05 setembro 2022

Schmidt promete: “Não vamos lutar pelo 3º lugar na champions”; Trincão desafiado em Alvalade; “Carmo é a nova torre de controlo do FC Porto”

Quase dois meses depois de assinar contrato com o FC Porto, David Carmo estreou-se oficialmente com a camisola dos campeões nacionais. Anteontem, o central contratado ao Braga foi titular na vitória sobre o Gil Vicente e começou a mostrar as razões que levaram o FC Porto a investir 20 milhões de euros na sua aquisição. Atento ao jogo de Barcelos esteve Rolando, que, sem ficar surpreendido com a exibição segura [ver caixa] do possante jogador – 1,96 metros de altura –, não tardou a identificar o que de superlativo este pode dar à defesa portista. “É a nova torre de controlo! [risos] A altura do David é uma mais-valia, a começar pelo jogo aéreo. É um jogador muitíssimo bom nesse aspeto a nível defensivo e, ofensivamente, já vinha a fazer algum trabalho no Braga. Tem uma capacidade aérea fora de série e a compleição física só ajuda, até para impor respeito aos adversários, algo que faz parte do futebol e que marca a diferença”, assevera o internacional português ao jornal O Jogo, garantindo que a elevada estatura de Carmo não lhe retira outras valências. “Apesar de ter quase dois metros, não perde nada em termos de mobilidade. Tem boa velocidade, coordenação corporal e agilidade na resposta. Além disso, apresenta um nível de passe fora do normal, certamente o Sérgio [Conceição] deu indicações para que aproveitem essa característica dele”, prossegue.
Rolando e David Carmo cruzaram-se no Braga – atuaram juntos em cinco partidas – e o destino quis que, este verão, o segundo rumasse ao clube que o veterano central representou durante quatro épocas e meia. “O Braga é a equipa mais próxima dos três grandes e encara a grande maioria dos jogos com linhas subidas e muita posse, o que obriga a ter qualidade na saída de bola. Nesse aspeto, o David já chegou preparado ao FC Porto, não teve que dar um salto gigante de patamar. Foi mais uma etapa”, explica Rolando, que já viu o ex-companheiro de equipa “casar muito bem” com Pepe diante do Gil Vicente. “Ficou provado em Barcelos que encaixam na perfeição. Ter ao lado um central tão experiente e com a qualidade do Pepe, numa equipa que está habituada a ganhar, vai ajudar o Carmo a crescer, não só a nível de clube mas também de Seleção, até porque o Pepe é um dos titulares de Fernando Santos”, ressalva o experiente defesa, de 37 anos.
Ainda na senda da perspetiva de crescimento do camisola 4 do FC Porto, Rolando adianta que Sérgio Conceição terá um papel fundamental nessa evolução de David Carmo. “É jovem, mas já tem estaleca e maturidade para altos voos, incluindo na Liga dos Campeões. No entanto, com 23 anos, pode crescer muito mais e tenho a certeza de que trabalhar com Sérgio, um treinador experiente e identificado com o clube, vai fortalecê-lo em diversos aspetos técnico-táticos, mas, acima de tudo, mentalmente”, vaticina.

“Não vamos lutar pelo 3º lugar na champions”. O Benfica arranca amanhã a fase de grupos da Liga dos Campeões, frente ao Maccabi Haifa, com Roger Schmidt confiante no apuramento para os ‘oitavos’ apesar dos dois tubarões que terá pela frente. “Ter o Paris SG e a Juventus no grupo não torna a coisa fácil, mas isso não quer dizer que fiquemos satisfeitos em terminar no 3º lugar e seguir para a Liga Europa. Não vamos lutar pelo 3º lugar no grupo”, garante o técnico, frisando que “nada é impossível no futebol”. “É um verdadeiro grupo de Champions e estou satisfeito por ser um desafio novo já que nunca defrontei nenhum destes adversários”, refere, acrescentando: “O Benfica pretende estar sempre na Liga dos Campeões, é algo necessário do ponto de vista financeiro e a competição mais bonita a nível internacional. Tenho a noção do que é jogar a Champions desde os tempos do Leverkusen, é uma prova soberba. Queremos deixar as pessoas orgulhosas.”

