10 abril 2021

Central brasileiro volta a ser associado ao FC Porto; Alvo do Sporting analisado. "Não ficará mal servido"; Miguel Ribeiro e Rui Pedro Braz apontados ao cargo de Diretor-geral do Benfica. José Veiga esteve no Seixal com Vieira

Miguel Ribeiro, presidente da SAD do Famalicão, está na linha da frente para ocupar o cargo de diretor-geral do futebol para o Benfica a partir da próxima época, escreve o Record. Luís Filipe Vieira continua à procura do sucessor de Tiago Pinto – assumiu a Roma em janeiro – e já encetou contactos com o dirigente dos famalicenses há várias semanas. Há, no entanto, outro nome em vista: Rui Pedro Braz. O presidente das águias, apurou o jornal, também sondou o comentador desportivo da TVI e TVI 24. Ainda assim, esta é uma alternativa, pois a primeira recai mesmo em Miguel Ribeiro. A SAD do Benfica reconhece o trabalho do dirigente e aponta-o como um dos grandes responsáveis pelo sucesso do Famalicão. Os minhotos, recorde-se, alcançaram a promoção à Liga NOS em 2018/19 e ficaram em sexto lugar no escalão principal na época passada. Por outro lado, o Famalicão não tem sido tão bem-sucedido esta época e já teve três treinadores (João Pedro Sousa, Silas e, agora, Ivo Vieira).
Antes de ingressar no clube da sua terra, Miguel Ribeiro foi diretor-geral do Rio Ave, tendo ajudado os vila-condenses a cimentarem-se na primeira metade da tabela. O dirigente tem já uma profunda experiência no futebol profissional. É também visto como um conhecedor do mercado nacional e internacional, o que constitui uma característica importante no cargo em causa. Com um perfil diferente, Rui Pedro Braz é licenciado em Comunicação Social, mas também tem formação em Gestão do Desporto. O analista e comentador desportivo já esteve ligado ao Benfica, pois foi secretário técnico na secção de futsal. Fez parte de uma conquista de um campeonato nacional, entre outros troféus. De resto, foi nomeado para os Cruyff Forum Awards devido ao trabalho executado como diretor de evento da final da UEFA Futsal Cup, realizada no Pavilhão Desportivo da Luz.
Por outro lado, publicou vários livros relacionados com futebol e até já escreveu uma obra dedicada ao atual treinador dos encarnados, intitulada ‘Míster Jesus’. 

José Veiga, antigo diretor-geral para o futebol do Benfica, voltou esta semana ao Seixal, quase 15 anos depois de ter deixado os encarnados. O empresário foi recebido, na última quarta-feira, por Luís Filipe Vieira, no Benfica Campus. As relações entre os dois estão normalizadas, depois de terem estado em lados opostos em eleições.
Segundo o Record, Veiga esteve ainda com o vice-presidente Rui Costa e Luisão, o agora diretor técnico e de performance dos encarnados que fez parte do plantel campeão nacional em 2004/05 .
Veiga, de 57 anos, almoçou com os responsáveis encarnados, ao mesmo tempo que alguns elementos do plantel, no mesmo espaço. Aliás, o jornal sabe que estiveram sentados de frente para os jogadores. Peixe grelhado fez parte da ementa. O antigo agente FIFA chegou ao Benfica em 2004, tendo sido campeão logo na primeira temporada, colocando ponto final no maior jejum da história dos encarnados. Suspendeu as funções em novembro 2006 (a saída em definitivo aconteceria em janeiro de 2007), na sequência de um arresto de bens, relacionado com um processo que lhe foi interposto pelo banco luxemburguês Dexia.
Atualmente, Veiga é arguido na ‘Operação Rota do Atlântico’ e na ‘Operação Lex’, sendo que Vieira e o vice-presidente Fernando Tavares também são acusados no segundo processo, assim como o juiz-desembargador Rui Rangel.
Veiga foi detido preventivamente em fevereiro de 2016 por decisão do juiz Carlos Alexandre, no âmbito da ‘Rota do Atlântico’, que deu origem precisamente à ‘Lex’. Três meses depois, o Tribunal da Relação de Lisboa viria a alterar a medida de coação para prisão domiciliária. 

Jemerson novamente apontado ao Dragão. O nome de Jemerson foi apontado ao FC Porto pela imprensa brasileira, repetindo-se um rumor que já existiu em anos anteriores. Desta vez, a informação é sustentada com o facto de o central, de 28 anos, se encontrar a poucos meses de terminar o contrato que o liga ao Corinthians, ficando, assim, livre para decidir o futuro.
Segundo escreve o portal brasileiro ‘Torcedores’, os dragões são um de vários emblemas atentos à situação de um jogador agenciado por Giuliano Bertolucci, empresário com boas relações na SAD azul e branca e que teve mão na recente contratação de Pepê. Depois de vários anos ligado ao Monaco, Jemerson pode ter no FC Porto uma porta de regresso à Europa, depois de ter rumado no final do ano passado ao Corinthians, emblema que o queria manter no plantel mas que não terá condições financeiras para o fazer.

"Sporting não ficará mal servido". No radar do Sporting, Akieme foi observado e é um dos nomes que pode ser colocado em cima da mesa se Nuno Mendes sair na próxima janela de transferências. Formado no Rayo Vallecano e com passagem pelo Barcelona B na última época, o lateral, de 23 anos, chegou a ser convocado por Quique Setién para a equipa principal em duas ocasiões (Eibar e Nápoles), por forma a compensar a ausência de Jordi Alba. No Almería, para onde se transferiu em busca de mais tempo de jogo e tem sido um dos destaques da equipa, Akieme despertou rapidamente a atenção de Pedro Mendes. “Perguntei de onde ele tinha vindo e percebi logo. Lembro-me de ter dito que não ia ficar muito tempo no Almería”, confessa o avançado, de 21 anos. “Gostei muito de trabalhar com ele”, acrescenta Pedro Mendes, emprestado ao Nacional a meio da época, antes de descrever o esquerdino: “É um lateral completo, pois vai à frente cruzar e, quando é preciso, defende com unhas e dentes. Se o Nuno Mendes sair e o Akieme entrar, o Sporting não ficará mal servido”, argumenta. Desafiado a comparar o espanhol com o camisola 5 dos leões, Mendes mostra-se cauteloso. “É difícil... O que posso dizer é que a nível físico ambos têm uma margem de progressão muito grande.”

1 comentário:

  1. Quem?!? O bacalhau á Braz?! O gajo que a "independente" TVI nos espeta para comentar as atualidades desportivas?! Parece o tempo da propaganda ditatorial...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...