12 fevereiro 2021

O que arrisca o Sporting se for castigado no 'caso Palhinha'; Pinto da Costa arrasador

Jorge Nuno Pinto da Costa fez uso da mensagem que assina no Relatório e Contas Consolidado da SAD do FC Porto relativo ao primeiro semestre da temporada 2020/21 para voltar a tecer duas críticas ao governo e aos responsáveis pelo futebol português.
Os dragões apresentaram um "resultado líquido de 34 milhões de euros", que, assegura o presidente do clube, "só não é ainda mais favorável "por causa de uma sequência de decisões incompreensíveis das autoridades nacionais, que, ao insistirem na realização dos jogos de futebol à porta fechada, têm privado os clubes da possibilidade de angariar mais receitas"."A exigência da presença de público nos estádios não parte de qualquer atitude de desvalorização ou irresponsabilidade face à situação pandémica, mas apenas da constatação de que em muitos momentos do último ano foi possível, em Portugal, assistir em espaços fechados a eventos de diversa natureza com presença de dezenas, centenas ou milhares de pessoas, como comícios políticos, congressos partidários, concertos de música, espetáculos de comédia ou touradas. O futebol foi sempre uma exceção e foi votado ao desprezo", pode ler-se.
"Se dúvidas houvesse sobre isto, confirma-o a realização de jogos de teste com presença de poucos milhares de adeptos nos estádios, como foi o caso, em outubro, do FC Porto-Olympiacos. A organização perfeita desse encontro foi unanimemente reconhecida, e tanto quanto sei o mesmo aconteceu nos outros recintos do país onde houve outros testes. Mas se os testes tiveram nota positiva e mesmo assim não passaram disso mesmo – de testes sem quaisquer consequências nas semanas ou meses seguintes –, isso significa que provavelmente só serviam para uma coisa: se calhar até se preferia que corressem mal, para que se passasse a poder com propriedade rejeitar as legítimas aspirações dos clubes quanto à presença dos seus adeptos nos estádios", acrescenta.
Pinto da Costa termina referindo que "ser do FC Porto é, por norma, enfrentar contrariedades", e promete "fazer das fraquezas (...) forças" para "confrontar os outros": "É assim no domínio desportivo, tem de ser assim ao nível económico, e será assim que cumpriremos o acordo com a UEFA relativo ao fair play financeiro".

O que arrisca o Sporting se for castigado no 'caso Palhinha'. O Benfica apresentou participação e o Conselho de Disciplina abriu um processo à utilização do médio Palhinha por parte do Sporting no dérbi de dois de janeiro com as águias, depois do jogador ter visto o seu castigo (por acumulação de amarelos) ser suspenso. O Sporting, recorde-se, recorreu do quinto amarelo mostrado a Palhinha no jogo anterior do duelo com o Benfica, que foi frente ao Boavista. Depois de ter jogador frente ao Benfica, Palhinha também já foi utilizado, na Liga, frente a Marítimo e Gil Vicente, numa altura em que esse quinto amarelo, e consequente suspensão, ainda se encontra em analise.
Mas, qual é, afinal, a pena que arrisca o Sporting caso seja dada razão à queixa formalizada pelo Benfica?
Segundo o regulamento disciplinar, artigo 78, «o clube que, em jogo oficial, utilize jogadores mediante a sua inclusão na ficha técnica que não estejam em condições regulamentares de o representar será punido (...) no caso de provas por pontos, com as sanções de derrota e de subtração de pontos a fixar entre o mínimo de dois e o máximo de cinco pontos». A este castigo acresceria, ainda, uma multa. Este mesmo artigo especifica como jogadores impedidos, por exemplo, aqueles «punidos com a sanção de suspensão ou suspensos preventivamente».

2 comentários:

  1. E lá continua o velho a borrar a fralda!!! Patético

    ResponderEliminar
  2. Só um aparte..

    Só as comissões da venda do Silva 15M€ davam pra suprimir a falta de receitas de bilhereira..
    Mas como todos sabemos.. Sem comissões não há ladrões..

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...