25 março 2022

"At. Madrid e Benfica apuraram-se na Champions porque fizeram catenaccio como a Macedónia"; Caso Belenenses SAD-Benfica decidido: azuis ilibados, Liga em xeque

O Conselho de Disciplina (CD) ilibou o Belenenses SAD de responsabilidades pela não conclusão do encontro com o Benfica, interrompido no início da segunda parte depois de os azuis ficarem com menos de sete futebolistas, numa altura em que perdiam por 7-0.
Numa nota divulgada no site da FPF, o CD explica que decidiu esta sexta-feira "pela extinção do procedimento disciplinar contra a Belenenses SAD, tendo em conta a prova produzida na audiência disciplinar que evidenciou a existência de pedidos para o adiamento do jogo por parte da SAD arguida fundados na informação de que não dispunha de jogadores suficientes".
Como os regulamentos não "mencionam ou requerem uma específica forma ou tramitação procedimental" para o adiamento do jogo, o CD "entendeu que a circunstância de a SAD arguida ter demonstrado a intenção, inicialmente junto da Senhora Diretora Executiva da Liga e mais tarde na reunião preparatória, de adiar o jogo, é suficiente para afastar a culpa dessa sociedade desportiva, a quem não era exigível seguir um formalismo que não tem previsão regulamentar".
Desta forma, o CD acaba por responsabilizar a Liga pela realização da partida, até porque remete para o artigo 44.º, n.º 3, do Regulamento de Competições, "onde se acautela a possibilidade de a Liga Portugal alterar a data da realização de um jogo das competições profissionais".
A Comissão de Instrutores (CI) da Liga já tinha proposto o arquivamento do processo disciplinar contra a Belenenses SAD, a 25 de fevereiro, mas essa decisão não tinha sido aceite pelo CD, que discordou, por "considerar que a prova produzida durante a instrução indiciava que a SAD não tinha pedido o adiamento do jogo, apesar de, antes de este se iniciar, estar já na posse de informação suficiente para considerar possível o seu término antecipado por insuficiência numérica".
Porém, durante a audiência disciplinar, realizada a 14 de março, o representante legal da Belenenses SAD referiu "o conjunto de diligências que fizera no sentido de que o jogo fosse adiado (diligências essas que não estavam descritas no Relatório Final da instrução apresentado pela Comissão de Instrutores)", concluindo com a frase "Foi desumano terem-nos obrigado a ir a jogo".
Perante isto, o Conselho de Disciplina inquiriu também, já a 22 de março, "um médico e uma dirigente da Liga responsável pelas competições que não tinha prestado declarações durante a fase de instrução do processo" [Helena Pires].
Com todos estes testemunhos, o CD concluiu pela "a existência de diligências prévias ao jogo, por parte da SAD arguida, com vista ao seu adiamento (facto que não tinha sido apurado durante a fase de instrução pela Comissão de Instrutores)" e "desistiu da acusação".

"At. Madrid e Benfica apuraram-se na Champions porque fizeram catenaccio como a Macedónia". O jornalista italiano Fabio Caressa mostrou-se cáustico em relação a nova eliminação da Itália de um Campeonato do Mundo, agora após a eliminação caseira aos pés da Macedónia do Norte. Mostrou-se favorável a um futebol mais prático e deu o exemplo da Liga dos Campeões.
"Villarreal, Atlético de Madrid e Benfica qualificaram-se na Liga dos Campeões porque fizeram catenaccio como a Macedónia do Norte. O futebol é muito mais simples do que pensamos, fazemos muitos cenários mentais sobre o jogo, sobre as táticas e assim por diante", reiterou num comentário na televisão italiana Sky Sport.
O jornalista italiano vai mais além e garante que Roberto Mancini colocou a jogar alguns futebolistas "por gratidão" e não por estarem num bom momento de forma.
"Aqueles que jogaram mal deram conta disso e souberam que não estavam em condições também porque nem sequer são titulares nos seus clubes. Isso significa alguma coisa", apontou, frisando que Mancini "deve demitir-se" apesar do êxito no Euro'2020. "Ele está ao comando do grupo e falhou. O Europeu permanece e deve ser lembrado, foi um grande sucesso, mas daqui a alguns anos também lembraremos a derrota contra a Macedónia do Norte", deu conta Caressa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...