07 fevereiro 2022

Benfica com o pior arranque dos últimos 25 anos; "Benfica não estava a 12. Jesus não pode ser tratado como uma coisa qualquer. O Benfica neste momento é uma alegria para sportinguistas e portistas"

O ano de 2022 começou com sobressaltos para o Benfica de Nélson Veríssimo. Em seis jogos, só bateu o Paços de Ferreira e o Arouca e empatou com Moreirense, no campeonato, e Boavista, na Taça da Liga, encontro que seria decidido nos penáltis. As derrotas com Sporting e Gil Vicente, da Taça da Liga e no campeonato, respetivamente, ampliaram o mau momento e colocaram este arranque de ano civil como o pior em 25 anos. Desde 1997 que o Benfica não atingia semelhante balanço, então com três derrotas, um empate e duas vitórias.
Daí para cá, tivera sempre pelo menos três triunfos nos primeiros seis jogos do ano até... 2021. Com Jorge Jesus, os encarnados também só venceram dois encontros, registo melhor do que o de Veríssimo por terem mais um empate (3), perdendo apenas um. Agora, a intenção é ganhar, até para evitar igualar a sequência de 2020/21, quando as águias estiveram quatro jogos sem vencer (três empates e uma derrota). Isto frente a um Tondela ante o qual o Benfica ganhou em todas as seis visitas à região centro, com 17 golos marcados e dois sofridos.

"Benfica não estava a 12. Jesus não pode ser tratado como uma coisa qualquer". O momento do Benfica é mau e Rui Costa já veio a público para criticar as arbitragens e, ao mesmo tempo, exigir compromisso a quem serve o clube da Luz nas mais variadas áreas, sobretudo ao nível do futebol profissional, sempre votado a grande mediatismo e atenção por parte dos sócios, adeptos e simpatizantes.
"Assumo a responsabilidade enquanto presidente, exigindo que ninguém se esconda", disse Rui Costa, querendo que o clube possa sair o quanto antes do lugar onde se tem colocado nos últimos tempos, perdendo de forma consecutiva em várias frentes e competições, e vendo os rivais cada vez mais perto dos objetivos, enquanto as águias, que voam baixinho nesta fase, estão mais longe.
A época encarnada tem sido marcada por diversas mudanças, começando logo no verão com a saída precipitada de Luís Filipe Vieira no âmbito do processo Cartão Vermelho, seguindo-se a saída de Jorge Jesus no final de dezembro de 2021.
Apesar destas mudanças, o Benfica tarda em se reencontrar com o caminho das vitórias e das conquistas e a paciência dos benfiquistas já se esgotou.
Ciente disso, Rui Costa entendeu ser chegado o momento de tomar uma posição pública, até porque o Estádio da Luz voltou a ser palco de contestação e indignação, com lenços brancos a serem mostrados.
Octávio Machado, antigo treinador de futebol e ex-dirigente português, amigo de Jorge Jesus, lamenta que o clube encarnado esteja a enfrentar esta situação.
"Não gosto de ver lenços brancos a este treinador nem a qualquer outro. Não gosto e nunca gostei. Outros têm outros critérios. Eu nunca gostei dos lenços brancos. Os lenços brancos, em Portugal, são para a despedida de Nossa Senhora de Fátima, é nas touradas para as voltas. No futebol é ao contrário, é para a saída das pessoas. Eu não gosto de lenços brancos aos treinadores no futebol".
Por outro lado, Octávio Machado insistiu na ideia de que a saída de Jorge Jesus colocou maiores problemas ao emblema benfiquista. "O Rui Costa mandou o Jesus embora? Não sei, é uma novidade. É uma novidade", disse, realçando que quando Jorge Jesus deixou o comando técnico encarnado o Benfica estava mais próximo do primeiro lugar.
"O Benfica não estava a 12 pontos do primeiro, estava a quatro. Neste momento está a 12. Isto aconteceu em três ou quatro jornadas", afirmou Octávio Machado, dizendo que Jorge Jesus "não pode ser tratado como uma coisa qualquer, como alguns o tratam", apontando para as conquistas que Jorge Jesus, na sua primeira passagem, deu ao Benfica.
Relativamente às palavras de Rui Costa, Octávio Machado sustentou ainda que estranha que seja Rui Costa a dar a cara e, até agora, outros dirigentes não o tenham feito.
"O Rui Costa veio dar a cara mas já o devia ter feito há mais tempo, há muito mais tempo. Se calhar, não tinha chegado a este ponto", declarou Octávio Maachado, em comentário na CMTV, deixando um aviso a Rui Costa.
"Ele tem que olhar para as costas do Luís Filipe Vieira e ver as dele", atirou Octávio Machado, realçando que, atualmente, o Benfica é um motivo de "alegria" para os rivais.
"O Benfica neste momento é uma alegria para sportinguistas e portistas", concluiu Octávio Machado num comentário sobre a realidade e atualidade encarnada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...