfica. O Sporting ajudou o centrocampista a avançar com uma providência cautelar e nas horas que antecederam a partida na Luz foi dada autorização para que João Palhinha fosse a jogo.O treinador Rúben Amorim acabaria por não utilizar de início o jogador que, ainda assim, foi lançado no decorrer da partida, dado que a providência cautelar foi aceite.
Agora, em Alvalade, acredita-se que também o avançado Paulinho poderá ter autorização para ir a jogo diante do FC Porto, naquele que representa o último de três jogos de suspensão aplicados pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
O avançado foi expulso na final da Taça da Liga pelo árbitro João Pinheiro que no relatório mencionou alegados insultos proferidos pelo internacional português, situação que lhe valeu o castigo de três jogos, tendo Paulinho já cumprido dois desses encontros.
Paulo Andrade, antigo dirigente do Sporting, diz que se estivesse dentro da estrutura leonina apostaria em semelhante procedimento para tentar que Paulinho fosse a jogo no domingo frente ao FC Porto.
O ex-dirigente do clube de Alvalade diz que "faria o mesmo", até porque, referiu ainda, os adversários do clube de Alvalade já usaram "outros métodos".
"Se resultou com o Palhinha...", admitiu Paulo Andrade, sublinhando que "desde que seja legal" está de acordo. "Eu se estivesse lá, faria o mesmo", sustentou o antigo dirigente verde e branco, confiando que a estrutura tudo faça para que Rúben Amorim possa ter um leque de opções alargado.
"A Administração tem de fazer de tudo para permitir que o treinador, querendo ou não, utilize o jogador", comentou Paulo Andrade, que falava em declarações na CMTV, insistindo que espera que tudo seja feito dentro do que é "legal".
"Desde que seja um processo legal e não haja outros métodos que já foram utilizados por outras equipas, nomeadamente os nossos adversários...", salientou ainda Paulo Andrade, confiando também nas opções que o técnico tem disponíveis mesmo sem Paulinho.
"Depois caberá ao treinador metê-lo a jogar, mas com Chermiti em grande forma não sei como vai ser", relatou o antigo dirigente do clube de Alvalade.

O Benfica vai passar mais uma temporada em jejum no que toca às taças internas. Além da eliminação na Taça de Portugal, os encarnados já tinham saído de cena logo na fase de grupos na Allianz Cup e não celebram a conquista de uma taça desde que ganharam a Supertaça, em 2019, numa goleada por 5-0 frente ao Sporting, com Bruno Lage no comando técnico. Esse foi o último troféu conquistado pelos encarnados.
De resto, as águias não erguem a Taça de Portugal desde 2016/17, após o triunfo frente ao V. Guimarães, por 2-1. Desde então, chegaram duas vezes ao Jamor, em 2019/20 e 2020/21, mas tombaram diante de FC Porto (1-2) e Sp. Braga (0-2). Com as taças fora de órbita, resta o campeonato a nível interno. 

O apuramento para a Liga dos Campeões é a única forma de o Sporting não precisar de novo encaixe significativo no verão com a venda de jogadores. Sem os milhões da UEFA, escreve o CM, é praticamente impossível segurar todas as estrelas para a próxima temporada.
O clássico de domingo, em Alvalade, frente ao FC Porto, afigura-se como decisivo para as aspirações do Sporting no campeonato. Com o líder Benfica a 15 pontos de distância (embora as águias tenham mais um jogo disputado, precisamente o relativo à 20.a jornada), o título é uma miragem. Os leões estão, portanto, concentrados no acesso à Liga dos Campeões. Chegar ao 2.° lugar, o último que dá entrada direta na Liga dos Campeões, ainda é uma meta vista pelos dirigentes leoninos como possível de alcançar, enquanto o 3.° posto é o objetivo mínimo fixado.
Só que com o FC Porto a sete pontos de distância e o Sp. Braga a cinco, a margem para deslizes é menor a cada ronda que passa. Qualquer resultado que não a vitória no domingo pode atrasar ainda mais os verdes-e-brancos no 4.° posto, que implica falhar as pré-eliminatórias da próxima edição da Champions.
Em 2021/22, quando chegaram aos oitavos de final, os leões encaixaram 45,6 milhões de euros com a liga milionária. Esta época, apesar da eliminação no fim da fase de grupos, a receita foi de 35,1 milhões de euros. E este valor diz apenas respeito aos prémios pagos pela UEFA, sem contabilizar os direitos televisivos e a bilheteira.
A eventual perda dos milhões da Champions (sempre acima das três dezenas) terá que ser compensada com a chamada receita extraordinária, ou seja, venda de jogadores. A transação de Porro para o Tottenham já entra nas contas de 2023/24 (são 40M€ da venda a contabilizar a partir de julho, pois só os 5M€ do empréstimo são relativos a janeiro), o que criou a Rúben Amorim a expectativa de não perder mais craques.
Contudo, falhando a Liga dos Campeões, provavelmente a SAD terá de abrir mão de Gonçalo Inácio, Ugarte, Pote ou Edwards, os jogadores com mais mercado.

