25 março 2022

Com a diferença de pontos do FC Porto para o Sporting e ainda... "os jogos ganham-se nos campos, porém há sempre quem se ilude com grandezas aparentes"

Na sequência dos processos disciplinares levantados pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol a elementos do FC Porto, após queixa do Sporting no seguimento do clássico do campeonato no Estádio do Dragão, realizado em fevereiro, António Oliveira, que representou os dois emblemas e foi selecionador nacional, tece algumas considerações sobre aquilo a que chama de "pressões" que se fazem sentir quando os campeonatos caminham para o seu final e as decisões chegam.
"Quando os campeonatos se aproximam do seu fim e a diferença de pontos, mesmo com alguma segurança, pode ser esbatida, as pressões são mais do que muitas", refere António Oliveira, fazendo notar que "as estratégias saltam dos relvados para os processos, no desafio de vale tudo, para se conseguir vencer, seja a que preço for".
Desse modo, António Oliveira lamenta que os clubes andem a procurar movimentos dos adversários para apresentarem queixas junto das instâncias de disciplina das competições.
"Aos adversários mais diretos, vasculham-se falhas, inventam-se intenções malvadas, com o desejo de evitar a presença dos melhores no onze que nos defronta", assinalou o antigo jogador de Sporting e FC Porto, entre outros emblemas.
Por outro lado, e sem mencionar nomes, o antigo selecionador nacional defende que "saber perder é muito mais difícil do que saber vencer".
"E, muitas vezes, surgem protagonistas do improviso, da invenção, com a agravante de não se conseguirem ver ao espelho", relatou António Oliveira, criticando alguns especialistas que vê aparecer na comunicação social.
"É cada vez mais fácil descobrir as intenções que as prosas escondem, mesmo sem conseguirem disfarçar o cuidado da subtileza. Ninguém confessa o clubismo", assinalou ainda António Oliveira, em declarações num artigo de opinião que assina no jornal A Bola.
Além disso, António Oliveira defende que "os jogos ganham-se nos campos, porém há sempre quem se ilude com grandezas aparentes".
E por conseguinte, o antigo selecionador nacional e ex-jogador de FC Porto e Sporting, entre outros emblemas, deixa ainda uma questão no ar: "Acham que os adeptos dos outros clubes sofrem de miopia grave?", interroga António Oliveira.
O clássico entre FC Porto e Sporting do campeonato ainda não terminou, estando processos ainda em andamento. Recentemente, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol abriu participações disciplinares contra Sérgio Conceição (treinador do FC Porto), Vítor Baía (vice-presidente dos azuis e brancos e administrador da SAD do FC Porto) e Rui Cerqueira (assessor de imprensa da equipa principal portista).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...