31 outubro 2022

Médio e defesa na mira dos dragões para janeiro; Euforia travada na Luz pelo presidente

O modo Champions ativa outra envolvência, pondo o Dragão mira em prestígio, dinheiro e um analgésico para as dores dos tropeções na Liga. Uma vitória na montra europeia exorciza grandes males, neutraliza a desconfiança e acalma o sistema nervoso. O FC Porto nem carrega a pressão de vencer pelo objetivo primordial, mas não pode perder de vista a aliança possível entre mais uma vitória, avaliada em 2,8 milhões de euros e o primeiro lugar do Grupo B, que facilitaria, no plano teórico, um adversário mais acessível nos oitavos-de-final.
Após empate desolador nos Açores, Sérgio Conceição deposita as fichas no reforço da imagem europeia e dos cofres portistas, sendo ele autêntico mestre na injeção de capital nas depauperadas contas da SAD, tantas vezes acorrentadas às normas de fair-play financeiro. Situação já ultrapassada mas que ainda influenciou a construção do último plantel, ficando patente desde a primeira hora que Sérgio Conceição não tinha ficado absolutamente convencido com os esforços da cúpula, fazendo sentir um misto de desconforto e desagrado por não ter chegado um médio de alta rotação, que ajudasse a fazer esquecer Vitinha...sem demoras. E olhando aos problemas físicos de Pepe e a saída certa de Marcano no final da temporada, um central é um alvo também prioritário.
A natureza dos resultados na Liga, os pontos já perdidos e o distanciamento para o Benfica podem exigir reflexão e resposta, a reboque da reabertura do mercado. Conceição verá com bons olhos essa ação da SAD e está disposto a fazer a sua parte para conduzir o FC Porto à quarta vitória consecutiva na Champions, marca digna de recorde, não tivesse o técnico sido capaz de somar cinco na época 2018/19, embrulhando os triunfos europeus numa excecional viagem vitoriosa, que durou 18 jogos. Responsável por novo acesso aos oitavos, o treinador garantiu no simples passaporte e nas vitórias alcançadas 57,5 milhões.
Uma vitória sobre o Atl. Madrid terá o peso metafórico de um 'venha lá esse médio e um pensamento mais ponderado sobre o reforço da zona central da defesa.

Rui Costa quer travar a euforia que se sente e vive no Benfica, embora internamente tenha elogiado, e muito, a qualidade e atitude da equipa, apurou o CM. O presidente das águias quer blindar o balneário de forma a evitar excessos de confiança que quebrem a onda de bons resultados (18 vitórias e três empates nos 21 jogos oficiais realizados até ao momento).
Internamente a mensagem é clara: ninguém pode tirar o pé do acelerador nesta fase, principalmente até à paragem para o Mundial do Qatar, que se inicia no próximo mês.
Quarta-feira, a equipa do Benfica defronta o Maccabi Haifa para a Champions e apesar de já estar apurada para a próxima fase, quer manter a invencibilidade. Depois há um duplo compromisso com o Estoril: na Liga e depois na Taça de Portugal. Manter a vantagem para os rivais no campeonato e continuar na prova rainha são objetivos que Roger Schmidt e Rui Costa não abdicam. Segue-se a 13ª jornada da Liga, em casa, com o Gil Vicente.
No final desse ciclo, Schmidt poderá dar descanso aos jogadores mais utilizados, com exceção daqueles que forem chamados às respetivas seleções. Contudo, apesar da pausa para a Liga e provas europeias, o Benfica continua em competição, mas na Taça da Liga, onde fará três jogos (dois em novembro e um em dezembro).
No final do ano e princípio de 2023 há dois jogos muito importantes para os comandados de Roger Schmidt e que podem ser decisivos para o que falta da época: a deslocação a Braga e a receção ao Sporting.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...