03 outubro 2022

Penalti 'perdoado' ao Benfica leva Vitória SC à...FIFA; Risos em tribunal depois de antigo presidente da MAG da Liga ter dito: "Pedro Guerra é um jornalista não ligado ao Benfica"; "Benfica? Para mim este é o PSG mais forte dos últimos anos"

Carlos Deus Pereira já foi muita coisa na vida: tornou-se conhecido por ter sido jogador do Benfica na década de 80, licenciou-se em Direito e exerce advocacia, ao mesmo tempo que foi presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. E foi, relativamente às funções que exerceu neste último cargo, que esta segunda-feira marcou presença no Campus de Justiça para ser ouvido no julgamento do Caso dos emails, numa sessão marcada por alguma tensão. Em primeiro lugar é preciso referir que este prestou declarações depois de se ter tornado assistente no processo, uma vez que viu o seu nome visado nos emails divulgados por Franscisco J. Marques no Porto Canal, sendo acusado de ajudar o Benfica a monitorizar as mensagens de Fernando Gomes, presidente da FPF.Carlos Deus Pereira explicou que a ligação com esses jornalistas vem de outros tempos, mas quando questionado se considerava esses jornalistas imparciais, nomeadamente Pedro Guerra, que comentava na BTV, provocou sorrisos junto dos advogados de defesa: "É um jornalista não ligado ao Benfica", atirou, já depois de ter exposto a sua ideia: "Trabalhava na BTV, no Correio da Manhã ou na TVI também era comentador residente. Eu relacionava-me com jornalistas que à data comentavam os assuntos que me diziam respeito. A BTV é uma televisão ligada ao Benfica, mas tem a isenção que qualquer jornalista deve ter". 
No Porto Canal foram expostos outros emails entre Carlos Deus Pereira, quando era presidente da MAG, e Pedro Guerra, onde prometia divulgar documentos, numa altura em que se discutiam "a centralização dos direitos televisivos". 
"Tinha o direito de me defender dos ataques de que era objeto. Há um hiato temporal em que decido a marcação das AG’s. Os clubes são conhecedores do que se está a passar. Até à marcação da AG há espaço a que muito aconteça nos meios de comunicação social. Eu produzo informação para que informação seja correta. Estava a produzir esclarecimentos da verdade da situação. Para se alertar sobre o sistema viciado, assente na corrupção, as coisas são difíceis de se passar. Hoje, os clubes recebem 3 ou 4 milhões de direitos televisivos por causa dessa altura, porque alguém teve coragem. O que paguei foi sair do futebol e nunca mais lá voltar. Não recebi nem um táxi, nem um avião enquanto presidente da MAG, assinalou, tendo também garantido que foi alvo de "ameaças de morte".
Apesar desta explicação, o advogado do arguido Júlio Magalhães perguntou se lhe parecia "idóneo partilhar pareceres" confidenciais a Pedro Guerra, não tendo Carlos Deus Pereira acrescentado muito mais informação: "Já expliquei porque é que isso aconteceu".
A audição de Carlos Deus Pereira passou por alguns momentos quentes, tendo o juiz Nuno Costa sido obrigado a intervir quando o o advogado de Diogo Faria lhe perguntou se este "era um autómato". O causídico entrou em perguntas diretas com o antigo jogador e perguntou porque o fez: "Não havia isenção", respondeu, tendo referido que não abriu a totalidade dos ficheiros e só prestou atenção à troca de mensagens que João Tocha já havia destacado. 
Tal resposta levou o advogado de Diogo Faria a questionar se esta era um "autómato", por ter reencaminhado ficheiros que nem abriu, tendo Deus Pereira exaltado-se e respondido: "Não lhe admito isso".
O juiz interviu e os ânimos acalmaram, tendo prosseguido as questões.
Esta dedução surgiu depois de ter sido intercetado um email entre Carlos Deus Pereira e Pedro Guerra, em que o primeiro apresentava uma série de ficheiros, nos quais se encontrava uma mensagem enviada por Fernando Gomes a Tiago Craveiro, antigo diretor-geral da FPF, com quem começou a trabalhar na Liga. "Tens de me acompanhar à presidência da FPF, quanto mais não seja pelo amor comum ao azul e branco".
Este foi o conteúdo de uma das mensagens que constavam do ficheiro que chegou a Carlos de Deus Pereira, por via de João Tocha, o qual acabou por ser reencaminhado diretamente para Pedro Guerra e, segundo o causídico, para Rui Santos. "Eu recebi um email de um profissional da comunicação chamado João Tocha. Na altura, eu era presidente da AG da Liga e em 2014 ele enviou-me um email, onde se replicava um SMS enviado pelo candidato à presidência do FPF, Fernando Gomes, com o diretor Tiago Craveiro", explicou, acrescentando depois o que o levou, sendo responsável da Liga, a reencaminhar os ficheiros para jornalistas: "Na altura, ele enviou-me aquilo e achei inadmissível. Reportei isso, falei com vários jornalistas. Rui Santos foi um desses jornalistas, tal como o Pedro Guerra. Portanto, o email não tinha só essa frase. O email era mais extenso. O que aparecia na televisão tinha apenas uma parte do email total que me foi enviado pelo João Tocha. Quando soube fiquei chocado e quis saber se esse facto que me foi enviado no email aconteceu em 2012. Queria saber se os jornalistas que tratavam destes assuntos diariamente sabiam da situação. É que é uma situação anómala".

