Ligados pelo mesmo nome há mais de 100 anos, Braga e Sporting, adversários que vão abrir a época 2021/22 com a disputa da Supertaça, estão umbilicalmente unidos pela vertente negocial e financeira nos anos mais recentes. Nas duas últimas décadas, os dois clubes fizeram uma autêntica ponte aérea que transportou jogadores de um lado para o outro, embora com maior fluxo de Alvalade para o Minho, com muitas transferências, montantes elevados em jogo e também polémicas entre os dirigentes. Se o leão tem feito boa parte da sua alimentação em Braga, com ganhos ao nível desportivo, o emblema arsenalista tem retirado enormes dividendos com as vendas de jogadores aos lisboetas. Nos negócios entre estes emblemas desde o ano 2000, o Braga já arrecadou 52,2 milhões de euros, enquanto o Sporting não foi além dos 3,4 milhões, de acordo com os dados publicados no Transfermarkt.
Tal como no reino animal, o clube mais forte alimenta-se do que está abaixo, só que, neste caso, o Braga tem revelado uma dupla faceta, que é a de vender por valores elevados e, ao mesmo tempo, reinventar-se desportivamente, de maneira a aproximar-se dos primeiros lugares e ganhar troféus. Neste particular, a última década tem sido especialmente produtiva para os minhotos, com duas Taças de Portugal e duas Taças da Liga. Já o Sporting, principal investidor nos ativos do Braga, conseguiu na última época, com a conquista do título nacional, rentabilizar uma aposta brutal em jogadores e técnicos da Pedreira. Por outras palavras, deixou nos cofres do Braga qualquer coisa como 28,1 milhões de euros apenas com as aquisições de Rúben Amorim e Paulinho (25,1 milhões de euros, se se descontar Borja, que fez o trajeto inverso), embora com retorno desportivo, algo pouco comum nos negócios entre os clubes desde o ano 2000. Como já se provou esta época, a ligação negocial continua ativa, depois de o Sporting ter assegurado Ricardo Esgaio, em mais um negócio avultado (5,5 milhões de euros).
A primeira transferência do Braga para o Sporting, neste período, foi a de Luís Filipe, e por um montante considerável (3,2 milhões de euros). Foi a única que não teve o dedo de António Salvador, que assumiu a presidência do clube em fevereiro de 2003. Quer isto dizer que o presidente arsenalista foi responsável por 49,3 milhões de euros em vendas ao Sporting, ao longo dos últimos 18 anos.
No trajeto de Alvalade para Braga, o cenário é diferente. A única grande transferência foi a de Borja, por três milhões de euros, a meio da última época, havendo apenas a somar a essa verba os 463 mil euros respeitantes à de Nuno André Coelho, em 2011/12. Os leões têm apostado muito nos empréstimos de jogadores ao Braga e em alguns casos com responsabilidades no pagamento de salários, como se verificou, recentemente, com Sporar. O retorno desportivo tem sido a principal vantagem neste tipo de negócios e a situação de João Palhinha foi a mais evidente. O leão pouco contava com o médio, que relançou a carreira no Minho e voltou a Alcochete como titular e peça fulcral na conquista do título de campeão.
Clube brasileiro faz sondagem por avançado do Benfica. Fora das principais contas de Jorge Jesus para a nova época, a exemplo do que sucedeu em 2020/21, Carlos Vinícius motivou, segundo avança a Imprensa brasileira, uma sondagem por parte do São Paulo.
O emblema brasileiro terá feito uma aproximação às águias, interessado na cedência do avançado, e pronto a arcar com o salário, mas o Benfica prefere vender.
Florentino está no radar dos holandeses do Feyenoord. Até ao momento, já existiram sondagens pelo médio, de 21 anos, mas à Luz ainda não chegou qualquer proposta pelo internacional Sub-21 das águias.
O jovem formado de águia ao peito encontra-se a efetuar a pré-temporada com a equipa principal, mas, nesta altura, não é certo que vá ficar. Com a concorrência de Weigl e, mais recentemente Meité, as possibilidades de poder entrar nas contas de Jorge Jesus voltam a ser reduzidas. É, por isso, que não está descartada a possibilidade deste poder voltar a rodar, à semelhança do que aconteceu na última temporada.