Trincão desafiado em Alvalade. Grande aposta de Rúben Amorim para a época 2022/23, após 5 jornadas da Liga, Francisco Trincão é um dos jogadores do Sporting com maior volume de ações ofensivas. Como mostram os dados da Opta, reproduzidos abaixo, o extremo, de 22 anos, está no topo das oportunidades de golo criadas (16), a par de Pote; já tentou o remate por oito vezes, desperdiçando uma ocasião flagrante logo na 1.ª jornada, em Braga; e, apesar de perder muito a bola (69), em parte por ser o jogador que assume maior risco no drible (tentou 20, concluiu 8), é em contrapartida o avançado com mais recuperações, sinal de que tem a preocupação de trabalhar para a equipa.
Atento a estes números e às exibições de Trincão, Amorim mantém total confiança no internacional português e acredita que a sua influência no rendimento coletivo será ainda maior no futuro. Por entre rasgados elogios e em tom de desafio, após a vitória sobre o Estoril, o técnico constatou que o que está a faltar ao camisola 17 é essencialmente um golo. “O Trincão para mim é um grande talento, sempre foi durante a sua formação. Mesmo nos Campeonatos da Europa marcou sempre muitos golos. Está a faltar-lhe isso para ele ter mais confiança. Mas vai aos poucos. Ele não está nem de perto nem de longe dentro do potencial que tem, porque fisicamente é muito forte e desequilibra muito. Falta-lhe o golo e a agressividade de ir para a baliza, mas não lhe falta só a ele”, fez questão de sublinhar Amorim, invocando o exemplo de Pablo Sarabia que “era louco por golos e assistências.” “O que ele tem de fazer é aumentar a fome por marcar golos, e isso vem com o tempo. Mas está a crescer a olhos vistos e está cada vez mais em jogo”, referiu.
Titular nos 5 jogos oficiais da Liga, Trincão soma 435 minutos e só foi substituído duas vezes (Braga e Rio Ave). Nas últimas três jornadas (FC Porto, Chaves e Estoril), o vianense completou os 90 minutos. Só o jogador emprestado pelo Barcelona e o trio formado por Adán, Coates e Pote mantêm nesta altura o estatuto de totalistas. Amorim espera mais de Trincão mas sabe que isso só será possível com mais tempo de competição. Segue-se Frankfurt, na estreia na fase de grupos da Champions.

3 comentários:

  1. Querem mesmo falar de túneis?

    Depois de duas arbitragens indecorosas que o Benfica foi alvo no últimos jogos os cartilheiros da fruta e dos sapos (sempre miseráveis na cola do foculporto) retiraram daí que o Benfica tem sido escandalosamente beneficiado! Até dou de barato que a esta gente, eu ia a dizer gentalha, já não lhes chegue que o Benfica seja escandalosamente roubado todas as semanas. Tem de perder nem que seja subvertendo todas as regras do jogo! Regra numero um: penaltis a favor do Benfica não existem nem que um jogador seja abatido a tiro na grande área, saindo a correr para esconder a arma, dando aos analistas a possibilidade de discutir se o que viram ali foi suicídio ou homicídio!

    Entendeu esta gentalha que o Presidente Rui Costa desceu da tribuna para partir aquilo tudo? Pois se assim não foi uma pena que não tenha sido. Só se lamenta que não tenha concretizado a sua primeira intensão. Compreendo que pelo desfecho final tenha preferido, até pelo excesso de emoções que viva, preservar-se mais um pouco, mas se tivesse posto a boca no trombone teria, a começar por mim, a esmagadora maioria dos benfiquistas do seu lado. Estamos fartos de ser roubados. Pior, roubados e escarnecidos em nossa própria casa!

    E que não que o defensor do Vizela não fez de propósito (claro que ninguém o viu a olhar para o sítio por onde o Gonçalo iria passar!) para derrubar o avançado do Benfica! Quê?!... Alguma vez aquela queda não foi feita de propósito para parar Gonçalo Ramos? E mesmo que não fosse! Salvo raríssimas excepções, ninguém faz penaltis intencionalmente. Ou porque chegam tarde à bola e acertam no adversário ou porque abrem os braços desnecessariamente, porque o árbitro viu o que mais ninguém viu ou por outra razão qualquer, a verdade é que ninguém (a menos que esteja comprado e também aí há muito para contar no livro da farsa) faz penalti porque lhe apetece. Daí os protestos que sempre surgem neste tipo de lances. Todos se acham inocentes. E os desgraçados que marcam o Taremi, então, nem se fala! Basta olhar para o seu ar de sarapantados ao se aperceberem dos mergulhos do iraniano estando eles a um metro de distância!

    Sapos e fruteiros a falarem de tuneis e presidentes no relvado? Que falta de vergonha na puta da cara! E que falta de tomates a dos comentadores que recebem salário só por se dizerem do Benfica! Que moral tem um comentador que se diz benfiquista, quando, perante a opinião de 11 em 12 "especialistas de arbitragem" que corroboram que o penalti no último minuto foi bem assinalado por se enquadrar dentro das regras do jogo, vem dizer que se fosse ele não marcava? Que agenda tem este tipo? A quem quer agradar este individuo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Costa está habituado a estar no túnel? Deve ser por isso que o Benfica nas últimas duas épocas teve 5 penaltis a seu favor e apenas quando os campeonatos estavam mais que decididos! Como é que alguém do Benfica ouve esta barbaridade e consegue ficar Calado, meu Deus! Eu já nem falo das décadas do turista de Vigo sentado no banco de suplentes do foculporto ou do Brunalgas, com a bunda grande no banco dos sapos, quando não circulava pelos balneários dos árbitros ou a cuspir nos presidentes adversários! Os comentadores do Benfica não conhecem a história recente (e a mais antiga) do futebol português? Deixo-vos dois pequenos trechos do livro a «A LIGA DA FARSA E (TODAS AS) OUTRAS HISTÓRIAS DO FUTEBOL PORTUGUÊS» sobre o assunto...

