17 fevereiro 2022

"Se todos forem como eu, preferem perder 5-0 assim do que empatar com FC Porto"; "Palhinha sem castigo não faz sentido absolutamente nenhum", diz jurista

A decisão do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em abdicar da aplicação do castigo a João Palhinha "não faz sentido absolutamente nenhum", frisa o jurista Gonçalo Almeida.
"O atleta foi sancionado com um jogo de suspensão no âmbito de um processo disciplinar que deu aso a vários recursos. A decisão que transitará em julgado, salvo eventual recurso para o Tribunal Constitucional, é aquela agora proferida pelo Supremo Tribunal Administrativo (STA), que concluiu que a decisão originária do CD da FPF devia ser respeitada. Trata-se de aplicar uma sanção que, entretanto, estava suspensa em virtude dos recursos", notou à Lusa o ex-advogado FIFA e especialista em direito desportivo.O órgão disciplinar federativo confirmou que, face ao ponto sexto do artigo 164.º do regulamento disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), "os cartões amarelos exibidos numa época ao jogador não contam para efeito de acumulação na época seguinte", impedindo que a respetiva sanção "alguma vez venha a ser cumprida."
"Esta nota de esclarecimento do CD da FPF não faz sentido. O que faria sentido seria, perante uma decisão transitada em julgado, confirmando a sanção de um jogo de suspensão, esta aplicar-se de imediato, mesmo que seja na época seguinte. Caso contrário, sempre que uma decisão final seja conhecida na época seguinte, ninguém será sancionado. Seria aberrante e altamente perigoso", reiterou Gonçalo Almeida.
Horas antes, o STA tinha confirmado a incompetência do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) na apreciação ao recurso do futebolista do Sporting face ao quinto cartão amarelo visto na edição 2020/21 da Liga, de acordo com o acórdão a que a Lusa teve acesso.
"É mais uma decisão no âmbito deste processo que é tudo menos surpreendente e até bastante expectável. Aliás, o único aspeto verdadeiramente surpreendente foi o facto do TAD se ter considerado competente para decidir sobre o assunto, contrariando, de forma gritante, a sua própria lei. Matérias em torno da amostragem de cartões escapam à sua jurisdição", notou o jurista, aludindo ao artigo quarto da lei daquela instância de recurso.
O STA frisou que "as questões estritamente desportivas serão aquelas que tenham por fundamento e origem normas de natureza técnica ou caráter disciplinar, emergentes da aplicação de leis do jogo, dos regulamentos e das regras de organização das provas".
"Havia o risco de, entretanto, o João Palhinha ter sido transferido nesta última janela de transferências e a sanção disciplinar ser aplicada ao serviço de um clube no estrangeiro. Esse cenário não se verificou e parece-me que esta novela disciplinar chega ao seu fim com a confirmação do Supremo Tribunal Administrativo da decisão anteriormente proferida pelo Tribunal Central Administrativo do Sul (TCAS) ainda que caiba recurso, apesar de improvável, para o Tribunal Constitucional", concluiu Gonçalo Almeida.
João Palhinha recebeu o quinto cartão amarelo no triunfo sobre o Boavista (2-0), da 15.ª jornada, em 27 de janeiro de 2021, e foi sancionado com processo sumário, tendo o CD da FPF considerando improcedente o recurso do Sporting e mantido a suspensão.
O médio apresentou uma providência cautelar no TCAS para suspender a eficácia do castigo e foi utilizado pelo treinador do Sporting, Rúben Amorim, a partir dos 61 minutos da vitória frente ao rival Benfica (1-0), no dérbi da ronda seguinte, em 1 de fevereiro.
Em 16 de março, o TAD anulou a sanção automática de um jogo de castigo, mas sem retirar o cartão amarelo, ao basear-se na admissão do erro do árbitro Fábio Veríssimo em admoestar o jogador leonino, que terminou a época sem cumprir a referida suspensão.
A FPF recorreu para o TCAS, que, em 7 de outubro de 2021, aceitou este apelo por unanimidade, dada a "ausência de jurisdição do TAD para apreciar e decidir sobre o cometimento da infração prevista", revogando a anulação do castigo imposto pelo CD, decisão também selada pelo STA, após o recurso interposto por João Palhinha.
Adaptando-se para evitar que os futebolistas pudessem recorrer em nome próprio para o TAD, o CD da FPF passou a partir de 15 de fevereiro de 2021, com base neste imbróglio, a dar a clubes e agentes desportivos a possibilidade de defesa em processos sumários.

