A saída de Enzo Fernández do Benfica pode estar por horas, tal a cobiça gerada e a disponibilidade anunciada de vários colossos para baterem ou superarem a fasquia dos 120 milhões de euros estabelecidos como cláusula de rescisão. Nesse sentido, os encarnados estão em campo à procura de alternativas e, além de terem identificado Carlos Alcaraz, médio de 20 anos do Racing, como alvo potencial, na Argentina foi encontrado outro candidato. Trata-se de Máximo Perrone, centrocampista de 19 anos, que já motivou conversas com o seu clube, o Vélez Sarsfield.
A cúpula diretiva do Benfica procura soluções e, se Alcaraz está bem cotado pelas suas qualidades, mais ofensivas do que as exibidas na Luz por Enzo Fernández, o elevado investimento levou à exploração de outras possibilidades. O Racing estará a exigir 18 milhões de euros pelo médio, que tem escrita no contrato uma cláusula de rescisão de 25 milhões, estando este jogador a ser abordado por emblemas como AC Milan e Wolverhampton, o que poderá encarecer a operação e até afastar as águias em definitivo deste trilho.
Olhando mais para as características e volume de investimento, Máximo Perrone surge como um alvo que encaixa mais nos filtros de mercado das águias. Por um lado, tem um estilo de jogo muito semelhante ao do atual camisola 13 do Benfica, recém coroado melhor jovem do último Mundial; por outro, o custo está de acordo com as expectativas encarnadas. O “Principito”, como é conhecido no seu país, renovou contrato em novembro de 2021, que expira já em dezembro de 2023, tendo acertado uma cláusula de rescisão de dez milhões de dólares, sensivelmente o mesmo na conversão para euros.
Mediante estas condições e a avaliação positiva da prospeção, iniciaram-se os contactos entre as partes, sustentados na intermediação do empresário Eugénio López, parceiro de Jorge Mendes que já tinha participado na transferência de Enzo Fernández para o Benfica. Dado que a partir de junho Perrone poderá vincular-se sem custos a outro emblema, os encarnados poderão tentar assegurar desde já o médio, que faz 20 anos em janeiro, por uma verba inferior à da cláusula.
Porém, e segundo foi noticiado na Imprensa local, há que contar com o interesse já demonstrado no início da época pelo Newcastle e do Grupo City, a que pertence o Manchester City.
Decidido a segurar Enzo Fernández no plantel, o Benfica vai dar um bónus ao médio, se este não sair em janeiro, como forma de premiar a sua fidelidade ao clube. Ao que o jornal Record apurou, a SAD liderada por Rui Costa pode mesmo oferecer-lhe a revisão, em alta, do salário. Elemento nuclear da estratégia de Roger Schmidt, o internacional argentino viu a sua cotação disparar com a participação no Mundial do Qatar. Enzo, de 21 anos, terminou como titular da alviceleste, sagrou-se campeão mundial e foi eleito melhor jovem da competição.
À Luz chegou uma proposta do Chelsea, de 130 milhões de euros, acima do valor da cláusula de rescisão (120 M€). O camisola 13 das águias é, a par de Jude Bellingham, médio inglês de 19 anos do Borussia Dortmund, um dos nomes que estão a agitar o mercado de transferências, daí que clubes como Manchester United, Liverpool ou Real Madrid também estejam atentos ao campeão do Mundo. Consciente do grande assédio de que o jovem tem sido alvo dos tubarões europeus e não obstante o vínculo expirar apenas em 2027, Rui Costa conversou anteontem com o jogador contratado ao River Plate. O presidente benfiquista procurou convencer o médio de que o melhor é não sair em janeiro, na reabertura do mercado, acenando com o projeto desportivo, mas também tentando fazer-lhe ver que no verão pode escolher melhor e com mais calma o próximo clube.
Enzo vive horas decisivas, perante os números astronómicos que estão a ser colocados em cima da mesa. O jogador recusa entrar em conflito com o Benfica, que lhe abriu as portas da Europa, e círculos próximos dele entendem que o melhor é permanecer, procurando conquistar o título de campeão português e continuar a exibir-se na montra da Liga dos Campeões. Os dados estão lançados. Rui Costa já o colocou a par das ofertas recebidas e das pretensões do clube, que dá primazia ao projeto desportivo, acena com um prémio para compensar Enzo; o jogador, que voltou a Portugal com o seu empresário, Uriel Pérez, medita sobre o passo a dar na reabertura do mercado.
