13 julho 2021

Sporting 'atacou' Inter e levou resposta. “Conluio” entre Inter e João Mário “é muito difícil provar”

O Sporting disse esta tarde em comunicado que estranha os contorno dos negócio da ida de João Mário para o Benfica e denuncia um «expediente» para contornar indemnização a que o Sporting teria direito se assinasse por algum clube português.
O clube leonino sublinha até que o Inter recusou uma proposta do Sporting. Fica avisado o encaminhamento do caso para processo judicial.

Eis o comunicado: 

«Em 2016, aquando da transferência do jogador João Mário do Sporting CP para o FC Internazionale Milano, o clube italiano e o Jogador João Mário comprometeram-se, entre outras coisas, a efectuar um pagamento adicional de 30.000.000€ se e quando o jogador viesse a ser inscrito a favor de Clubes portugueses, entre os quais o SLB;

Como é público e notório, o FC Internazionale Milano e o Jogador João Mário acordaram, ontem, na cessação, por acordo, do contrato de trabalho que os unia, para que o jogador, acto contínuo, se vinculasse mediante contrato de trabalho com o SLB; isto depois de o FC Internazionale Milano ter recusado uma proposta da Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD pelo jogador em causa;

É convicção do Conselho de Administração da Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD que foi usado um expediente para que o Inter e o jogador João Mário se procurassem eximir ao que contrataram com a Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD em 2016;

E que esse expediente só ilustra que todas as partes sabiam as obrigações que assumiram em 2016 e a que, volvidos 5 anos, pretendem furtar-se;

A Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD não alimentará publicamente este folhetim, que visa desviar as atenções incómodas sobre outros assuntos da actualidade;

Mas não deixará de defender os interesses do Sporting Clube de Portugal e da Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD em sede própria, responsabilizando os intervenientes pelos danos causados e pelo incumprimento das obrigações assumidas.

Inter responde ao Sporting: "Declarações inaceitáveis e gravíssimas". Entretanto o Inter Milão considerou "inaceitáveis, extremamente graves e falsas" as declarações do Sporting.

Comunicado do Inter Milão:

"O Inter tomou conhecimento do comunicado feito pelo Sporting. As declarações são inaceitáveis, extremamente graves e - mais importante - sem qualquer fundo de verdade. O clube irá proteger a sua imagem e reputação nos locais apropriados."

“Conluio” entre Inter e João Mário “é muito difícil provar”. Os leões acreditam que o Inter de Milão e o médio internacional português João Mário usaram “um expediente” para fugir ao que estava acordado. Lúcio Correia, professor de direito do desporto, considera que a tese do Sporting no “caso João Mário” será muito difícil de provar.
“A partir do momento em que há uma cessação por mútuo acordo entre o atleta e o seu clube – no caso o Inter – é óbvio que o jogador é livre para poder celebrar o contrato de trabalho desportivo com quem quer que seja”, disse à RR.
Este especialista acrescenta que “a grande questão que se pode colocar é como é possível o Sporting poder suscitar uma questão de responsabilidade civil em que poderá vir a reclamar que isto não é verdadeiramente um acordo lícito e que visa somente impedir o Sporting de tentar exercer a tal cláusula anti-rival – que no meu entendimento é nula – mas sobretudo que impossibilita o Sporting de exercer o seu direito de preferência”.
“É um caminho muito complicado. Não estamos perante uma transferência. Estamos perante a contratação de um jogador desempregado e, portanto, estando livre no mercado, é uma contratação normal. Não há aqui qualquer fonte de ilicitude. E é uma questão de prova muito complicada”, acrescenta.
Lúcio Correia prevê o recurso do Sporting para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) e para a FIFA.
“Eventualmente junto do TAD suscitar a questão do pedido de responsabilidade civil pelo não cumprimento da tal cláusula. Eventualmente também perante os organismos internacionais, no caso a FIFA, caso se apure que era esse o foro competente”, referiu o professor de direito do desporto.
Lúcio Correia acrescenta que “é muito difícil provar que o Inter e o jogador fizeram um conluio no sentido de obstar a que o Sporting pudesse exercer um direito. Não é impossível, mas carece de provas muito difíceis de serem obtidas”.

5 comentários:

  1. Aperta com eles Vagandas, tu és o nosso doutor cogagem!

    ResponderEliminar
  2. Carece de provas que entram pelos olhos de toda a gente...só alguém que só vê vermelho na frente dos olhos ou que não tem 2 neurónios para pensar diz o contrário...um clube não faz a venda por 5 milhões e depois rescinde com o jogador e dá-o de Borla! Muito provavelmente as pessoas que dizem isto, são as mesmas que disseram que os contratos foram feitos para se cumprirem... e foram, foi por isso que o Sporting teve de pagar á Doyen!

    ResponderEliminar
  3. Largartagem do meu coração, reparem só no que escreveu o vosso Marquizes a propósito de um reclamação da Sampdória, acerca dos 10% da venda de Bruno Fernandes:


    "A Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD vem por este meio esclarecer que está em curso o prazo para defesa do Clube relativamente a uma queixa apresentada na FIFA pela U.C. Sampdoria.

    Em causa está um diferendo jurídico entre os dois Clubes relacionado com uma cláusula do contrato quando o jogador Bruno Fernandes se transferiu de Itália para Alvalade.

    Entende a Sporting CP - Futebol, SAD, suportada em jurisprudência do Tribunal Arbitral du Sport / Court of Arbitration for Sport (TAS / CAS), que face à resolução unilateral do contrato no Verão de 2018 do jogador com o Clube, que essa mesma cláusula perdeu o efeito jurídico, não tendo a U.C. Sampdoria, consequentemente, quaisquer direitos futuros nos contratos assinados posteriormente, nomeadamente a transferência para o Manchester United FC. A FIFA e, se necessário, os tribunais, esclarecerão cabalmente a questão."


    Ou, como diz o povo:
    QUEM COM FERROS MATA, COM FERROS MORRE!
    QUEM SEMEIA VENTOS, COLHE TEMPESTADES!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há aqui uma diseferenca importante que te "esqueceste de referir. O Sportingnão teve um caralho que ver com a rescisão do Bruno Fernandes. Foi uma filha da putice, que este e os outros fizeram.

      Eliminar
  4. Os sapos chorões sempre a choramingar... patéticos!!!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...