16 comentários:

  1. No contexto actual vale mais um segundo lugar do que vencer de enfiada a supertaça, a taça da liga e a taça de Portugal.
    E o número de troféus menores só interessa a quem quer vestir as calças do pai para parecer que é grande. Quem já é enorme, como o Benfica, tem de apontar a outras metas.
    Aqui, no futrabol de trafulhas, onde todos o puxam para baixo, já não tem mais por onde crescer. É como obrigar o Henrique Araújo a jogar na terceira liga. A internacionalização é o futuro. A superliga europeia tem de ser o maior objectivo do Benfica. E deixar esta gentalha toda a bater pívias sozinha.
    Otávio está no Brasil nas mãos do dr milagres. De uma penada, o grunho procura travar a queda de cabelo, a falta de tesão, as maleitas de 7 épocas movido a fruta, a baba de caracol e a placenta de burro...e as costelas da piça quebradas que nunca foram curadas.
    Ah, e o trolha Salvador é um escarro. Não quero mencionar mais o excremento mas faltava deixar isto bem claro.

    ResponderEliminar
  2. METRALHAS NA PEDREIRA - premeditação, desfaçatez e velhacaria

    O que aconteceu ontem na Pedreira, em Braga – um dos maiores ASSALTOS ao Sport Lisboa e Benfica, na história mais recente do seu futebol – veio confirmar aquilo que os Benfiquistas, ou melhor, a sua maioria sabe – o futebol em Portugal é uma GUERRA em que todos ou quase todos os clubes, combatem de todos os modos e feitios o SL Benfica, usando para isso as tácticas e os métodos mais rasteiros e criminosos, mais abjectos, mais anti-éticos que qualquer vulgar de Lineu possa imaginar.

    Na primeira linha de confrontos destacam-se o FCPorto, o SportingCP, o Sp. Braga e 90% da Comunicação Social, onde proliferam os profissionais mais desonestos, mais asquerrosos que o 4º Poder pariu nas décadas mais recentes.

    Desonestidade, provocações, apoucando e trazendo todas as especulações àcerca do Glorioso e das suas Gentes.

    A canalhice, ou melhor, a filha-da-putice grassa como uma peste incontrolável por tudo o que são TV’s, rádios, jornais em papel e on line. No comando destas “operações” situa-se o grupo Cofina – record à cabeça, CMTV, Correio da Manhã – depois o Expresso e várias publicações deste grupo, terminando num nunca mais acabar de uma lista de publicações alimentada por um bando de energúmenos que de jornalistas nada têm e que fazem da desonestidade intelectual a sua vergonhosa bandeira.

    Ontem, todo o Mundo assistiu a um ROUBO descarado, um ASSALTO. Uma acção premeditada em que a desfaçatez e a parcialidade de Fábio Melo como VAR foi o topo de uma prestação arbitral anti-Benfica escandalosa.

    Como é possível que Tiago Martins e Fábio Melo tenham sido nomeados respectivamente para árbitro e VAR num jogo já de si dificílimo para o SL Benfica depois dos seus históricos e passados tenebrosos de prejuízos escandalosos ao Glorioso?

