16 junho 2021

Fábio Cardoso reforça o FC Porto; Fiorentina com «muitos obstáculos» para chegar a Sérgio Oliveira; As duas 'pérolas' na mira de Rúben Amorim

O regresso do Sporting aos trabalhos terá muita juventude. E estão mais dois projetos na mira de Rúben Amorim: Chico Lamba e Lucas Dias, ambos com 18 anos, entram na equação para poderem ter uma oportunidade na pré-época e começarem a ser modelados pelo técnico verde e branco, escreve O Jogo.
O primeiro impressiona pela estampa física, a rondar 1,90 metros de altura, e é central. Está no Sporting desde 2013, já passou pela posição de médio-defensivo, mas foi-se fixando no centro da defesa. Considerado um jogador evoluído na saída de bola, destaca-se pela agressividade defensiva e competência no jogo aéreo. Durante a última época foi titularíssimo nos sub-23, pelos quais jogou 20 vezes, e ainda disputou 12 encontros pela equipa B, na qual acabou como aposta. O seu pé mais forte é o direito, mas também tem aperfeiçoado o jogo no lado esquerdo, faltando-lhe, claro, mais rotinas numa linha de três defesas, já que as equipas de formação leoninas não costumam esquadrar esse modelo tático. Os esquemas táticos ofensivos da última época fizeram Lamba evoluir na hora do golo, já que conseguiu três tentos na temporada. Com ascendência da Guiné-Bissau, o talento acabou a temporada integrado nos sub-18 portugueses.
A possível integração de Chico Lamba na equipa A será ainda precoce de avaliar, porém o certo é que Amorim fez constar à Direção que necessitava de mais um central, o que reforça as possibilidades de alguém da formação ter chance caso o mercado não preencha a vaga, recordando que Eduardo Quaresma, por exemplo, poderá sair por empréstimo.
Na mesma linha de pensamento está Lucas Dias. Também de 18 anos, o médio ofensivo poderá ser uma solução interna. Ainda que não esteja prevista uma ascensão logo à equipa A, Amorim tenciona avaliar o desempenho do jovem canadiano, pois aprecia as características do jogador, que tanto alinha na faixa como na posição 10, tendo atributos que o aproximam de Pedro Gonçalves. A SAD quer reforços para essa zona caso existam saídas, nomeadamente de Jovane Cabral, pelo qual os leões querem, no mínimo, dez milhões de euros. O jogador natural de Ontário chegou com 11 anos ao Sporting, após mostrar talento desde cedo. Já esteve presente na seleção olímpica canadiana, mas tem dupla nacionalidade até pelo facto de os pais serem portugueses. O criativo, que renovou no passado 8 de junho, destacou Pedro Gonçalves como “exemplo” e dá privilégio a Portugal caso a chamada da seleção principal surja, o que, sabe O Jogo, já foi sondado por responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol. Em 2020/21 realizou 22 encontros pelos sub-23, obtendo dois golos, e mais uma partida pelos bês.
A versatilidade do criativo terá de convencer Rúben Amorim e pode beneficiar da política do Sporting, que não vai investir em apetrechos para a equipa B, apostando na prata da casa. Como Nuno Moreira já seguiu para o Vizela e Bruno Tavares, Elves Baldé e Diogo Brás também deverão procurar novo clube.

As negociações entre FC Porto e Fiorentina para a mudança de Sérgio Oliveira para a Serie A italiana estão, nesta altura, em standby. De acordo com o La Nazione, o conjunto viola vai voltar à mesa das negociações com os dragões apenas no mês de julho e, nesta altura, escreve o jornal que a Fiorentina tem «muitos obstáculos» para ultrapassar para garantir a contratação do médio português.
Os viola não estarão dispostos a subir dos 15 milhões de euros, enquanto a SAD azul e branca faz ‘finca pé’ e diz não libertar Sérgio Oliveira, nesta altura ao serviço de Portugal no Europeu, por menos de 20 milhões.

Fábio Cardoso vai ser reforço do FC Porto na próxima temporada, depois da SAD azul e branca e os açorianos terem chegado a acordo. O central, de 27 anos, chega ao Estádio do Dragão após três épocas no Santa Clara, nas quais se afirmou como um dos valor importante da Liga NOS.
O defesa, que tinha mais um ano de contrato com os açorianos, irá naturalmente assinar um contrato de longa duração com os dragões. Com a adição do português, o lote de centrais do FC Porto passa a contemplar cinco nomes: Pepe, Mbemba, Marcano, Diogo Leite e, agora, Fábio Cardoso.
Natural de Águeda, Fábio Cardoso esteve oito anos na formação do Benfica, tendo chegado ao patamar da equipa B encarnada. Entre 2014/15 e 2015/16 jogou por empréstimo no P. Ferreira durante época e meia, de onde saiu a título definitivo para o V. Setúbal na temporada seguinte. Antes de chegar aos Açores, aventurou-se durante um ano no Rangers, da Escócia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...