"Benfica? Para mim este é o PSG mais forte dos últimos anos". Rui Almeida acredita que o Benfica terá de ser muito competente para anular as capacidades ofensivas do PSG na quarta-feira, dia em que as águias recebem o campeão francês em jogo da 3.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Em declarações à Renascença, o treinador português do Chamois Niortais garante mesmo que se trata do "PSG mais forte dos últimos anos."
"A linha de três defesas do PSG é muito forte, com Sergio Ramos, Kimpembe e Marquinhos, com o Nuno Mendes à esquerda. Para além da defesa forte, também o meio-campo é forte, com os médios Verratti e Vitinha, e com o tridente na frente que tem, para mim, como equipa, é o PSG mais forte dos últimos anos", começou por dizer Rui Almeida, prosseguindo.
"O Benfica começou a época de uma forma extraordinária, mas vai ter de ser competitivo, especialmente no processo defensivo, porque a qualidade das individualidades do PSG é muito elevada", alertou o treinador português de 53 anos. 
Refira-se que o jogo entre Benfica e PSG está agendado para as 20 horas de quarta-feira no Estádio da Luz. 

Penalti 'perdoado' ao Benfica leva Vitória SC à...FIFA. O V. Guimarães emitiu esta terça-feira um comunicado, no qual "vinca o seu descontentamento relativamente às atuações do VAR, Luís Ferreira, e do AVAR [assistente], Sérgio Jesus" na partida de sábado passado com o Benfica.
"A forma como houve uma disparidade de tratamento nas análises dos lances envolvendo os nossos jogadores André André e Safira, é algo que merece reflexão, e, acima de tudo, um esclarecimento", pode ler-se. "Por que razão o árbitro principal Rui Costa não foi chamado a ver as imagens, no monitor, no lance do André André, em que nada assinalou no jogo corrido e foi induzido em erro pelo VAR da partida ao não ser chamado para rever o lance, mas foi instruído pelo VAR para o fazer no lance do Safira, em que o árbitro principal apitou para grande penalidade?", questiona o clube minhoto.
O V. Guimarães informa que "solicitou uma audiência ao Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, para a exposição de lances que ocorreram não só neste jogo, mas também nas partidas frente ao Braga e ao Arouca." E defende a divulgação dos áudios entre árbitro e VAR durante as partidas. "Com este objetivo, o Vitória Sport Clube vai solicitar à FPF e FIFA uma audiência com caráter de urgência, com vista a tornar possível a exposição dos referidos áudios, e com o intuito de voltar a levar para cima da mesa de voto da Assembleia Geral da Liga Portugal, e demais instâncias que necessitem da aprovação, a proposta que o Sporting apresentou e foi chumbada pelos clubes, incluindo-se o Vitória SC, tendo em conta o parecer negativo fornecido pelo Conselho de Arbitragem, à data, de que a proposta não estava em conformidade com a lei da proteção de dados e com as indicações IFAB e FIFA", refere.

