16 fevereiro 2022

Visão espanhola: Ficou por marcar um "livre indireto por jogo perigoso do Palhinha" no último lance do clássico. Golo de Taremi é legal e não há penalti sobre Evanilson

Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, analisa principais lances do clássico entre FC Porto e Sporting. Para o ex-juiz, Evanilson simulou uma grande penalidade, aos 10 minutos, mas ficou por marcar livre indireto dentro da área leonina no último lance da partida.

Aqui [1] temos uma simulação clara. O avançado do FC Porto manda-se para o chão. Em jogos como este, tão intensos, os árbitros tentam aguentar os cartões, mas um amarelo aqui mostrava aos jogadores que não irias permitir este tipo de lances. Não há nada, deixa-se cair.

Esta [2] é uma jogada que o árbitro vê muito bem, por isso não percebo como não assinala livre indireto por jogo perigoso do Palhinha. Ele está centrado, não há nada que o tape e, por isso, tinha de ter dado um livre indireto a favor do FC Porto na linha da pequena área. Mais, se o VAR vê que há contacto do defesa na cabeça do Pepe, teria de chamar o árbitro principal, porque se assim fosse, de livre indireto passaria a penálti. Contudo, acho que não há. Nesta profissão, pagam-te para ver. Ele está de frente e vê perfeitamente, por isso tem de assinalar.

Erro grave do árbitro [3], porque quem faz falta é o jogador do FC Porto. O Coates tenta chegar a bola e tem os dois pés assentes na relva, enquanto o Taremi, com medo, levanta o pé e acaba por entrar de forma negligente e atingir o defesa do Sporting.

É golo [4], não há muito mais a dizer. O avançado do FC Porto foi mais forte do que o defesa, saltou mais alto e cabeceou para golo. Há um contacto, sim, mas é futebol. A pergunta que se faz aqui é: Apitarias penálti? Não, pois não? Então é golo. O avançado foi mais forte, jogou a bola, ganhou posição, rematou de cabeça e, por isso, é um golo legal.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...