    COMO?

    Fontelas Gomes e a sua pandilha arbitral são co-responsáveis por todo este despautério. A GUERRA contra o SLBenfica também passa por eles.

    Toda a prestação arbitral vergonhosa de Tiago Martins e seus auxiliares já foi mais do que dissecada. Mencionar mais estas exibições miseráveis com os lances ocorridos seria repetitivo. Todos sabem o que aconteceu, até os apitadeiros do Apito Dourado do jornal “O JOGO”.

    No entanto, também não quero deixar de denunciar a velhacaria baixa e nojenta do presidente do Sp. Braga. Desonestidade intelectual a rodos, oportunismo e uma expressão de ódio e fel ao Benfica.

    Tiago Martins, Fábio Melo e António Salvador, três nomes que acompanham a premeditação, a desfaçatez, a velhacaria.

    Contra esta GUERRA declarada, umas vezes em surdina outras à descarada, só há uma solução – ESMAGÁ-LOS. A estes e a todos aqueles que andam a desrespeitar constantemente o SLBenfica em todas as áreas.

    E ESMAGAR não é só vencer estes inimigos no campo. É dentro e fora dele. É TRATÁ-LOS “ABAIXO DE CÃES”.

    Quanto ao Sp. Braga, Salvador, treinador e jogadores, merecem-no mais do que ninguém, bem como os miseráveis e traumarizados “Barbosas da Cruz” e “Encarnações” desta vida e demais mabecos anti-Benfica.

    Portanto, para concluir, vincar claramente:

    - O SLBenfica, o seu presidente, os seus dirigentes, os seus sócios, os seus adeptos e simpatizantes, terão de incrementar fortemente a sua luta. E o combate passa por todos os locais e por todos aqueles que atentam contra o Glorioso sob as mais variadas formas.

    ESMAGUÊMO-LOS, CRLH!

    ResponderEliminar
  3. A ROUBALHEIRA de ontem na pedreira para empurrar o Benfica para fora da Taça de Portugal, juntamente com o que se tem visto nos jogos do foculporto, é demonstração clara que o Apito Dourado nunca acabou.
    Não fiquei admirado com o ESCÂNDALO que o Tiago 'Moedas'/Fábio Melo nos presenteou, porque há muito que, desesperadamente tentamos alertar para o trabalho árduo que, afincadamente o crime organizado tem feito nos bastidores, quer para terem os seus jogos controlados, quer para minar o Benfica nas provas inseridas.
    Como se tem visto, não eram teorias da conspiração......
    Após o jogo, tive o cuidado de fazer um zapping pelos rescaldos nos programas, e tomei nota do seguinte....
    A estratégia de comunicação anti Benfica, para a eliminação do Benfica é, a expulsão (justíssima) do Bah, e as opções do Schmidt.
    É nisso que tentam martelar, com um único objectivo... Apenas CAMUFLAR factos.
    Ponto acente, há uma cronologia dos factos, e o FACTO NÚMERO 1, é o penalty claro sobre o Guedes! É AQUI que está o momento crítico do jogo. Não é como querem fazer passar, que foi a expulsão do Bah. Não!
    Ao ser assinalado penalty, e convertido em golo, a história era diferente, e provavelmente poderia nem haver expulsão de nenhum jogador.
    Fosse a ordem cronológica dos factos, a expulsão do Bah em primeiro, e eu não estaria aqui a gastar tempo.
    Não podemos deixar que criem manobras de diversão ao apontarem ao Bah e às opções do Schmidt, a causa da eliminação do Benfica. Isso é ridículo! No contexto do que foi o jogo de ontem, é simplesmente ridículo!
    Mais, ouvi o Marco Pina (e será o argumento dragarto) que o lance em que o Racic pisa o pé do Aursnes (IMAGEM), que o amarelo é bem dado porque não coloca a integridade física do Aursnes em causa, e que só por isso é um lance diferente do do Bah.
    Nada mais falso....
    RECORDO os mais distraídos, que na época passada, no foculporto - Benfica, o Fábio Cardoso pisa o pé do DARWIN (IMAGEM), acabando o nosso jogador por te de sair, e ser suturado! (também não aconteceu nada ao foculportista)
    PORTANTO, não coloca a integridade física em causa, o meu PAU! Muita sorte teve o Aursnes...
    Gostei da intervenção do Presidente, mas meus caros... Já fomos eliminados de 2 competições. O crime organizado é quem tem sido o beneficiado das práticas ilícitas que pratica, dentro e fora de campo...
    Caro Presidente, mais um deslize nas armadilhas e perderemos o campeonato.
    Abram Se Faz Favor a PESTANA!

