24 abril 2021

Rúben Amorim só quer o Sporting a jogar depois das 20:00; Diretor de segurança troca o Benfica pelo Sporting; Mais um internacional brasileiro para reforçar o Belenenses SAD

É licenciado em Ciências Militares e foi, durante 11 anos, entre 2008 e 2019, diretor de segurança e organização de jogos do Benfica. Rui Pereira ‘atravessou’ a Segunda Circular e, dois anos depois de ter deixado o rival da Luz, passou a desempenhar funções semelhantes em Alvalade, como gestor de segurança do Sporting. O novo responsável já estava em funções no jogo de quarta-feira com o Belenenses SAD e vem preencher uma vaga que permanecia em aberto desde a saída de Ricardo Gonçalves. No quadro das suas funções no Benfica, Rui Pereira respondia a Domingos Soares de Oliveira e trabalhava em proximidade nomeadamente com o antigo assessor jurídico das águias, Paulo Gonçalves, tendo sido uma das vítimas de violação de correspondência no ‘caso dos emails’. Em novembro de 2018, chamado a depor no processo E-Toupeira, Rui Pereira garantiu que o acesso ao estacionamento do Estádio da Luz pressupunha o “aval do departamento de futebol”, quando Paulo Gonçalves havia dito que era normal os adeptos acederem àquela zona do recinto, sem controlo aparente, como revelou então a CM TV. No mesmo ano, chegou a participar numa conferência “Contra a Violência no Desporto” organizada pela PSP a par do então diretor de segurança do Sporting, Vasco Santos. De resto, nunca escondeu o desconforto perante o tema das claques ilegais do Benfica, pela forma como os encarnados lidavam com o tema, a nível diretivo.

Rúben Amorim só quer o Sporting a jogar depois das 20:00. Quando Rúben Amorim sentou-se à mesa com os elementos da estrutura do futebol profissional dos leões no início da temporada, entre os vários temas logísticos e não só colocados em discussão, o técnico leonino deu conta da sua exigência, dentro das possibilidades, de jogar preferencialmente, no mínimo, a partir das 20h 00. Segundo O Jogo, este pedido para que os responsáveis do emblema de Alvaladeos compromissos oficiais para o momento do dia que o treinador entende como o mais adequado para a sua equipa, causou alguma surpresa numa fase inicial, mas a explicação que damos conta foi rapidamente entendida e daí em diante, mesmo com as condicionantes de agendamento dos jogos com os adversários e, sobretudo, com os interesses das operadoras televisivas – além dos responsáveis pela organização dos encontros, seja Liga, Federação Portuguesa de Futebol ou UEFA, que neste caso não flexibiliza horários, mantendo-os num espaço temporal rigoroso e uniforme à prova em causa –, o esforço efetuado foi sempre de encontro ao desejado por Rúben Amorim.
A ideia e convicção do técnico é simples e assenta naquele que é o seu entendimento. Para Amorim, os atletas a partir das 20h00 apresentam maior disponibilidade física e capacidade para poder atingir patamares competitivos de excelência. A rotina seguida nesses dias é simples. Em estágio, depois do pequeno almoço, seguese um treino ligeiro e posteriormente um almoço. Os jogadores, ao início da tarde, recolhem de imediato aos seus aposentos, descansam e por volta das 17h00 efetuam um reforço alimentar, permitindo a digestão até à hora do encontro. Rúben Amorim chegou mesmo a abordar superficialmente a questão, sem aprofundar, antes do último encontro com o Famalicão, quando questionado sobre as vantagens de jogar antes ou depois dos adversários diretos. “Quando fizemos o planeamento [no início da época] disse que o principal era jogar a certa hora, isso é que era importante. É indiferente se jogamos antes ou depois [dos rivais]”, afirmou então. Diga-se que nos 36 desafios efetuados até ao momento, 27 foram realizados a partir das 20h00 e quatro dos próximos seis vão ter início depois dessa hora – Braga (20h00), Nacional (20h30), Rio Ave (21h15) e Boavista (20h30). As últimas duas jornadas da Liga ainda não estão marcadas, isto em função da classificação da Liga NOS nessa fase da prova. O Sporting em 2020/21 nunca jogou antes das 18h00.

Sandro pode tornar-se o primeiro reforço do Belenenses SAD para 2021/22. O médio brasileiro, de 32 anos – que na Europa representou Tottenham, QPR, WBA, Antalyaspor, Benevento, Génova e Udinese –, está a viver em Portugal desde que acabou contrato com o Goiás, em novembro do ano passado, e tem estado em negociações com os azuis. Segundo as informações recolhidas pelo Record junto de fonte próxima do processo, o acordo, que será válido até junho de 2022, está praticamente consumado mas depende, naturalmente, da continuidade da equipa de Petit na Liga NOS.
O internacional canarinho enquadra-se no tipo de jogador que agrada à SAD dos azuis, como se viu na contratação do experiente Henrique, no início desta época. Tal como o defesa-central, Sandro também é internacional (18 jogos/1 golo) e tem um currículo recheado – venceu uma Libertadores pelo Internacional, por exemplo. Além de ter passado seis anos em Inglaterra e dois em Itália, participou na edição de 2011 da Copa América e nos Jogos Olímpicos de Londres’2012.

1 comentário:

  1. Se alguém quiser trocar o meu salario de 1.000.000 de euros (mensal) por uma conta de 500.000 euros é só contactar!
    P.S. é tão verdadeiro o meu salário, como um desempregado poder trocar de clube...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...