Eis o comunicado na íntegra:

"O Vitória Sport Clube reforça e vinca o seu descontentamento relativamente às atuações do VAR, Luís Ferreira, e do AVAR, Sérgio Jesus, da partida frente ao SL Benfica, que se disputou no passado sábado, no Estádio D. Afonso Henriques.

O silêncio não é solução para um problema que, neste fim de semana, afetou o Vitória SC, mas que no futuro pode afetar qualquer uma das equipas que competem neste campeonato, e que voltou a colocar a nu as fragilidades do funcionamento da ferramenta da videoarbitragem.

A forma como houve uma disparidade de tratamento nas análises dos lances envolvendo os nossos jogadores André André e Safira, é algo que merece reflexão, e, acima de tudo, um esclarecimento.

Por que razão o árbitro principal Rui Costa não foi chamado a ver as imagens, no monitor, no lance do André André, em que nada assinalou no jogo corrido e foi induzido em erro pelo VAR da partida ao não ser chamado para rever o lance, mas foi instruído pelo VAR para o fazer no lance do Safira, em que o árbitro principal apitou para grande penalidade?

Por que razão é que, num lance em que os analistas de arbitragem, de forma unânime e indubitável, avaliaram o lance sobre o André André como sendo falta e consequente grande penalidade, e o VAR do jogo decidiu, num espaço de 25 segundos, que o lance não só não era falta, como não merecia a chamada do árbitro principal ao monitor para análise?

Erro humano faz parte do futebol, e é admissível a todos os intervenientes, principalmente os que se encontram no relvado, no decorrer de um jogo. Mas estar a assistir à partida atrás de um monitor, com todas as condições para avaliar lances da partida, e mesmo assim achar que um lance tão flagrante não é meritório de falta, só pode demonstrar incompetência ou má vontade, porque erro humano não pode ser.

Há que formar melhor, exigir e penalizar quem não tem qualidade para ser VAR. Do que estamos à espera para que haja uma uniformização de procedimentos no que toca à relação entre arbitro principal e VAR/AVAR?

Questões que o Vitória Sport Clube gostaria de ver respondidas e que merecem esclarecimentos a todos os clubes que competem nesta, e noutras competições, onde o VAR está em funções, e que ajudarão a dissipar o clima de suspeição e revolta perante decisões descabidas de senso como esta que aconteceu no passado sábado, onde a verdade desportiva acaba por ser afetada, e sonegados pontos importantes na tabela classificativa.

Assim sendo, o Vitória Sport Clube solicitou uma audiência ao Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, para a exposição de lances que ocorreram não só neste jogo, mas também nas partidas frente ao SC Braga e ao FC Arouca.
Sabendo, também, que o Vitória Sport Clube é uma instituição centenária e que age sempre em prol da evolução do futebol português, entende que outros tipos de medidas devem ser tomadas, desde logo, a exposição dos áudios entre as equipas de arbitragem em campo e os VAR/AVAR.

O VAR é sinónimo de transparência. Quem é a favor da verdade desportiva tem de ser a favor da existência do VAR como sendo um instrumento da maior importância, e em prol da verdade desportiva. Mas, se o VAR contribui enormemente para a verdade desportiva, ele não pode ficar fechado na opacidade do segredo das comunicações entre árbitros principais e VAR. A transparência exige-o. A verdade desportiva impõe-no.

Com este objetivo, o Vitória Sport Clube vai solicitar à FPF e FIFA uma audiência com caráter de urgência, com vista a tornar possível a exposição dos referidos áudios, e com o intuito de voltar a levar para cima da mesa de voto da Assembleia Geral da Liga Portugal, e demais instâncias que necessitem da aprovação, a proposta que o Sporting CP apresentou e foi chumbada pelos clubes, incluindo-se o Vitória SC, tendo em conta o parecer negativo fornecido pelo Conselho de Arbitragem, à data, de que a proposta não estava em conformidade com a lei da proteção de dados e com as indicações IFAB e FIFA."