    ResponderEliminar
  4. 1. É UM ERRO DIZER-SE QUE REGRESSÁMOS AOS ANOS 90. MAS ALGUMA VEZ SAÍMOS DOS ANOS 90?
    Época após época, semana após semana, nunca saímos dos anos 90 desde os anos 90. Alguma dúvida? Preciso enumerar e identificar os casos?
    2. 11 CONTRA 11 ESTÁVAMOS A DOMINAR O BRAGA COM A MESMA FACILIDADE COM QUE DOMINÁMOS O AROUCA E O CASA PIA.
    Entraram então em ação, quando já se pressentia que o Benfica ia devolver ao Braga os três secos que ali encaixámos para a Liga, Tiago "Moedas" Martins e Fábio "VARgonhoso" Melo. Viraram o jogo do avesso como se de eficazes goleadores ao serviço do clube minhoto se tratassem.
    3. ABRE A PESTANA, BENFICA!
    Não se pode protestar apenas quando somos escandalosamente prejudicados. Não basta ser, e ser de longe, a melhor equipa da Liga. É preciso exigir e garantir a cada passo, a cada ultraje, por maior ou mais pequeno que seja, que a verdade desportiva prevalece.
    4. TODOS UNIDOS À VOLTA DA EQUIPA E DO TREINADOR, QUE SÃO O NOSSO ORGULHO. VAMOS BENFICA!!!

