25 fevereiro 2022

Pote volta a parar. Clássico pode estar em risco; As exigências do Benfica para fechar negócio; Jogos com 60 minutos de tempo útil. Cronometro vai parar quando o jogo estiver interrompido. A experiência revolucionária será aplicada na Taça Revelação

O Botafogo continua interessado em contratar Gilberto, lateral-direito do Benfica. Mas os encarnados, contudo, continuam à espera de uma oferta do clube carioca pelo jogador contratado ao Fluminense, na temporada passada.
A SAD benfiquista, avança A Bola, pretende 4 milhões de euros pelo lateral-direito de 28 anos, mais do que os 3 milhões pagos pelas águias ao Fluminense em 2020. O mercado brasileiro está aberto até dia 12 abril (fecha no final de março para as equipas que competem na Taça Libertadores, o que não é o caso do Botafogo), o que dá ainda bastante tempo para a conclusão do negócio.
Até ao momento só surgiram sondagens pelo atleta, cujo contrato no Benfica só termina em 2025. O Botafogo está em reconstrução, depois de ser adquirido por John Textor, empresário norte-americano que esteve interessado em investir na SAD do Benfica, e que chegou a acordar a compra de 25 por cento do capital da sociedade com José António dos Santos, maior acionista individual da SAD do Benfica.
Uma saída até à segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, marcada para 15 de março, é improvável. Os encarnados querem ter todos os jogadores disponíveis para o encontro de Amesterdão, um dos mais importantes de toda a temporada.

Pote volta a parar. Clássico pode estar em risco. Numa fase derradeira da preparação do Sporting para o jogo de amanhã com o Marítimo, Pote voltou a viver mais um capítulo azarado numa época marcada por lesões. Depois de ter voltado a sorrir na vitória perante o Estoril, em que abriu o marcador e quebrou um jejum de quase um mês em branco, o avançado de 23 anos ressentiu-se de uma lesão muscular na coxa esquerda nas últimas sessões de treino dos leões, sendo para já carta fora do baralho para a deslocação à Madeira e, de acordo com informações recolhidas pelo jornal Record, uma provável baixa tendo em vista o clássico com o FC Porto, na 1ª mão da Taça (dia 2 de março). Desta forma, Pote acaba por ser mais uma dor de cabeça para Amorim, uma vez que o técnico de 37 anos já registava algumas baixas no plantel para a partida com o Marítmo: Sarabia (castigado por um jogo), Tabata (suspenso de forma preventiva) e Palhinha (a cumprir a segunda de três partidas de suspensão). Um duro revés para o internacional português, que tem sido fustigado pelas lesões. 

Cronometro vai parar quando o jogo estiver interrompido. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai dar um passo importante no combate ao reduzido tempo útil de jogo. A experiência revolucionária será aplicada na Taça Revelação, disputada pelas equipas sub-23, e consiste em partidas de 60 minutos com duas partes de 30 minutos cronometrados. O relógio será parado cada vez que o encontro estiver interrompido, seja por uma falta, um lançamento, um canto ou até mesmo um golo, à semelhança do que acontece no futsal.
O tempo útil de jogo tem sido uma questão bastante debatida, com vários estudos a demonstrarem que se joga uma reduzida percentagem dos 90 minutos. Tendo por base estes estudos, a FPF vai requerer autorização ao International Football Association Board (IFAB), órgão que regulamenta as regras do futebol, para fazer este ensaio, numa lógica de melhorar a qualidade e tempo útil de jogo. O início da experiência coincide com o arranque da Taça Revelação, agendado para abril. Este ano a competição terá um novo formato e será disputada por oito clubes: os seis participantes no apuramento de campeão da Liga Revelação mais os dois melhores classificados da fase de apuramento para a Taça Revelação. A prova será composta por uma fase de grupos, em que as equipas jogam entre si apenas uma volta, meias-finais a duas mãos e uma final, disputando-se 17 jogos no total.
O plano inclui a transmissão televisiva de todas as partidas para que também o espectador e adepto possa vivenciar esta experiência pioneira. Após o desfecho da competição, será feita a análise dos dados recolhidos e uma respetiva avaliação. Para o efeito, a FPF irá solicitar a uma universidade que produza um relatório pormenorizado, medindo reações dos jogadores, treinadores e árbitros, a qualidade do jogo, o comportamento e interação do público, entre outras coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...