4 comentários:

  1. "PEDRO GUERRA É UM JORNALSTA NÃO LIGADO AO BENFICA"

    Este Deus Pereira é o PALHAÇITO ideal para representar a lampionagem!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
















    ResponderEliminar
  2. O "SOPA D'AVÓ" E OS ALUCINADOS DO D. AFONSO HENRIQUES

    O CLUBE DE GUIMARÃES QUE A MUITOS DOS SEUS ADEPTOS FAZ UMA SEVERA E PERMANENTE COMICHÃO SE NÃO É APELIDADO DE VITÓRIA, CONTINUA A SER UM GRÉMIO PROVINCIANO, QUASE EM ESTADO SELVAGEM, ONDE IMPERA UMA ESCUMALHA HOSTIL, A RAIAR MUITAS DAS VEZES A VIOLÊNCIA BEM PATENTE NA FORMA COMO SE COMPORTAM EM RELAÇÃO AO ADVERSÁRIO, MUITO PARTICULARMENTE QUANDO O FUTEBOL DO SPORT LISBOA E BENFICA SE DESLOCA AO ESTÁDIO D. AFONSO HENRIQUES, SITO NA RESPECTIVA CIDADE COM O MESMO NOME DO CLUBE.
    SE DENTRO DO ESTÁDIO A EFERVESCÊNCIA RAIA A DEMÊNCIA E A LOUCURA, JÁ NAS IMEDIAÇÕES É MUITO PERIGOSO QUE ALGUÉM ENVERGUE O MANTO SAGRADO.
    APÓS ESTA BREVE INTRODUÇÃO, A AGRESSIVIDADE E O DESTRAMBELHO DE UNS QUANTOS ENERGÚMENOS CHEGOU AO PONTO DE RAFA E JOÃO MÁRIO TEREM TIDO MUITAS DIFICULDADES EM MARCAR UM CANTO A FAVOR DO BENFICA PORQUE O ARREMESSO DE OBJECTOS NA SUA DIRECÇÃO EM DETERMINADO MOMENTO FOI CONTÍNUO E CONSTANTE, NUM AMBIENTE INTIMIDATÓRIO ABSOLUTAMENTE CONDENÁVEL E COM A MISERÁVEL COMPLACÊNCIA DO ÁRBITRO DA PARTIDA, O FAMIGERADO RUI COSTA DO PULINHO.
    AO LONGO DAS ÉPOCAS QUASE SEMPRE TEM SIDO ASSIM. NO SÁBADO PASSADO FOI MAIS DO MESMO.
    ENERGÚMENOS DA IDADE MÉDIA, POR MUITOS CONSIDERADA, EM PARTE, A IDADE DAS TREVAS.
    MAS O QUE FOI MAIS VISÍVEL, FOI O FACTO DOS JOGADORES DO GUIMARÃES TEREM EMPREGUE UMA AGRESSIVIDADE MUITO PARA LÁ DOS LIMITES. MUITA PORRADA, MUITA CACETADA, MUITOS AGARRÕES À BRUTA E COM O APITADEIRO SUPERCONDICIONADO E A FAZER VISTA GROSSA A MUITOS LANCES NO MEIO-CAMPO, CORTANDO ATAQUES AO BENFICA E DEIXANDO SEGUIR JOGADAS FALTOSAS DOS VIMARANENSES. UMA VERGONHA DE JOGO. O CALDINHO ESTAVA BEM CONFECCIONADO COM AS NOMEAÇÕES QUE FORAM FEITAS, ONDE À MAIORIA DOS JUÍZES INTERVENIENTES SÓ FALTAVA ENVERGAREM A CAMISOLA AZUL E BRANCA DAS BARRACAS DE PRAIA DOS SEUS VIZINHOS DA “INBICTA”. PARA AJUDAR À PELEJA, EM CAMPO, É DO CONHECIMENTO DE MUITOS A AFINIDADE CLUBÍSTICA DO SEU PRESIDENTE, TENDO SEMPRE AS BARRACAS DE PRAIA DO FREIXO NO SEU HORIZONTE. É QUE NEM VALE A PENA DISFARÇAR E ASSIM CONVIRIA DE TODO QUE O GLORIOSO TOMBASSE NESTA JORNADA.