    ResponderEliminar
  5. NO BLOG INFLUENCIA ARBITRAL
    “”TIAGO MARTINS A DEMONSTRAR O PORQUE DO BENFICA NÃO CONQUISTAR NENHUM TROFÉU HÁ 3 ÉPOCAS: NAS CONDIÇÕES ARBITRAIS ATUAIS É IMPOSSÍVEL
    MAIS UMA ARBITRAGEM ESCANDALOSAMENTE TENDENCIOSA, QUE CARATERIZAM A NOSSA LIGA DA VARGONHA!
    Artur Soares Dias (A. F. Porto) e Tiago Martins (A. F. Lisboa) tem sido os internacionais que controlaram os jogos mais importantes (em campo ou no VAR), sendo que um está claramente a defender os interessses do FCP e o outro do Sporting, ambos nitidamente em desfavor dos objetivos desportivos do Benfica. O atual plantel 2022/23 do Benfica, tem vindo a demonstrar semana após semana que é verdadeiramente uma grande equipa de futebol e hoje mesmo com apenas 9 em campo conseguiu competir com um um dos candidatos ao titulo (Braga), que não consegui aproveitar os mais de 90 minutos em superioridade numérica e com um evidente vantagem arbitral para marcar mais 1 golo do que este Benfica de Roger Schimdt.
    Quem vê neste jogo 2 vezes os atacantes do Benfica a ser derrubado na área (20 minutos e 90 minutos) com o Tiago Martins a nada assinalar, sabe perfeitamente que existe viciação na Liga Portuguesa, os dados estatistícos a longo prazo, só vem deixar evidente que existe uma tendência arbitral clara. O Tiago Martins não quis assinalar penaltis favoráveis ao Benfica e o VAR Fabio Melo, apesar de ainda termos uma pequena amostra de jogos apitados, mas já vai demonstrando que não tem condições de equidistancia para assumir a responsabilidade de dirigir jogos num campeonato profissional de futebol.
    O toque com o joelho na perna que o Gonçalo Ramos sofre aos 90 minutos, é até bastante semelhante ao PENALTI PAULINHO, que o Tiago Martins como VAR obrigou o arbitro a assinalar há 2 semanas, no Benfica 2 - Sporting 2, ao visionar esse lance que o arbitro tinha considerado um contacto normal de futebol, o Tiago Martins aproveitou essa oportunidade para ajudar o seu Sporting, considerou que tinha havido um erro flagrante do arbitro e decidiu ativar indevidamente o protocolo do VAR, para castigar esse contacto como uma falta evidente/indiscutível. O mesmo arbitro não pode considerar que um contacto semelhante na área defensiva do Benfica dá azo a ser assinalado penalti, mas quando é na área ofensiva do Benfica, já não é penalti! O mesmo tipo de contacto com interpretação diferentes define logo, que este individuo não consegue ser um elemento neutral num campo de futebol, logo não pode ser arbitro.
    Quem viu o jogo, não compreende como logo nas primeiras jogadas do encontro, o Victor Gomes sem qualquer intenção de jogar a bola agarra ostensivamente o Grimaldo e não é amarelado. Grimaldo irritado com o ataque prometedor travado em falta, pediu ao Tiago Martins para atuar, mas este decide não exibir o amarelo para não condicionar o jogador do Braga para o que resta do jogo, agora vejam o tratamento que o Tiago Martins deu ao Morato que apenas entrou na 2ª parte, exibiu-lhe um 1º amarelo por ter derrubado um adversário, que nem sequer estava a se movimentar para o ataque, mas sim para a recuar no terreno. Nesse lance não decidiu pedir calma ao infrator como fez com o Victor Gomes, em consequência disso numa outra falta, o Morato acabou por ver o 2º amarelo e ser expulso, deixando o Benfica reduzido a 9 jogadores. O Benfica mesmo colocado em inferioridade numérica, nunca foi inferior no jogo, foi conseguindo equilibrar sempre a contenda, não tinha era condições para poder ambicionar a ter uma equipa mais ofensiva, não é fácil jogar mais de 90 minutos em inferioridade numérica. Com o campo inclinado em Portugal qualquer dia ainda vão obrigar o Benfica a ter um plantel tão superior de modo a que possa vencer jogos em que joga 90 minutos 11 contra 10.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfica eliminado da Taça da Liga, jogo em que Tiago Martins concedeu 1 penalti para o Moreirense e agora também eliminado da Taça de Portugal em que Tiago Martins expulsou 2 jogadores do Benfica.
      Tiago Martins colocou o Benfica fora da Taça de Portugal tal como antes havia conseguido na Taça da Liga, garantindo ao Moreirense o golo de penalti que permitiu no final o Benfica 1 - Moreirense 1 (penalti assinalado por mão na bola, ele que como VAR neste Benfica 1 - Sporting 1, permitiu ao Sporting utilizar 5 guarda-redes sem ver nenhuma infração por mão que pudesse dar penalti favorável ao Benfica), nas decisões relevantes (penaltis e expulsões) voltou a tomar somente decisões desfavoráveis ao Benfica. Qualquer indiviuo intelectualmente honesto não pode compreender como com o Mereirense a bola que resalta da cabeça do adversário e bate na mão do florentino é penalti para o Tiago Martins, quando ele como VAR tranquilamente em frente a uma TV não viu estas mãos na bola.

      É possível um arbitro em frente a uma TV não ver as infrações cometidas na área nestes lances acima? É para um individuo que não vale sequer 2 cêntimos e que definitivamente não pretende ser elemento neutro num jogo de futebol. Como mesmo o Benfica a fazer 2 jogos de bom futebol, consequiu Tiago Martins tirar o Benfica da Taça de Portugal e da Taça da Liga nesta temporada 2022/23 ao castigar o Benfica com um penalti desfavorável que permitiu ao Moreirense marcar o único golo que conseguiu marcar nesse jogo e ao expulsar 2 jogadores do Benfica? Já expulsões e penaltis favoráveis ao Benfica ele tem uma incapacidade crónica de ver. Basta de vergonhosas arbitragens em Portugal!



