18 janeiro 2022

Newcastle pondera ataque na Luz; Benfica quer 'despachar' Taarabt mas não tem propostas; Paulo Gonçalves (esse mesmo!) foi quem fez as exigências de última hora por Darwin. Rui Costa não gostou; Evanilson é o avançado brasileiro com mais golos nas principais ligas europeias. Espanhóis apontam-no à 'canarinha'

O nome de Darwin Núñez está no topo da lista do Newcastle para o reforço do ataque já nesta janela de transferências de janeiro. Os milionários da Arábia Saudita proprietários dos ‘magpies’ estão desesperados com a espectro da eventual descida ao segundo escalão – a equipa ocupa o penúltimo lugar, com apenas 12 pontos em vinte jogos – e pretendem contratar de imediato o internacional uruguaio do Benfica. A SAD dos encarnados só admite negociar por 60 milhões de euros, sendo que em 2020 pagou 24 milhões ao Almería.
Só que o clube espanhol garantiu na altura 20% das mais-valias numa futura transferência, sendo que os agentes do avançado têm direito a mais 10% dessa verba. Ou seja, os responsáveis do Benfica entendem que para fazer face a essas obrigações contratuais só compensa vender o passe de Darwin a partir dos tais 60 milhões de euros. Segundo informações que chegam de Inglaterra, o Newcastle já estuda uma alternativa caso não consiga concretizar a transferência do uruguaio, considerada prioritária. Trata-se de Zapata, avançado do Atalanta, sendo que os italianos pedem 45 milhões de euros pelo passe do colombiano. Contudo, o facto de já ter 30 anos é uma clara desvantagem em relação a Darwin Núñez, cuja juventude (22 anos) implica uma tremenda margem de progressão e abre boas perspetivas de ainda poder obter retorno numa futura transferência. Algo que não será muito improvável no caso de Zapata, por quem os ingleses só admitem pagar 30 milhões de euros.

Benfica quer 'despachar' Taarabt mas não tem propostas. Taarabt está com a vida difícil no Benfica, mas a saída do clube da Luz também não se afigura nada fácil para o marroquino. É que além de ter perdido espaço desde a chegada de Nélson Veríssimo ao comando das águias, também não tem, até ao momento, emblemas interessados nos seus serviços. É certo que ainda faltam cerca de duas semanas para fechar o mercado de transferências de janeiro, pelo que até lá tudo pode acontecer, mas o jogador também está preparado para ficar na Luz e lutar para recuperar o seu espaço.
De qualquer forma a saída do médio parece uma inevitabilidade e, se não for agora, dificilmente passará do verão. É que essa também será a última oportunidade de o clube da Luz poder lucrar com o jogador. É que este acaba o contrato em 2023 e ficará livre para assinar por outro clube a partir de janeiro desse ano.

Paulo Gonçalves (esse mesmo!) foi quem fez as exigências de última hora por Darwin. Rui Costa não gostou. Rui Costa não gostou das exigências de última de hora impostas por Paulo Gonçalves para Darwin assinar pelo Benfica e comunicou esse desagrado a Luís Filipe Vieira. Contudo, de forma surpreendente, o então presidente das águias não queria que o antigo assessor jurídico do Benfica – que representou o jogador na negociação com as águias – fosse confrontado. Numa escuta intercetada pela Operação Cartão Vermelho, o atual presidente do Benfica mostrou-se incomodado pelo desejo que o uruguaio assinasse contrato sem realizar exames médicos, mas Vieira pretendia que essa situação fosse esclarecida por um terceiro e não pelo antigo colaborador. E pediu a Rui Costa para que não ligasse a Paulo Gonçalves pelo “amor de Deus”, ainda que o próprio Vieira também se tivesse recusado a dar esse passo. Segundo a escuta intercetada pela investigação, Vieira alegava que se ligasse ao jurista iria “chatear-se”, o que deixou Rui Costa sem saber o que fazer. A solução encontrada por Vieira seria telefonar a João Gonçalves, diretor-desportivo do Almería, clube ao qual o avançado foi contratado. O objetivo seria pressioná-lo para que o jogador realizasse os exames médicos antes de assinar contrato e, se tal não acontecesse, o jogador “ficaria lá”, na equipa que milita no segundo escalão do futebol espanhol. De qualquer forma, antes de contactar o responsável do clube espanhol, Rui Costa optou por ligar em primeiro lugar ao empresário Bruno Macedo, que também terá estado envolvido na transferência do jogador, que chegou ao emblema da Luz a troco de 24 milhões de euros.

As boas exibições de Evanilson vão começando a despertar a atenção além-fronteiras, ao ponto de o prestigiado jornal espanhol ‘As’ já ter colocado o avançado do FC Porto na órbita da seleção brasileira. A verdade é que, olhando para o rendimento dos pontas-de-lança das principais ligas europeias que habitualmente são convocados por Tite, Evanilson possui o melhor registo, superando craques como Roberto Firmino (sete golos), Gabriel Jesus (seis), Matheus Cunha (quatro) e Richarlison (três), mesmo não sendo este último propriamente um jogador de área. De resto, o avançado dos dragões não é um desconhecido para a estrutura da seleção brasileira, uma vez que chegou a fazer parte da equipa que disputou e venceu os Jogos Olímpicos do Japão. A subida ao patamar seguinte é bem mais difícil, mas o mais desejado para o jovem dragão.

7 comentários:

  1. Mais um grande crime nesta escuta!
    Que grande crime!
    Crime, crime, crime, crime...creme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. de facto nao ha crime, ficamos com a lavagem de dinheiro e o assalto ao ass-hole-b. onde andam os erious??
      e nas outras escutas? nao comentaste jumento?

      Eliminar
    2. Crime, nada.

      Isto só prova que o atual benfica está entregue a um pau mandado do vieira, que nem podia pegar no telefone sem a autorização de "il capo".

      O facto de o Paulo Gonçalves ter o vieira seguro pelos tomates é só um indício de que o benfica estava totalmente subjugado a interesses de terceiros.

      Mas como nada disto é crime ou creme, não interessa para nada.

      Ai galináceo, não acordes não...

      Eliminar
  2. Paulo Gonçalves deveria ser a grande e fantástica nova aquisição do sport lisboa e batota!!!! A falta que ele faz!!! Ai se ele resolve dizer em tribunal, tudo o que sabe???? Até por que já lá não tem o grande líder para o proteger!!! Ou será que tem???? Daquela escola de virtudes, tudo se espera, ou pode suceder, sustentada que é pela lampionagem, acéfala e fanática, sempre pronta a encobrir toda a podridão que grassa lá por casa!!! Carreguem lampiões.

    ResponderEliminar
  3. O Ministério Público acordou..... e foi buscar um jogo com o Galinheiro B ( Braga), falta os jogos de outras épocas com o mesmo Braga, jogos com o Belenenses, com o Aves,Rio Ave,etc

    Acordam sempre tarde, todos sabem como foram "ganhos" aqueles quadro campeonatos e mais algumas taças Lucilio Baptista!

    ResponderEliminar
  4. o tiquinho tqmbém foi à seleção e o espanhol também vai À seleção. o vainisso também vai. Conclusão deve haver um bar novo em leça chamado seleção.

    ResponderEliminar
  5. o mais fácil é colocar o engenheiro a treinar a canarinha, assim até o marcano jogaria a zagueiro na seleção .

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...