30 julho 2021

Clube brasileiro faz sondagem por avançado do Benfica; O novo pretendente de médio do Benfica; Wolves ainda podem 'atacar' no Dragão; Sporting é o grande investidor do...Braga

Ligados pelo mesmo nome há mais de 100 anos, Braga e Sporting, adversários que vão abrir a época 2021/22 com a disputa da Supertaça, estão umbilicalmente unidos pela vertente negocial e financeira nos anos mais recentes. Nas duas últimas décadas, os dois clubes fizeram uma autêntica ponte aérea que transportou jogadores de um lado para o outro, embora com maior fluxo de Alvalade para o Minho, com muitas transferências, montantes elevados em jogo e também polémicas entre os dirigentes. Se o leão tem feito boa parte da sua alimentação em Braga, com ganhos ao nível desportivo, o emblema arsenalista tem retirado enormes dividendos com as vendas de jogadores aos lisboetas. Nos negócios entre estes emblemas desde o ano 2000, o Braga já arrecadou 52,2 milhões de euros, enquanto o Sporting não foi além dos 3,4 milhões, de acordo com os dados publicados no Transfermarkt.
Tal como no reino animal, o clube mais forte alimenta-se do que está abaixo, só que, neste caso, o Braga tem revelado uma dupla faceta, que é a de vender por valores elevados e, ao mesmo tempo, reinventar-se desportivamente, de maneira a aproximar-se dos primeiros lugares e ganhar troféus. Neste particular, a última década tem sido especialmente produtiva para os minhotos, com duas Taças de Portugal e duas Taças da Liga. Já o Sporting, principal investidor nos ativos do Braga, conseguiu na última época, com a conquista do título nacional, rentabilizar uma aposta brutal em jogadores e técnicos da Pedreira. Por outras palavras, deixou nos cofres do Braga qualquer coisa como 28,1 milhões de euros apenas com as aquisições de Rúben Amorim e Paulinho (25,1 milhões de euros, se se descontar Borja, que fez o trajeto inverso), embora com retorno desportivo, algo pouco comum nos negócios entre os clubes desde o ano 2000. Como já se provou esta época, a ligação negocial continua ativa, depois de o Sporting ter assegurado Ricardo Esgaio, em mais um negócio avultado (5,5 milhões de euros).
A primeira transferência do Braga para o Sporting, neste período, foi a de Luís Filipe, e por um montante considerável (3,2 milhões de euros). Foi a única que não teve o dedo de António Salvador, que assumiu a presidência do clube em fevereiro de 2003. Quer isto dizer que o presidente arsenalista foi responsável por 49,3 milhões de euros em vendas ao Sporting, ao longo dos últimos 18 anos.
No trajeto de Alvalade para Braga, o cenário é diferente. A única grande transferência foi a de Borja, por três milhões de euros, a meio da última época, havendo apenas a somar a essa verba os 463 mil euros respeitantes à de Nuno André Coelho, em 2011/12. Os leões têm apostado muito nos empréstimos de jogadores ao Braga e em alguns casos com responsabilidades no pagamento de salários, como se verificou, recentemente, com Sporar. O retorno desportivo tem sido a principal vantagem neste tipo de negócios e a situação de João Palhinha foi a mais evidente. O leão pouco contava com o médio, que relançou a carreira no Minho e voltou a Alcochete como titular e peça fulcral na conquista do título de campeão.

Clube brasileiro faz sondagem por avançado do Benfica. Fora das principais contas de Jorge Jesus para a nova época, a exemplo do que sucedeu em 2020/21, Carlos Vinícius  motivou, segundo avança a Imprensa brasileira, uma sondagem por parte do São Paulo.
O emblema brasileiro terá feito uma aproximação às águias, interessado na cedência do avançado, e pronto a arcar com o salário, mas o Benfica prefere vender.

Florentino está no radar dos holandeses do Feyenoord. Até ao momento, já existiram sondagens pelo médio, de 21 anos, mas à Luz ainda não chegou qualquer proposta pelo internacional Sub-21 das águias.
O jovem formado de águia ao peito encontra-se a efetuar a pré-temporada com a equipa principal, mas, nesta altura, não é certo que vá ficar. Com a concorrência de Weigl e, mais recentemente Meité, as possibilidades de poder entrar nas contas de Jorge Jesus voltam a ser reduzidas. É, por isso, que não está descartada a possibilidade deste poder voltar a rodar, à semelhança do que aconteceu na última temporada.
Na altura, Florentino foi cedido ao Monaco, a troco de dois milhões de euros, ainda que os franceses não tivessem a possibilidade de exercer a opção de compra no final do empréstimo. Como o centrocampista sempre foi visto como um jogador com enorme potencial, a expectativa da direção das águias é que este voltasse à Luz para poder ser opção. Contudo, perante as alternativas que Jorge Jesus tem para o meio-campo, tal dificilmente se irá verificar, mesmo que o desejo do jogador seja representar as águias.

