12 fevereiro 2021

Luís Diaz e Uribe castigados com um jogo. Luís Gonçalves 15 dias; Caso Palhinha: Conselho de Disciplina abre processo após queixa do Benfica

O Benfica entrou na batalha jurídica do caso Palhinha. O clube da Luz apresentou uma participação ao Conselho de Disciplina (CD) para "apuramento de alegado recurso a tribunais estaduais e eventual utilização/participação irregular de jogador", como se pode ler no comunicado divulgado no site da Federação Portuguesa de Futebol. Não foram divulgados os nomes dos envolvidos, mas Record sabe que se trata de uma participação do Benfica sobre João Palhinha.
Tal como é norma nestas situações, foi aberto um processo de inquérito, que foi enviado à Comissão de Instrutores, que terá agora a missão de conduzir a investigação. Se este órgão da Liga considerar que há indícios de infração disciplinar, então poderá haver processo disciplinar ao Sporting pela utilização de Palhinha no dérbi com o Benfica, uma jornada depois do famigerado quinto cartão amarelo diante do Boavista cujo recurso foi rejeitado pelo pleno do CD.
O médio acabou por estar disponível para Rúben Amorim, pois João Palhinha voltou a recorrer, desta vez para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), ao mesmo tempo que interpôs uma providência cautelar ao presidente do Tribunal Central Administrativo do Sul (TCAS), que a aceitou, suspendendo o jogo de suspensão, permitindo a utilização do jogador.
É precisamente neste segundo recurso que se geraram dúvidas entre os juristas. Para alguns, o recurso ao TAD (e, por consequência, ao TCAS) estava vedado, já se tratava de uma disputa sobre um acontecimento que ocorreu dentro de campo, que é da competência do Conselho de Justiça; para outros, o recurso é legal, uma vez que o que está em causa é a norma do Regulamento Disciplinar que prevê a aplicação de castigos sumários (como são todos resultantes de cartões amarelos ou vermelhos) sem conceder audiência disciplinar ao arguido. Norma essa que, aliás, foi declarada inconstitucional em duas decisões superiores e que levou à mudança do modo de atuação do CD, que passou a conceder um período para que cada um dos acusados contestem os castigos que lhes são aplicados.

Conhecidos os castigos de Luis Díaz, Uribe e Luís Gonçalves. Luis Díaz e Matheus Uribe foram castigados pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol com um jogo de suspensão depois das respetivas expulsões no jogo com o Braga, a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, que terminou empatado 1-1.
Já Luís Gonçalves, também expulso, foi castigado com 15 dias de suspensão.

5 comentários:

  1. Uma vergonha o Uribe apanhar menos de 3 jogos. O Dias que chutou com os 2 pés em riste (quem é que chuta assim?) - caiu sentado com os pitons virados para a perna do adversário - devia ter apanhado pelo menos 2 jogos já que o do Braga também foi imprevidente já que foi ao lance muito frouxo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só um merdas para não ter vergonha de continuar com palas e dizer que o lance do Diaz merece vermelho. Ao menos que sejas dos cartilheiros que recebe alguns. Ser cartilheiro e fazer figura de urso sem receber é muito triste

      Eliminar
    2. Tu eras para ter sido apenas uma simples punheta..mas saíste esta bela merda!

      Eliminar
  2. Lolol.. sem comentários!!! A palhaçada que vai neste país! 1 jogo... Lolololol

    ResponderEliminar
  3. Ok.. só mesmo um burro hipócrita é que diz que o Diaz não merece vermelho e ao mesmo tempo que o guarda redes do Belenenses faz penalti!!! Para mim nem uma coisa nem outra, mas para os fruteiros é como melhor lhe convém!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...