Na altura, Florentino foi cedido ao Monaco, a troco de dois milhões de euros, ainda que os franceses não tivessem a possibilidade de exercer a opção de compra no final do empréstimo. Como o centrocampista sempre foi visto como um jogador com enorme potencial, a expectativa da direção das águias é que este voltasse à Luz para poder ser opção. Contudo, perante as alternativas que Jorge Jesus tem para o meio-campo, tal dificilmente se irá verificar, mesmo que o desejo do jogador seja representar as águias.
Vitinha é a maior incógnita do plantel do FC Porto. Terminado o estágio de pré-época, a equipa de Sérgio Conceição voltou a casa para continuar a preparar a entrada no campeonato, a 8 de agosto, ainda com o particular de amanhã diante do Lyon pelo meio, mas a última semana no Algarve deixou pistas mais concretas do que será o plantel para 2021/22.
Nesta fase, com o mercado de transferências aberto mais um mês, um dos maiores pontos de interrogação será mesmo Vitinha. O médio regressou ao FC Porto no início da pré-temporada, depois de um ano emprestado ao Wolverhampton, que não ativou a opção de compra estabelecida em 20 milhões de euros, e saiu deste estágio algarvio com papel reforçado no grupo, acrescentando qualidade quando foi chamado à ação.
Nos jogos com Lille e Roma, o internacional português de sub-21 foi opção para os minutos finais (entrou aos 79 na partida com os campeões franceses e aos 83 no duelo com os romanos) e mostrou que está pronto a lutar por um lugar. No particular com a equipa de Mourinho, foi o autor do golo do empate portista e, após o apito final, esteve vários minutos a receber indicações de Sérgio Conceição em pleno relvado, num sinal claro de que o treinador conta com ele no imediato.
No entanto, a continuidade no FC Porto não é um dado adquirido. Ao que o JN apurou, o Wolverhampton, continua na jogada e ainda poderá avançar pelo médio, de 21 anos, caso consiga vender um dos ativos do plantel agora às ordens de Bruno Lage. Os efeitos da pandemia fazem-se sentir no clube inglês a nível financeiro e, sem vendas, será difícil que os “wolves” possam pagar os 20 milhões acordados com a SAD portista há um ano.
Esse é o cenário atual e deixa Vitinha à espera de definições, com a certeza de que entrará nos planos de Conceição para o plantel, caso se feche a porta de saída.
aquilo para os lados do galinheiro é brutal..
ResponderEliminarum via luzes e sabia que se mantivesse o prof rui derrotas que seria campeão...e assim foi...
agora é outro que transforma uma eliminatória da champions num jogo entre duas pessoas, como tal, o novo presidente das galinhas sabe que o prof rui derrotas nao vai ganhar a Jesus.
que luzes existem ali no galinhweiro para esta malta ter a certeza que ganha jogos...ja foi uam mala para a russia?? fizeram um choradinho ao vitoria??
porque é que eu tenho a certeza que vai ser dos jogos mais faceis para o carnide??
conversas entre ruis, rui costa e rui derrotas:
ó rui derrotas tu tas ai na russia, se perderes ninguem te vai chatear enquanto que se as nossas galinhas perderem contra ti, para alem da humilhacao do JJ, a minha posicao como presidente fica tremida e depois como posso fazer os meus negocios e os dos meus filhos??
como posso ganhar 200 mil euros para tar quietinho à espera que alguem se lembrasse que afinal o vieira é ladrão corrupto??
pois é, a vida ta dificil!!!!!
carreg(ueir)a vieira
e o proximo és tu ó pintinho....vai ser uma limpeza!!!!!
e quando for o pintinho...ja dizia o pedro henriques "uiiiiiishhhh"
quase 40 anos de ladroagem, vai ser difícil saber por onde começar...
p.s- a auditoria forense ao mandato do Bruno, repito o forense pois dá aquela ideia de que até debaixo das gavetas da secretaria vao procurar provas contra o Bruno, como anda??
ja ha resultados???
quanto roubou afinal???
Hoje lá saiu a tradicional noticia vinda de italia. Alguém quer comprar um jogador do porto e pagar uma fortuna. Todos os anos existe este franchising. Foi pena ter sido desmentido logo no hora....Deixem lá ainda nos estamos a rir da noticia da bola sob a fabuloso golo do vitinha. Sobre este não pagaram 20 M pq querem pagar mais...
ResponderEliminar