14 julho 2021

FC Porto pensa em defesa brasileiro; "Zero ídolos! Pelo Sporting e por mais ninguém!"; Benfica vai a eleições mas quer resolver primeiro estes sete objetivos

A claque leonina Torcida Verde reagiu, na tarde desta terça-feira, à transferência de João Mário do Sporting para o rival Benfica, pedindo aos adeptos para que não elevem "os futebolistas à condição de 'ídolos'" e que a mudança para um rival não se traduza num ambiente de "antagonismo ou hostilidade".
A Torcida Verde, nesta extensa publicação, recorda ainda os casos de Inácio e Futre, que trocaram o Sporting pelo rival Benfica.

Comunicado da claque leonina:

"ZERO IDOLOS, hoje e sempre!

A Torcida Verde desde há muito tomou posição no que diz respeito ao relacionamento com os futebolistas profissionais. A transformação do futebol num negócio, no qual os futebolistas são 'activos' sempre no mercado, modificou a relação entre os adeptos e os futebolistas.

Nos anos 80, década da fundação da Torcida Verde, a mudança para um rival, de um futebolista com 'raízes' no nosso clube era episódica, provocando consternação e revolta na nação verde e branca. Nesse sentido as saídas de Inácio e Futre para o rival do norte colocaram os adeptos em grande alvoroço.

Nos anos 90, os episódios foram-se sucedendo, assim como as crescentes desilusões. Na Torcida Verde sentimos que viviamos um novo paradigma no qual o relacionamento com os futebolistas teria de se situar no estrito campo do respeito com profissionais 'de passagem' pelo nosso grande SCP. A idolatria era coisa do passado, cujos derradeiros intérpretes talvez tenham sido atletas como os capitães Carlos Xavier, Marco Aurélio e Oceano Cruz.

Ainda no antigo EJA [Estádio José Alvalade], intervimos no tema tabu dos futebolistas, deixando alertas que o tempo viria a validar. No novo EJA, a apresentação da faixa "ZERO ÍDOLOS" marcou a afirmação de um posicionamento, assumidamente contra corrente. O facto de não promovermos os futebolistas à condição de 'ídolos' jamais significou qualquer antagonismo ou hostilidade. Ao contrário, a Torcida Verde, em algum momento participou em ações formais ou informais hostis contra quaisquer profissionais do SCP.

Será pedir-nos o impossível que participemos no circo idólatra que, fatalmente alimenta agentes de futebol, comissionistas... e sobretudo provoca incomensuráveis desilusões nos adeptos. Algo desnecessário, considerando o exorbitante número de futebolistas e outros atletas que trocam o SCP por melhores condições monetárias.

O caso mais recente envolve João Mário. Que seja um episódio que definitivamente, concorra para que os VERDADEIROS adeptos do grande SCP dispendam as suas energias no exclusivo apoio ao clube. E basta!

João Mário é um...profissional de futebol. Mudou para uma entidade patronal que lhe propiciará, faustas condições materiais. Quem pode "exigir" a um adepto do SCP, a idólatra a um atleta, o qual estará "fatalmente de passagem" pelo nosso clube???

Zero ídolos! Pelo Sporting e por mais ninguém!".

Benfica vai a eleições mas quer resolver primeiro estes sete objetivos. O Benfica confirmou, em comunicado, que vai a eleições "até ao final do corrente ano". Esta foi uma das principais consequências da reunião de hoje dos órgãos sociais. De acordo com as águias, há sete "objetivos de curto prazo a que se torna imperativo dar resposta", como a preparação da nova época ou o empréstimo obrigacionista, e só depois haverá então lugar ao ato eleitoral.
"O Presidente da Direção, Sr. Rui Costa, sublinhando a unanimidade de todos os vice-presidentes, informou o plenário que, finda essa missão, irá promover todas as diligências tendentes à realização de uma consulta aos sócios", pode ler-se no comunicado assinado pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, António Pires de Andrade.
"O plenário faz um apelo à união e ao sentido de responsabilidade de todos os benfiquistas na construção de um Benfica cada vez maior", finaliza o comunicado.

Comunicado do Benfica: 

O plenário dos Órgãos Sociais do Sport Lisboa e Benfica esteve reunido esta tarde. Foi analisada em pormenor a situação do Clube e de todo do grupo Benfica, em clima de coesão e unidade. Comum a todos os intervenientes a preocupação de defender os interesses da instituição acima de quaisquer outros.

Ficaram unanimemente identificados os objetivos de curto prazo a que se torna imperativo dar resposta:

- Preparação da época desportiva no futebol;

- Qualificação para a Champions League;

- Preparação da época desportiva nas diversas modalidades;

- Garantir a normalidade na gestão;

- Assegurar um adequado fecho do mercado de contratações e vendas;

- Conclusão, com sucesso, do empréstimo obrigacionista em curso;

- Unidade no universo Benfiquista.

Foi sublinhado que a Direção do Sport Lisboa e Benfica está seriamente empenhada em garantir que esses objetivos sejam alcançados, pelo que terá uma atuação intransigente em relação às matérias abordadas.

Nessa perspetiva irá trabalhar, com dedicação, firmeza e sentido das responsabilidades para garantir a estabilidade e tranquilidade necessárias a fim de que as prioridades definidas sejam resolvidas com sucesso no tempo estritamente indispensável.

O Presidente da Direção, Sr. Rui Costa, sublinhando a unanimidade de todos os vice-presidentes, informou o plenário que, finda essa missão, irá promover todas as diligências tendentes à realização de uma consulta aos sócios.

O ato eleitoral deverá ocorrer até ao final do corrente ano.

O plenário faz um apelo à união e ao sentido de responsabilidade de todos os benfiquistas na construção de um Benfica cada vez maior.

FC Porto pensa em defesa brasileiro. Na procura de mais um central para reforçar o plantel, tendo ainda o sul-coreano Kim Min-Jae, do Beijing Guoan, como alvo prioritário, o FC Porto, avançou o portal Maisfutebol, consultou a situação do brasileiro Ruan, que pertence ao Grémio.
Numa primeira abordagem feita ao emblema de Porto Alegre, os dragões mostraram-se dispostos a pagar cerca de seis milhões de euros pela eventual transferência, mas, como resposta, ouviram que um acordo dificilmente seria feito abaixo da casa dos oito milhões de euros.
Destaque do Grémio desde a temporada passada, Ruan, de 22 anos, tem contrato válido até dezembro de 2022 e uma cláusula de rescisão fixada em 50 milhões de euros. É visto internamente como um dos ativos mais valiosos da equipa dirigida por Luiz Felipe Scolari neste momento.
Enquanto avalia outras opções no mercado, a negociação a envolver o futuro de Kim Min-Jae, por sua vez, está cada vez mais complexa e atrasada. Também na mira de Juventus e do Tottenham, o jogador de 24 anos quer participar nos Jogos Olímpicos, do Japão, o que tem atrapalhado o planeamento e a investida dos interessados.
Antes de avançar concretamente para contratar qualquer novo central, visto que já trouxe e apresentou Fábio Cardoso, ex-Santa Clara, o FC Porto dá prioridade à saída de uma das atuais alternativas disponíveis para Sérgio Conceição: Mbemba e Diogo Leite são os nomes colocados no mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...