Empatar duas vezes e vencer apenas uma das três saídas no campeonato até agora seria, à partida, motivo de preocupação para Sérgio Conceição, mas a perspetiva é capaz de mudar quando se constata que os resultados permitem ao FC Porto manter-se entre a elite europeia quando joga como visitante. Amanhã, quando pisarem o relvado do Cidade de Barcelos, os dragões vão atacar o 18º encontro sem perder na competição, sequência que começou na época passada, nos Açores, com o Santa Clara. Em Portugal não encontra paralelo. E mesmo entre as cinco principais ligas do Velho Continente é rara.
A última derrota do FC Porto como visitante coincidiu, curiosamente, com a última sofrida pela equipa na Liga Bwin (casa ou fora). Foi em Paços de Ferreira, a 30 de outubro, a que se seguiram 17 jornadas seguidas longe do Dragão a conquistar pontos. Em 11 ocasiões conseguiram a totalidade (três), em seis somente um. As visitas à Luz, ainda em 2020/21, e a Alvalade, já em 2021/22, teoricamente de um nível de exigência superior, encaixam no último caso.
Este período de invencibilidade é o mais longo em pouco mais de quatro épocas de Sérgio Conceição no FCPorto. Até aqui, o máximo do treinador de 46 anos tinham sido 14 jornadas, todas na temporada de 2018/19, em que, paradoxalmente, os azuis e brancos viram o título escapar para o Benfica. A equipa encarnada, diga-se, é a que mais se aproxima da marca portista na atualidade, com 12 jogos seguidos sem voltar a casa derrotada. Ainda assim, a sequência só lhe permite fechar o top 5 da elite europeia, isto é, quando comparado com o das equipas que disputam os denominados “Big 5”. Os dragões figuram no pódio, apenas com Manchester United e RealMadrid pela frente. A sequência dos ingleses é a mais impressionante: 29 jornadas da Premier League sem perder fora. Para se encontrar a última vez que tal aconteceu, é preciso recuar até à 23.ª ronda da prova em 2019/20 (Liverpool). O Real soma 19 e Nápoles (4º) completa este ranking, 13.
Historicamente o FC Porto sai por cima do Gil Vicente nos jogos em Barcelos. Os portistas venceram 12 vezes e perderam cinco. No entanto, as últimas duas visitas para a Liga tiveram finais distintos. Em 2019/20, entraram literalmente a perder no jogo e na prova. Já em 2020/21, golos de Uribe e Sérgio Oliveira valeram-lhe o triunfo.
Saravia pode ser vendido. Cedido até final do ano, Renzo Saravia poderá transferir-se em definitivo para o Internacional de Porto Alegre. «Não descartamos em absoluto o Saravia permanecer no grupo», revelou o vice-presidente Emílio Papaléo Zin, em entrevista ao portal EsporteBandRS.
O FC Porto tentará recuperar o investimento feito na sua contratação.
Espanhóis loucos com extremo ligado ao Sporting. Gonzalo Plata, cedido pelo Sporting ao Valladolid, está a fazer as delícias nos treinos da equipa espanhola e os seus golos e dribles têm sido filmados e colocados em várias redes sociais, o que tem levado a que os adeptos peçam a sua presença no onze. O jogador de 20 anos, natural do Equador, estreou-se na passada semana na derrota com o Girona por 1-0. Jogou 21 minutos.
Dortmund com muitas lesões. Só Schulz saiu do departamento médico do Dortmund para o jogo de sábado com o Monchengladbach. Os restantes lesionados deverão estar fora do jogo com o Sporting. Os defesas Zagadou e Coulibaly estão a fazer progressos quanto aos problemas graves em joelhos, mas não têm ritmo. Os médios Julian Brandt e Reyna ainda não debelaram lesões musculares.
Erro do Benfica ajuda FC Porto no processo da divulgação de emails. É a questão jurídica que pode levar a que o processo da divulgação dos emails dos encarnados não chegue a julgamento. A queixa não foi apresentada pelos dirigentes do Benfica, apenas pelo clube, o que tem sido contestado pelo FC Porto, avança o Correio da Manhã.
Diz a defesa de Francisco J. Marques, Júlio Magalhães e Diogo Faria - respetivamente diretor de comunicação do Porto, ex-diretor do Porto Canal e comentador neste - que o processo deve ser parcialmente arquivado. Pelo menos no que diz respeito aos crimes que dependem de queixa, como é o caso da violação de correspondência e da ofensa a pessoa coletiva.
Ajudar o porto em quê? Então o penaltis não está cheio de razão desde o principio?
ResponderEliminarEstão a temer perder, olha que serão milhões
Nesta jornada já se sente um cheirinho pútrido do que o Conselho de Arbitragem anda a cozinhar, a começar na receita para o jogo do Benfica – Boavista: Hugo Miguel como árbitro principal e Vasco Santos como VAR.
EliminarHugo Miguel, mais conhecido por “Macron”, dispensa grandes apresentações. É conhecido por sistematicamente prejudicar o Benfica, como na época passada, quando negou um pênalti claro sobre Luca Waldschmidt frente ao Paços de Ferreira.
Vasco Santos foi o VAR do FC Porto - Portimonense na época passada, onde ofereceu um pênalti absolutamente escandaloso ao FC Porto que culminou na vitória e respetivos 3 pontos dos azuis e brancos. Após esse escândalo, Vasco Santos veio a público desculpar-se. «Como não tive certezas de que a decisão do árbitro estava errada, decidi não intervir, conforme diz o protocolo. Depois, analisando o lance de uma forma mais tranquila, sem a pressão de não ter de decidir, verifiquei, efetivamente, que a bola só bateu no peito, de uma forma clara.»
Traduzindo por miúdos, ou foi incompetente ou foi conivente. Decidiu seguir o "portoaocolo", em vez de sugerir que este visse as imagens e pudesse assim reverter o erro que acabara de cometer.
Resta esperar que não existam falhas técnicas do VAR e que Hugo Miguel não volte a fechar os olhos se existir algum lance de grande penalidade a favor do Benfica. Esta dupla não augura nada de bom para o jogo que se avizinha.
Posto isto, fica bastante claro que quem não prejudicar o Sport Lisboa e Benfica leva castigo
O suplente de uma equipa derrotada faz as delicias dos espanhois. Estes espanhois são cada vez menos exigentes. Qq dia o roupeiro e o homem da relvas serão escalados.
ResponderEliminarO trengo do sarabia não joga nada, mas ainda rendeu umas comissões.
ResponderEliminarO dortmund não jogará com lesionadas, é sempre educativo tomarmos conhecimento dosto.
ResponderEliminarUma série de 17 jogos impar durante os quais perderam só um campeonato. Fica para a história que parece que tb não vão ganhar o seguinte, mas não deixa de ser uma grande vitória do FC Estatístca.
ResponderEliminarObviamente o processo será arquivado, por isso, os cartilheiros do CM já dão a desculpa do erro.
ResponderEliminarNão foi erro...foi propositado. Acham mesmo que o Vieira e o Pinto da Costa não falaram sobre isso ás escondidas ???
ResponderEliminar