23 dezembro 2022

Apesar do interesse do Sporting. "A nossa intenção é manter o jogador"; Diogo Costa entre os melhores do Mundo; Draxler está a custar ao Benfica 500 mil euros por cada 99 minutos. Fez apenas 9 partidas completas em três temporadas

Julian Draxler, campeão do Mundo pela Alemanha em 2014 e figura no seu país, apresentou-se na Luz com o objetivo de “voltar a ser o que era”, mas tem tido dificuldades em afirmar-se de águia ao peito. Em Moreira de Cónegos fez apenas o segundo jogo seguido no onze encarnado e, até ao momento, contabiliza 497 minutos, divididos por 12 partidas. Tapado por atletas como Rafa, David Neres, João Mário e até Aursnes, Draxler procura concretizar a expectativa de Roger Schmidt, que vê o camisola 93 como uma “mais-valia” para as águias. Para já, o atacante, por quem o Benfica pagou 2,5 milhões de euros pelo empréstimo, apresenta, perante a baixa utilização, um custo de 500 mil euros por cada 99 minutos. Ou seja, cerca de meio milhão de euros por partida que disputou.
A irregularidade de Julian Draxler é visível também no facto de, na presente temporada, ter apenas completado uma partida. Com cinco titularidades sob o comando de Roger Schmidt no Benfica, em 12 encontros realizados, o internacional alemão ouviu o apito final do árbitro no relvado apenas diante do Rio Ave, na vitória por 4-2 na Luz. E se olharmos às duas temporadas anteriores, o registo é também marcado por escassas partidas completas: são apenas mais oito desafios (dois em 2021/22 e seis em 2020/21) com os 90’ em 58 jogos disputados, nos quais alinhou de início por 26 ocasiões.

"A nossa intenção é manter o jogador". Tem apenas 19 anos, chegou ao Mafra para experimentar um novo futebol, mas a verdade é que o que tem feito nos relvados portugueses nestes parcos meses já despertaram a cobiça de alguns clubes nacionais mas também de alguns estrangeiros.
Ousmane Diomandé é um dos jogadores que está referenciado pelo scouting leonino para poder reforçar o setor defensivo da equipa como pretende Rúben Amorim, na reabertura do mercado de transferências, em janeiro. E tem todos os requisitos que os leões procuram: é destro, já revelou qualidade em campo e, acima de tudo, tem enorme margem de progressão e valorização.
Contudo o seu futuro parece continuar em aberto, pois os principais responsáveis do Midtjylland já estão a par do interesse que o defesa costa-marfinense está a gerar em Portugal e também no estrangeiro.
«Naturalmente que ouvi falar do interesse de vários clubes mas não sei se vamos negociar o jogador com alguém neste mercado de janeiro. A nossa intenção é manter o jogador e cumprir o plano que tínhamos traçado para ele», revelou Ove Pedersen, diretor-executivo do clube dinamarquês, curiosamente adversário dos leões no play off da Liga Europa que se jogará em fevereiro do próximo ano.
Sem nunca falar diretamente no nome do Sporting, o dirigente frisou que, neste momento, «não há negociações com algum clube» sobre Ousmane Diomandé.
«O nosso plano passava por ele jogar uma temporada cedido ao Mafra e depois regressar. Mas agora existe a possibilidade de ele voltar ao Midtjylland já em janeiro», disse, deixando em aberto a possibilidade do central costa-marfinense acabar ainda por cumprir a restante temporada ao serviço do Mafra, equipa que milita na Liga 2.
Ove Pedersen sublinhou ainda que o clube dinamarquês não colocou nenhuma fasquia negocial para futuras conversas com os clubes interessados - o jornal A Bola falou em cinco milhões de euros a verba pre tendida pelo Midtjylland - pela simples razão de não querer vender o defesa. «Como lhe disse o nosso projeto passava por emprestar o jogador um ano ao Mafra. Agora, tanto pode ficar como regressar já em janeiro. Mas o nosso objetivo é manter Ousmane Diomandé, pelo menos, duas temporadas a jogar na nossa equipa para que possa valorizar-se e só posteriormente analisar qualquer proposta que possa surgir de algum clube», adiantou o dirigente
Ove Pedersen lembrou ainda que o Midtjylland tem a mesma política que o Sporting, ou seja, procura jovens talentos para que possam evoluir e valorizar-se, retirando com essa aposta dividendos não apenas desportivos, mas também financeiros. «Nós fazemos o mesmo que o Sporting», reforçou o dirigente.

Diogo Costa entre os melhores do Mundo. O ano que está prestes a terminar foi o de confirmação de Diogo Costa como um dos melhores guarda-redes do Mundo. A esse propósito, aos 23 anos, o jogador do FC Porto integra uma lista da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) com 25 candidatos de todo o Mundo a melhor guarda-redes de 2022. Quer isto dizer que Diogo Costa pode ser o sucessor do italiano Gianluigi Donnarumma, que venceu a última edição deste prémio que é atribuído desde 1987. Iker Casillas, espanhol com quem o número 99 portista já partilhou balneário, já conquistou esta distinção por cinco vezes, o que constituiu recorde, a par do italiano Gianluigi Buffon e do alemão Manuel Neuer.
O melhor resultado conseguido por um guarda-redes português foi obra de Rui Patrício, em 2016, tendo terminado no terceiro posto, então como campeão europeu por Portugal. Diogo Costa não teve uma prestação que desejava no Qatar, mas mantém o seu estatuto de titular da Seleção e tem vindo a brilhar mais do que todos os outros na Liga dos Campeões.

2 comentários:

  1. O kARIUS do fc penaltis está num grupo de 25 guarda-redes , ou seja até o guarda-redes do valongo lá deve estar

    ResponderEliminar
  2. Curiosamente não está o do Sport Lisboa e Corruptos …

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...