      Chaínho, antigo futebolista do foculporto, ao Observador: «O túnel era intimidante, era. O Benfica chegava ao relvado todo borradinho. Como é que sabia? Pela forma como olhavam para nós.»

      «Quem viveu de perto o Apito Dourado ou teve a desdita de passar no túnel (um dos mais temidos da Europa) entre os balneários e o relvado, sabe do autêntico calvário a que as equipas adversárias e os árbitros foram sujeitos naqueles metros de terror. Não faltam relatos de como as segundas partes (quando algo corria mal nas primeiras) se tornavam num constante frenesim em direção à baliza contrária. Entalados entre os banhos de imersão no caldeirão – mau grado a queda do cabelo, esplêndido para fazer crescer asas nos pés aos felizes contemplados – e os calduços no cachaço com que a guarda pretoriana mimoseava os adversários, a maioria das equipas quase não passava do meio campo com o cagaço. A MDCSDQT (submissa, cobarde e já com o pelo bem amassado, se necessário) gosta muito de lhes chamar “puxão de orelhas” ao intervalo.» (...)

      «Se o valente Góis terá entrado de pistola em punho no balneário dos árbitros, o fugitivo de Vigo sacou do seu (Luís) Grrrrronçalves de algibeira pelo menos em duas ocasiões nas ligas da farsa. Em Moreira de Cónegos, em 2019, e no final do clássico contra o Benfica, disputado najantas a 1 de dezembro de 2017 e sempre com Jorge de Sousa no ponto de mira! António Filipe Alves, o fofinho quarto árbitro do encontro, escreveu este poema de amor no seu relatório de Moreira de Cónegos: «No final do jogo o diretor do clube visitante, Sr. Luís Gonçalves, e o senhor presidente do mesmo clube, Jorge Nuno Pinto da Costa, dirigiram-se se ao balneário da equipa de arbitragem de forma rápida para se despedirem da mesma». Podiam enviar ao dragon Sousa uma caixa de framboesas pelo correio Pedro Pinho, ou, quiçá, disparar um e-mail truncado do Francisco J. Marques para apresentar as despedidas. Mas não. Com o conterrâneo ali tão perto, mal lhes pareceu não entregar em mão o bacalhau da ordem e os salamaleques que lhe eram devidos. São ou não são uns docinhos quando querem?»

      Eliminar
    2. Calado, Abel Xavier e Diogo Luís...
      não entravam mais no Estádio da Luz...


      se eu fosse o PRESIDENTE do BENFICA...

      PS-este Calado como comentador...

      e pseudo-defensor do Benfica...

      é o mesmo que era como jogador...

      ou seja completamente LIMITADO!

      a inteligência dele...

      ou a FALTA da mesma...

      faz MAL à SAÚDE de uma pessoa...

      depois é um SÓSIA...

      do seu ADORADO WEIGLINHO...

      quando o RODOLFO REIS...

      LADRA/GRUNHE para ele...

      fica logo todo borradinho...

      o ABEL XAVIER tem a MANIA...

      que é o CAMÕES de MOÇAMBIQUE...

      para falar de uma coisa simples...

      está UMA HORA a DECLAMAR....

      já o DIOGO LUÍS...

      basta olhar para a CARINHA dele...

      é um WEIGLINHO...

      como o seu ADORADO JULIAN...

      e são estes PASSARINHOS...

      que PSEUDO-DEFENDEM...

      o BENFICA...

      o PIOR é que ainda há mais...

      como o TININHO...

      como lhe chama o GANZADO MENDES...

      outro ADORADOR do Weiglinho...

      o TININHO da cemetebe...

      como diz o BITOR MINTO...

      por isso é que o TININHO...

      é um COMENTADOR...

      no ACTIVO...

      e um TREINADOR DESACTIVADO...

      porque está DESACTUALIZADO...


      o BENFICA é GRANDE demais...

      para esta POBRE GENTE...

      que o representou...

      e PSEUDO-DEFENDE...

      vejam o que o CALADO...

      ABEL XAVIER e DIOGO LUÍS...


      sobre este PENALTI CLARÍSSIMO...

      a FAVOR do nosso BENFICA...

      e depois espreitem...

      o post anterior apenas...

      o nosso grande GONÇALO RAMOS...

      esqueceu-se de dizer...

      e CONTRA...

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...