25 janeiro 2023

O defesa que vai reforçar o Benfica e John Brooks deixa a Luz em definitivo; Tottenham já abre espaço para Porro no plantel; "Há jogadores que por 10 milhões são muito mais caros do que o Enzo por 120"

John Brooks vai deixar o Benfica e reforçar o Hoffenheim, da Bundesliga, a título definito. O negócio rende meio milhão de euros ao clube da Luz.
O possante central norte-americano, de 29 anos, tinha as portas da titularidade fechadas face à concorrência dos habituais titulares Nicolás Otamendi e António Silva. Na última partida, face ao castigo do argentino, Roger Schmidt optou por dar a possibilidade a Morato de alinhar com o Santa Clara.

Joshua Wynder, do Louisville City, prepara-se para ser reforço do Benfica, segundo adianta a versão norte-americana do portal 'Transfermarkt'. O central norte-americano, de apenas 17 anos, já treinou nas instalações dos encarnados e a preferência por jogar na Europa fez a diferença no negócio que se irá efetivar apenas a partir de maio.
É neste mês que o internacional norte-americano sub-19 completa 18 anos e, alcançada a maioridade, poderá então alinhar em competições europeias.
De acordo com o referido portal, da parte dos encarnados aguarda-se uma proposta que será "recorde" para a USL Championship, o segundo escalão dos Estados Unidos. Em cima da mesa estará uma proposta mais de 1 milhão de euros, mais objetivos e ainda uma parte de uma futura transferência.
St. Louis City e Philadelphia foram dois dos clubes que viram as propostas rejeitadas pelo jovem jogador.

Tottenham já abre espaço para Porro no plantel. O Tottenham estará na iminência de alcançar um acordo com o Sporting tendo em vista a transferência, a título definitivo, de Pedro Porro, por uma verba a rondar os 45 milhões de euros, valor que consta na cláusula de rescisão do jogador.
Os spurs estarão de tal maneira confiantes de que acabarão mesmo por conseguir contratar o internacional espanhol que já terão começado a abrir espaço no plantel para a sua chegada, segundo escreve, esta quarta-feira, o jornal britânico Daily Mail.
A primeira 'vítima' dá pelo nome de Djed Spence, lateral-direito de apenas 22 anos que não entra nas contas de Antonio Conte para aquilo que resta da temporada, depois de ter participado em apenas seis partidas oficiais, até ao momento.
O plano do emblema londrino passa por emprestar o jovem jogador, antes do encerramento do mercado de transferências de inverno, sendo que Brentford, Southampton, Leicester City e Olympique Lyon já se terão mostrado recetivos a recebê-lo.

"Há jogadores que por 10 milhões são muito mais caros do que o Enzo por 120". A mudança do futebol sul-americano para o europeu costuma representar um desafio extra para muitos jogadores que necessitam sempre de alguns meses de adaptação quer à realidade do país para o qual se mudam, quer para conhecer as dinâmicas do futebol do velho continente.
Porém, existem alguns casos em que o dito período de adaptação costuma ser relativamente curto e rapidamente os jogadores conseguem mostrar serviço pelos clubes que os contrataram. Enzo Fernández é um desses casos de sucesso na adaptação veloz ao futebol europeu. 
Contratado pelo Benfica ao River Plate, Enzo Fernández chegou, viu e 'pegou de estaca' no onze encarnado, merecendo a confiança de Roger Schmidt e rubricando exibições tanto nas provas internas como na Liga dos Campeões que fizeram despertar o interesse do selecionador argentino Lionel Scaloni em levá-lo para o Mundial, onde seria uma das figuras, ao ponto de ser considerado pela FIFA como o melhor jovem jogador do torneio.
Com a cotação de Enzo Fernández a subir no mercado internacional, vários têm sido os clubes atentos às exibições do camisola 13 do Benfica, que a dado momento chegou a estar próximo de rumar a Stamford Bridge. Mas Rui Costa assegurou que só deixará sair o jogador se algum clube acionar a cláusula de rescisão fixada em 120 milhões de euros.
Trata-se de um valor que nem todos os clubes têm à disposição, mas Diogo Luís, antigo jogador das águias e atualmente especialista em assuntos económicos, considera que os 120 milhões de euros a pagar por Enzo Fernández podem não ser um entrave ou risco, até porque outros de menor preço podem acabar por custar mais aos clubes.
"Há jogadores que por 10 milhões de euros são muito mais caros do que o Enzo Fernández por 120 milhões de euros", afirmou Diogo Luís, justificando-se depois.
"Isto tem que ver depois com o rendimento que se consegue tirar deles", explicou o antigo jogador de futebol, certo de que Enzo Fernández tem revelado capacidades para jogar nos mais altos patamares.
"O Enzo Fernández colocou-se sozinho na ribalta. Percebe-se que é um fora de série. Os 120 milhões de euros normalmente são para os avançados mas ele está no centro das máquinas. Ele faz a equipa andar. Ele fez a equipa da Argentina andar e numa posição diferente daquela que faz no Benfica", observou Diogo Luís.
Em declarações num programa de desporto da CNN Portugal, o ex-futebolista lembrou que "estamos a falar de um jogador que se adapta ao contexto e à equipa, independentemente daquilo que o treinador lhe pede".
Enzo Fernández joga "mais recuado, mais avançado, tem visão de jogo e potencia os valores". Daí que Diogo Luís não tenha grandes dúvidas de que pagar 120 milhões de euros não é um risco.
"Tem 22 anos, é um jogador para 10 ou 11 anos. Vai ser um dos indiscutíveis da Argentina. Se calhar 120 milhões de euros não é caro, se ele der o rendimento que deu no Benfica e na Argentina", indicou o antigo jogador.
Por outro lado, em relação aos problemas disciplinares que Enzo Fernández enfrentou por alturas da passagem do ano, Diogo Luís realça que acabou por mostrar depois que é forte mentalmente pois voltou à equipa e com exibições de nível.
"Errou e depois de errar teve a capacidade de voltar à performance que tinha antes. Os craques são aqueles que não tremem dentro de campo", disse, completando.
"Ele depois de cometer erro, pelo contrário, voltou ao nível que estava. Foi inteligente e conseguiu manter o rendimento", concluiu Diogo Luís sobre Enzo Fernández.

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...