    NÃO O CONSEGUIRAM.
    E AQUI É QUE SALTA PARA A RIBALTA O TRISTEMENTE CÉLEBRE “SOPA D’AVÓ”, UM AZUL E BRONCO CONVICTO QUE PARA MARRAR NO VERMELHO BASTA QUE VEJA O PÉ DO NOSSO FLORENTINO BEM FIXO NA RELVA PARA DAR AQUELAS PIRUETAS TÃO BEM CONHECIDAS “À LA TAREMI”.
    HOJE, O GUIMARÃES FAZ UM COMUNICADO QUE É A MAIOR MERDA QUE SE PODE IMAGINAR. UMA FILHA DA PUTICE NO SENTIDO DE CONDICIONAR TUDO E TODOS, DEPOIS DE VARELA TER FEITO, ESSE SIM, UM PENALTY MONSTRUOSO SOBRE RAFA.
    O “SOPA D’AVÓ” BEM SE BATEU AO PENALTY, MAS SEI LÁ PORQUE IMPERATIVO, TALVEZ O DA HONESTIDADE, ISENÇÃO E CONSCIÊNCIA, O VAR E O ÁRBITRO "CAGARAM" NOS PROTESTOS E NOS GRITOS DA ESCUMALHA VIMARANENESE. POIS LÁ PENSARAM QUE ROUvar À BRUTA SERIA DAR DEMAIS NAS VISTAS.
    DEPOIS PARA CÚMULO, UM OUTRO ARTISTA AINDA ENCOSTOU A PERNA AO ODYSSEAS PARA LUDIBRIAR MAIS UMA VEZ O ÁRBITRO DA PARTIDA. CONSEGUIU-O, MAS TEVE AZAR, PORQUE A ESCANDALEIRA SERIA DE TAL ORDEM SE O VAR NÃO INTERVIESSE E DISSESSE AO ÁRBITRO RUI COSTA QUE A FARSA TINHA SIDO MUITO DESCARADA. MAIS UM EMBUSTE “A LA TAREMI” QUE SERIA UMA TREMENDA INJUSTIÇA PARA A EQUIPA DO BENFICA.
    A FOTO ACIMA É A VERDADEIRA COM O EMBLEMA DO GUIMARÃES AO CONTRÁRIO. É ASSIM QUE EU VEJO ESTE CLUBE E ALGUNS DOS SEUS JOGADORES QUE SE ESFARRAPAM E SE ESGADANHAM TODOS PARA TENTAR GANHAR AO BENFICA. ANDRÉ ANDRÉ, O FAMIGERADO “SOPA D’AVÓ”, POR ALGUMA COISA MAIS EM CONCRETO, É UM PIGMEU E ACTUA COMO OS COELHOS DAS PILHAS DURACELL. DURA, DURA, DÁ PORRADA DE CRIAR BICHO SEM NUNCA PARAR. MAS QUE SOPA TÃO RICA E NUTRITIVA!
    ESPERO QUE DENTRO DOS PARÂMETROS DE CIVILIDADE O GRÉMIO VIMARANENSE SEJA RECEBIDO EM LISBOA, NA LUZ, NÃO SEM QUE OS JOGADORES DO BENFICA LHES SAIBAM DAR A LIÇÃO DEVIDA. AOS JOGADORES E ÀQUELE TOLINHO QUE EM DETERMINADOS MOMENTOS DO JOGO EM VEZ DE UM TREINADOR MAIS PARECIA UM TONTO VERDADEIRAMENTE ALUCINADO E OBCECADO EM DERROTAR O MAIOR.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves ser um deficiente, aconselho-te a visitares um psicólogo para que te interne numa instituição de saude.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...