Vitinha é a maior incógnita do plantel do FC Porto. Terminado o estágio de pré-época, a equipa de Sérgio Conceição voltou a casa para continuar a preparar a entrada no campeonato, a 8 de agosto, ainda com o particular de amanhã diante do Lyon pelo meio, mas a última semana no Algarve deixou pistas mais concretas do que será o plantel para 2021/22.
Nesta fase, com o mercado de transferências aberto mais um mês, um dos maiores pontos de interrogação será mesmo Vitinha. O médio regressou ao FC Porto no início da pré-temporada, depois de um ano emprestado ao Wolverhampton, que não ativou a opção de compra estabelecida em 20 milhões de euros, e saiu deste estágio algarvio com papel reforçado no grupo, acrescentando qualidade quando foi chamado à ação.
Nos jogos com Lille e Roma, o internacional português de sub-21 foi opção para os minutos finais (entrou aos 79 na partida com os campeões franceses e aos 83 no duelo com os romanos) e mostrou que está pronto a lutar por um lugar. No particular com a equipa de Mourinho, foi o autor do golo do empate portista e, após o apito final, esteve vários minutos a receber indicações de Sérgio Conceição em pleno relvado, num sinal claro de que o treinador conta com ele no imediato.
No entanto, a continuidade no FC Porto não é um dado adquirido. Ao que o JN apurou, o Wolverhampton, continua na jogada e ainda poderá avançar pelo médio, de 21 anos, caso consiga vender um dos ativos do plantel agora às ordens de Bruno Lage. Os efeitos da pandemia fazem-se sentir no clube inglês a nível financeiro e, sem vendas, será difícil que os “wolves” possam pagar os 20 milhões acordados com a SAD portista há um ano.
Esse é o cenário atual e deixa Vitinha à espera de definições, com a certeza de que entrará nos planos de Conceição para o plantel, caso se feche a porta de saída.

2 comentários:

  1. aquilo para os lados do galinheiro é brutal..

    um via luzes e sabia que se mantivesse o prof rui derrotas que seria campeão...e assim foi...

    agora é outro que transforma uma eliminatória da champions num jogo entre duas pessoas, como tal, o novo presidente das galinhas sabe que o prof rui derrotas nao vai ganhar a Jesus.

    que luzes existem ali no galinhweiro para esta malta ter a certeza que ganha jogos...ja foi uam mala para a russia?? fizeram um choradinho ao vitoria??

    porque é que eu tenho a certeza que vai ser dos jogos mais faceis para o carnide??

    conversas entre ruis, rui costa e rui derrotas:

    ó rui derrotas tu tas ai na russia, se perderes ninguem te vai chatear enquanto que se as nossas galinhas perderem contra ti, para alem da humilhacao do JJ, a minha posicao como presidente fica tremida e depois como posso fazer os meus negocios e os dos meus filhos??

    como posso ganhar 200 mil euros para tar quietinho à espera que alguem se lembrasse que afinal o vieira é ladrão corrupto??

    pois é, a vida ta dificil!!!!!

    carreg(ueir)a vieira



    e o proximo és tu ó pintinho....vai ser uma limpeza!!!!!

    e quando for o pintinho...ja dizia o pedro henriques "uiiiiiishhhh"

    quase 40 anos de ladroagem, vai ser difícil saber por onde começar...

    p.s- a auditoria forense ao mandato do Bruno, repito o forense pois dá aquela ideia de que até debaixo das gavetas da secretaria vao procurar provas contra o Bruno, como anda??

    ja ha resultados???

    quanto roubou afinal???

    ResponderEliminar
  2. Hoje lá saiu a tradicional noticia vinda de italia. Alguém quer comprar um jogador do porto e pagar uma fortuna. Todos os anos existe este franchising. Foi pena ter sido desmentido logo no hora....Deixem lá ainda nos estamos a rir da noticia da bola sob a fabuloso golo do vitinha. Sobre este não pagaram 20 M pq querem pagar mais...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...