Rui Costa promete reforços mas não craques. Em entrevista ao jornal A Bola, Rui Costa fala sobre vários temas incluindo o mercado de janeiro. O líder das águias promete reequilibrar o plantel mas descarta contratar jogadores com nome feito.
"Vai trazer entradas e saídas. As saídas que pretendemos são as que já foram referidas: o Rodrigo Pinho já foi para o Coritiba, e outros jogadores menos utilizados irão à procura de outros caminhos. Quanto a entradas, e porque a equipa até aqui fez um bom percurso, o mais importante é não desestabilizar o grupo de trabalho. Não entrará nenhum craque, com o nome já feito, Haverá soluções que visam o equilibrio, alguns acertos, mas sem exageros", garantiu.
Marsà emperra renovação de contrato. O Sporting pretende renovar o contrato de José Marsà, mas até ao momento, segundo apurou o jornal O Jogo, o central ainda não deu o passo decisivo para que seja possível firmar um novo vínculo. O defesa espanhol está contratualmente ligado aos leões até ao verão de 2024 e a pouco mais de um ano de poder assinar por outro emblema, com efeitos na época 2024/25, a SAD do Sporting quer blindar o seu ativo. A intenção dos leões esbarra, para já, no futebolista de 20 anos: deseja perceber que estatuto futuro poderá ter no plantel. Marsà valoriza a possibilidade de ter mais oportunidades na equipa principal e quer algumas garantias de poder jogar para se afirmar. Isto sabendo que, no plantel, tem a concorrência de Coates, Gonçalo Inácio, St. Juste e Matheus Reis e ainda que os leões procuram reforçar-se com um central destro.
O objetivo do Sporting e do treinador Rúben Amorim é manter o canhoto, que aporta qualidade com a bola no pé e que se tem afirmado como um jogador polivalente: no esquema da equipa A já alinhou como central do lado direito e também ao centro, e na equipa B jogou no eixo numa linha de quatro defesas. Acreditando que o podem potenciar, os dirigentes leoninos vão procurar fechar o dossiê até ao final da época. Marsà passou 13 anos na formação do Barcelona e chegou em 2021 a Alvalade como jogador livre, após terminar o vínculo que o ligava aos catalães. Tem uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros e foi cobiçado por vários emblemas europeus antes de assinar pelo Sporting. Pela equipa principal soma sete jogos em 2022/23, acrescentando mais cinco na equipa B, formação que até capitaneou. Amorim utilizou-o em duas partidas da Champions, outras tantas da Liga e da Taça da Liga e numa da Taça de Portugal. Somou 487’ e foi titular em todas as partidas, menos nas europeias.
O possível regresso de Sarabia ao Sporting. Se existisse uma escala para medir as hipóteses de Sarabia voltar ao Sporting, ela estaria neste momento na estaca zero. E as perspetivas daqui para a frente também não são propriamente animadoras, ou não fosse o salário do espanhol no PSG (6,5 milhões de euros limpos por época) uma montanha impossível de escalar para o leão.
Por mais improvável que o cenário possa parecer, no entanto, há razões para o Sporting acompanhar com redobrado interesse as cenas dos próximos capítulos. Será tudo uma questão de oportunidade, e o mercado já produziu tantas surpresas que esta, a acontecer, talvez nem fosse assim tão inesperada, por tudo o que se sabe do passado recente e da forte ligação entre Sarabia e o emblema de Alvalade. Mas vamos aos factos: com 30 anos e contrato até 2024, mas apenas 505 minutos repartidos por 17 jogos (5 como titular) na primeira metade da época, Sarabia está insatisfeito e quer deixar o clube francês em janeiro. E o próprio PSG não se oporá, segundo noticiou o L’Équipe.
Ora, é a partir daqui que pode entrar a ténue esperança do Sporting. E isto porque, segundo o Record, Sarabia gostou tanto de estar no clube na última época, e especialmente de trabalhar com Rúben Amorim, que veria o regresso com muito bons olhos. E, no Sporting, o sentimento é recíproco. Ou seja, questões salariais à parte, Sarabia tem as portas abertas, assim possa ser encontrada uma ‘engenharia’ negocial que permita desbloquear a enorme distância que separa o que o jogador ganha e aquilo que o Sporting poderia pagar. A hipótese parte do zero mas... agrada às duas partes.
LIGA DA FARSA! MAIS UM DIA NO ESCRITÓRIO.
ResponderEliminarBem pode o foculporto agradecer à eficiência das caneleiras do Otávio cuspideira o acabar da agonia que já se vivia nas bancadas. É verdade. Demorou uma eternidade (20 segundos) a resistência do Arouca!
