24 abril 2021

Espanhol sem dúvidas: Penalti mal marcado a favor do Sporting e penalti por marcar a favor do FC Porto. Golo do Benfica legal

Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, fez a análise, para o jornal Record, dos lances mais polémicos da jornada. O ex-juiz fica sem dúvidas: o penalti que deu o empate ao Sporting foi mal assinalado e faltou marcar um penalti a favor do FC Porto. O golo de Darwin, em Portimão, foi legal no seu entender.

Estes lances são curiosos. Começando pelo Portimonense-Benfica, o lance entre Darwin e Maurício é um golo legal. Trata-se de uma disputa de bola. Se virmos bem, quando a bola entra, nem os próprios defesas do Portimonense levam a mão à cara ou começam a protestar. Para mim é uma disputa de bola em que o avançado está envolvido com os defesas e não há um claro golpe na cara do adversário. Estão apenas a disputar o lance e, portanto, é um golo totalmente legal.

Passamos para o FC Porto-V. Guimarães num lance em que é penálti. E explico os motivos. Mumin tem a mão numa posição natural mas, quando a bola vai a passar, temos de ver o que o defesa do Vitória faz com o braço: estende-o e este torna-se maior. É um movimento muito instintivo e, quando a bola vai a passar, abre um pouco o braço para a direita para desviá-la. Trata-se de um penálti por ser um gesto instintivo do defesa quando a bola está perto dele.

Seguimos para o Sporting-Belenenses SAD para mais um lance de possível penálti. Nestas jogadas, em Espanha, os árbitros também estão a apitar penálti, mas são as que o International Board vai mudar. Está a circular uma diretiva do IFAB a dizer que se estava a aplicar mal o critério das mãos. E neste lance é um mau critério porque o jogador salta e tem a mão numa posição natural de salto. Se lhe toca na mão? Claro que sim, isso é evidente. Mas não é uma ação de penálti porque não se torna maior, não tem o braço por cima do ombro. Está numa posição natural quando se salta. Tem o azar de a bola lhe tocar na mão, mas no próximo ano, o IFAB diz que este lance não é penálti. O que estão a fazer é manter o critério para não mudar a meio da temporada. Mas até eles reconhecem que se estão a aplicar mal os critérios e este é um exemplo disso porque é uma mão totalmente natural. No lance anterior [mão de Mumin no Dragão] é penálti porque abre o braço, mas aqui mantém-se normal. Ele até está a tentar tirar o braço do caminho.

2 comentários:

  1. Como não é penalty. Se a bola até lhe salta da mão para o abdómen, é porque não tinha o braço encostado ao corpo. Dah.

    ResponderEliminar
  2. "'Sou competitiva e estou sempre insatisfeita'. Estas declarações são de Telma Monteiro e foram proferidas no nosso jornal, na edição de 27 de Novembro, após conquistar a medalha de prata nos Europeus de Praga. Pelo que a conquista da medalha de ouro, na Altice Arena, em Lisboa - a melhor atleta de Portugal.

    Telma Monteiro atingiu o patamar a que só os sobredotados chegam. Telma continua a preparar o seu próximo grande objectivo - os Jogos Olímpicos. Já sabemos que, no dia 26 de Julho, Portugal vai para para assistir aos seus combates no imponente Nippon Budokan, em Tóquio. Tão importante como as suas conquistas é a forma de estar.

    Telma Monteiro desarma pela simplicidade, humildade e capacidade de se reinventar. O seu livro Na Vida com Garra, que publicou em Setembro de 2016, após a conquista da medalha de bronze nos Jogos do Rio de Janeiro, devia ser de leitura obrigatória, pois trata-se de um verdadeiro manual para as nossas vidas. Em relação aos tempos que estamos a viver, sobretudo à actualidade do Sport Lisboa e Benfica, Telma Monteiro aborda, na página 235, uma das questões mais complexas - a importância do colectivo. 'Trabalhar em equipa é ouvir, partilhar, contribuir, é receber e dar, é movermo-nos em prol de um objectivo comum e colocar o interesse da equipa acima de qualquer uma das partes, porque só assim seremos justos e conseguiremos manter-nos fiéis ao nosso objectivo'. Com as prestações de Telma Monteiro, Bárbara Timo, Rochele Nunes, Anri Egutidze e Rodrigo Lopes aprendemos uma lição - 'Não deixes que os obstáculos te vençam'."

    Dr. Pedro Guerra, in O Benfica

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...