"Se todos forem como eu, preferem perder 5-0 assim do que empatar com FC Porto". A temporada do Sporting tem sido marcada por altos e baixos. Se é verdade que já repousam dois troféus no museu verde e branco, relativos à conquista da Supertaça Cândido de Oliveira e da Taça da Liga, é indesmentível também que a nível europeu a temporada leonina é de sucesso, com a qualificação para os oitavos de final da mais importante prova europeia de clubes do 'velho continente'. Porém, a Champions League tem sido também palco de algumas goleadas sofridas pelo conjunto orientado por Rúben Amorim.
O Sporting foi goleado em casa perante o Ajax, ainda na fase de grupos, mas esse desaire pesado não impediu os leões de avançarem para uma fase mais adiantada da competição, ultrapassado um grupo que contava com o Borussia Dortmund. Os germânicos ficaram pelo caminho.
Agora, o Sporting foi derrotado por 5-0 diante do Manchester City, de Pep Guardiola, mas isso não apaga a caminhada verde e branca de sucesso, aos olhos dos adeptos e ex-dirigentes.
Henrique Monteiro é um deles e determina este antigo diretor leonino que prefere perder por goleada contra os britânicos do Manchester City do que empatar a duas bolas frente ao FC Porto, como aconteceu recentemente no Estádio do Dragão, num embate que terminou com desacatos.
"Se todos os adeptos forem como eu, preferem perder 0-5 assim do que empatar 2-2 com o FC Porto do modo que empatámos", atirou Henrique Monteiro, numa frase que reflete bem o descontentamento deste ex-dirigente em relação aos acontecimentos que se verificaram no palco nortenho, em jogo do campeonato português.
A este respeito, o antigo dirigente do Sporting aproveita um artigo de opinião que assina no jornal A Bola para criticar o comportamento dos dirigentes do FC Porto.
"É bom que no FC Porto se saiba que há um tempo que acabou; o tempo dos cafés com leite, de compras e vendas de árbitros", afirmou Henrique Monteiro, já depois de fazer referências ao processo Apito Dourado.
Por outro lado, o antigo dirigente dos leões acredita que o processo Apito Dourado deixou uma marca de "suspeição" no futebol nacional e vê que só o FC Porto é que ainda não procurou novos caminhos.
"Ficou um ambiente de suspeição geral no futebol. Esse ambiente tem vindo a mudar, com destaque — digo-o com tanto orgulho como vejo ser a verdade — para o Sporting. O Benfica, desfazendo-se de Luís Filipe Vieira, seguiu, igualmente, um caminho mais correto. Só o FC Porto mantém os velhos hábitos e o velho presidente", referiu Henrique Monteiro.

3 comentários:

  1. Supremo decidiu que o TAD era incompetente para decidir sobre a questão por ser de estrito âmbito desportivo.
    Assim sendo há alguém que tem de ser penalizado por recorrer a um tribunal civil para resolver questões de estrito âmbito desportivo, como na altura muitos avisaram.
    Se calhar o assunto ainda não vai morrer por aqui...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Este Henrique Monteiro é um asco de gente! Um oportunista desmedido! Este senhor acrescenta ZERO à sociedade. Quando ganham sao os maiores, quando perdem é culpa do Presidente Pinto da Costa.
    Infelizmente ainda existem meios de comunicação dispostos a patrocionar estes inergumes.
    Só lembrar este senhor: (i) Processo Cashball (arbitros, jogadores e dirigentes sportinguistas (ii) Andre Horta fuzilado por adeptos do sporting com uma garrafa na cabeça, em pleno estadio de alvalade (que alias, são os unicos adeptos do mundo acusados de terrorismo) (ii) processo Apito Vermelho (iii) Processo Mala Ciao (IV) processo dos emails e recentemente a divulgação sobre eventuais pagamentos ao Bruno Paixao atraves do saco azul.
    Deve ser este o maravilhoso mundo novo do dirigismo no futebol portugues a que este senhor se refere.
    So para relembrar os mais destraidos: o sr Bruno de Carvalho, ex presidente sportinguista foi eleito com mais de 85% do votos! Apostaria que este Senhor tambem votou nele...
    Queixam-se permanentemente do Porto, mas ainda há pouco tempo não se rogaram em negociar com uma troca de jogadores com o FC Porto. Neste caso deu um certo jeito, certo? Cambada de hipocritas!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...