Esteve difícil mas cumpriu-se a tradição (presentes) de Natal em Contumil. Um outro Othavio, João Othavio Basso, aproveitou a quadra natalícia para fazer a exibição da sua vida!
Impressionante como o central do Arouca conseguiu travar todas as iniciativas do foculporto, secando completamente o piscineiro Taremi que, assim, nem precisou de grandes mergulhos para o relvado! João Basso - nome a ter em conta lá para o verão na construção do plantel do clube da fruta - deu o mote para o jogo competente do Arouca (sem reparo do boneco Ceição) que não deu um lance por perdido, característica das equipas fechadas e agressivas, a pedir meças ao foculporto b do Algarve que, naquele mesmo estádio, tantas exibições de encher o olho nos tem proporcionado!
Adorei os 60.56 % de tempo útil de jogo que preenchem o imaginário dos puristas da bola. E também gostei muito da eficácia (gota a gota, mas foi o homem que deu vida ao meio campo Arouca!) do 'trinco' Ismaila Soro. Como o nome indica, se não tem sido substituído 62 mts para mudar a bolsa, estou convencido que o foculporto, no máximo, só marcaria mais um golo.
Faz todo o sentido, não faz? Com os melhores árbitros portugueses ainda a recuperar fisicamente das exigências do mundial do Catar, não terá sido fácil encontrar um apitador na melhor forma que é capaz.
Com os árbitros da AF Porto esmagadoramente nomeados para os jogos Benfica-foculporto não acredito que alguém se atreva a acusar Fatelas Gomes de incoerência. Aí está um árbitro de Braga chamado para o Braga-Benfica. Além do lagarto Hugo Miguel no VAR - disposto a provar que os esbirros do clube da fruta não tinham razões para não lhe conceder mais um ano a espalhar competência nos relvados - estará João Pinheiro no apito, competente VAR que ofereceu (golo roubado a Darwin) a vitória ao foculporto no jogo do titulo, na época passada, na luz.
Anda a MDCSDQT entretida, esperançada na ausência de Enzo Fernández na pedreira, quando o Braga já tem garantidos dois dos melhores Rónaldes do mundo da arbitragem!
É bem conhecido o ódio (apenas interrompido nos jogos Benfica-PSG) que a MDCSDQT, religiosamente, devota a Neymar. Tudo o que o brasileiro 'apronta' - e sabe-se o jeitinho que o moço tem para 'aprontar' - a MDCSDQT delira.
Golos, recordes atrás de recordes e grandes exibições, que continuam em grande quantidade, a MDCSDQT ignora-as por sistema. Confusões, não perde uma.
Chamou-me a atenção a grande relevância que o rascord, pasquim do sapo Bernardete, deu a Casagrande, antigo jogador do clube da fruta - actual comentador televisivo e colunista do UOL (Universo Online) - a propósito de um episódio ocorrido no PSG-Estrasburgo onde o brasileiro foi expulso (acumulação de cartões amarelos) por simular um penalti!
Algo que o Casagrande jamais verá em Contumil nos habituais mergulhos do Taremi, é verdade, mas, ainda assim, e, perante o peculiar percurso de Neymar, não se percebe onde é que o rascord quer chegar!
O engraçado é a importância que o rascord e a MDCSDQT dão a um comentário cagativo de um mergulho de Neymar, chutando para canto a entrevista do Casagrande a Jô Soares, programa de implantação nacional no Brasil, onde o ex-jogador conta, tim tim por tim tim, como é que a famosa "atitude", os "puxões de orelhas" ao intervalo e as recuperações milagrosas acontecem no clube da fruta!
O Manchester United, esse, já leva 4 vitórias seguidas sem o mono a engonhar.(MAIS UM RECORD PARA O RONALDE)
Eh, o que para aqui vai!!! Estão os cartilheiros avençados, completamente à rasca, perante a possibilidade de não vencerem em Braga!! Então toca de prevenir as coisas, lançando suspeições sobre tudo e todos!! A máquina de propaganda a tentar condicionar!!! Eles são capazes de tudo!!! Querem apostar de que se não ganharem, vêm para aqui lançar a suspeição de doping, como eles não tivessem um longo historial na matéria, em múltiplas modalidades!!! Quem não tem vergonha, todo o mundo é seu......
EliminarFoda-se.. mas então o Braga não era o Benfica B??? Ou será o zzzzzzzzzzzzzzzzzzzbordem B???
Eliminar