      Eliminar
  6. EXCLUSIVO: APAF e CD perdem no TAD na queixa contra Rui Costa
    A previsão aponta para isso dado os constantes arquivamentos a Pinto da Costa e Sérgio Conceição
    A APAF acha que intimida alguém ao mandar para as redações à 1h00 da manha que vai apresentar queixa contra o presidente do Benfica
    A APAF, na pessoa do seu presidente, preocupou-se em agir rapidamente contra o Benfica mandando, fora de horas, uma mensagem para as redações dos jornais, dizendo que iria avançar com queixa contra o presidente Rui Costa. Deveriam estar questionar era o porquê de uma má arbitragem e o porquê de os árbitros andarem com maroscas lesando o fisco. Isso é que deveria preocupar a APAF.
    Rui Costa não lesou a honra e a reputação dos árbitros que tiraram o Benfica da prova. Até os ex-árbitros, que tanta vez andaram ao colo da APAF, criticam a atuação daqueles dois indivíduos. Irá a APAF apresentar queixa contra esses sócios ou ex-sócios?
    • “Um penálti claríssimo sobre o Gonçalo Guedes” – Facto e não insulto;
    • “Foi o mesmo árbitro que fez de VAR na Luz e quase obrigou o Soares Dias a marcar o penálti contra nós no Benfica-Sporting em lance quase com a mesma dinâmica. E este com mais intensidade e fez vista grossa.” – Facto e não insulto;
    • “O senhor Fábio Melo [VAR no Braga-Benfica] não é virgem nestas situações” – Facto e não insulto;
    • “Não se compreende o mesmo árbitro e VAR terem dois critérios diferentes no mesmo jogo” – Facto e não insulto;
    • “Os jogadores foram capazes de jogar hora e meia com dez porque assim o quiseram. Lutaram por esta taça até nos terem deixado lutar por ela.” – Facto e não insulto.

    Mas tenho um exclusivo para esta malta das queixinhas da APAF. Não vai dar em nada tal e qual como não deu ao arruaceiro e ao seu presidente. Por mais recursos que apresentem.
    Não há muitos dias Sérgio Conceição criticou a arbitragem. A APAF estava de férias ou então tem medo.

    ResponderEliminar
  7. O estádio da pedreira ontem mais parecia o estádio da ladeira, tal foi a inclinação.
    Parecia até que estávamos de volta aos infames anos 90, quando a fruta para dormir, os rebuçados e o café com leite, ditavam as suas regras.
    O Benfica entrou muito bem no jogo e estou plenamente convencido que 11 contra 11 o Braga não teria a mínima chance e teria sido muito provavelmente cilindrado. E mesmo quando o jogo ficou 10 contra 15, os únicos guerreiros do Minho, ontem, foram os que equiparam de amarelo, apesar de terem sido vítimas de um roubo maior que a Sé de Braga.
    E Pluribus Unum !

    ResponderEliminar
  8. companheiros benfiquistas, não vale a pena grandes textos para estes trafulhas

    ROUBARAM O BENFICA ponto final

    ResponderEliminar
  9. Enormes? Só na cagança e nos melões, contra o modesto Varzim dois benefícios, duas grandes penalidades por sancionar, onde andavam estes toupeiras, ah, ficaram sem net, estes são como os mansos, todos o sabem menos eles.

    ResponderEliminar
  10. Isto é só rir com todas estas carpideiras, que roçam o ridículo. Vêm para aqui, enganarem-se a si próprios, ou serão avençados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim diziam os caipiras do AL CAPONE nos anos 30 do século passado!
      Morriam por ele! Tu és outro pronto a morrer por um dos clubes mais corruptos do mundo...Gostos não se discutem...


      Eliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Ao TOUPEIRAL falta-lhe o Bruno Paixão para lhe dar uma ajuda nestes jogos de grande risco e agora choram, mas esquecem-se dos anos em que foram favorecidos pelas arbitragens do Paixão, Lucilio e outros!

    Quando são os outros a lamentarem as arbitragens chamam-lhes CALIMEROS e gora quem é o CALIMERO de serviço? kkkkkkkkkkk






    ResponderEliminar
  13. E estão em primeiro! Faria se não estivessem!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...