04 fevereiro 2021

Falta “grande caráter” a Luisão para reclamar com jogadores; João Mário só sabe hoje se pode defrontar o Marítimo; Sporting terá de pagar 560 mil euros ao Santa Maria por Paulinho. Gil Vicente e Trofense também com direito a verbas; Quase não é utilizado na equipa B mas JJ inscreveu-o na UEFA. Conti ficou de fora; Lucas Veríssimo esperado amanhã

Única contratação do Benfica no mercado de transferências de inverno, Lucas Veríssimo deverá chegar esta sexta-feira a Lisboa. Esta é a expectativa dos responsáveis encarnados, que têm afinado nas últimas horas todos os detalhes relativos à viagem do central para Portugal.
Inicialmente, o defesa tinha planeada a sua chegada a Lisboa entre ontem e hoje, mas alguns atrasos na questão do voo do atleta – nesta altura estão suspensas as ligações de Portugal com o Brasil, pelo que Lucas Veríssimo irá viajar num regime de exceção para o nosso país – ditaram precisamente o adiamento da viagem. Assim, o reforço encarnado apenas deverá deixar hoje o Brasil, chegando esta sexta-feira a terras portuguesas.
Depois de intensas negociações, o Benfica acertou com o Santos a transferência a troco do pagamento de 6,5 milhões de euros, em três tranches, sendo a primeira já de imediato, assegurando um jogador que já tinha sido apontado como alvo por Jorge Jesus no início da época. No entanto, os encarnados tiveram ainda de esperar que este disputasse a final da Taça Libertadores, realizada no passado dia 30 de janeiro, numa exigência do Peixe, que perdeu o título para o Grémio, de Abel Ferreira. A partir do dia seguinte, no último domingo, o Santos libertou o atleta, que tem passado os últimos dias a tratar dos preparativos para a viagem e também para despedir-se do clube onde se destacou.

Branimir Kalaica é a principal novidade na lista de inscritos do Benfica para a Liga Europa. O central croata nunca foi utilizado por Jorge Jesus e só contabiliza quatro partidas esta época ao serviço da equipa B, mas surge como uma opção de recurso para o eixo defensivo nesta competição europeia. O jovem, de 22 anos, foi contratado em 2016 ao Dínamo Zagreb e só foi utilizado uma vez no conjunto principal. Curiosamente, até marcou nesse encontro. Aconteceu frente ao Boavista, na última jornada da Liga, em 2016/17, no empate a um golo. Por outro lado, Germán Conti, inscrito na Liga depois de não ter sido colocado noutro clube, não entra neste lote.

Santa Maria recebe 560 mil euros por Paulinho. O Sp. Braga transferiu Paulinho por 16 milhões de euros, mas 5% desta verba serão canalizados para o mecanismo de solidariedade que compensa os clubes que formaram o jogador (e que neste caso será pago pelo Sporting). A parte de leão (3,5%) cabe ao Santa Maria, de Galegos, em Barcelos, que ficará com 560 mil euros. O Gil Vicente beneficia de 200 mil euros e o Trofense de 40 mil.
O presidente do Santa Maria, Bruno Torres, não esconde a “alegria” de receber esta lotaria, e de ver mais um jovem oriundo da localidade minhota a atingir o topo do futebol nacional. O dinheiro ainda não chegou, mas já tem destino traçado pois servirá para regularizar dívidas e investir na formação. “Antes do Paulinho, que é o nosso expoente máximo, já tinham saído daqui o Nélson Oliveira, o Hugo Vieira, o Carlos Fonseca e o Vítor São Bento. Este é o nosso grande objetivo”, assegura o dirigente, que pretende reforçar esta área: “Primeiro vamos pagar as dívidas que temos, e depois vamos investir na formação. O ano passado remodelámos o balneário e construímos um auditório que serve para as palestras dos miúdos. Agora pretendemos construir dois relvados sintéticos.” Com a pandemia a cortar receitas, Paulinho ajuda o clube da sua freguesia.

João Mário só sabe hoje se pode defrontar o Marítimo. A situação de João Mário evoluiu ontem favoravelmente, mas só hoje haverá certezas quanto à presença do médio no jogo com o Marítimo. O internacional português, de 28 anos, sofreu um traumatismo no pé direito durante a segunda parte do dérbi com o Benfica, na sequência de um lance dividido com Cervi. O camisola 17 dos leões foi atingido no peito do pé pelos pitons da bota do argentino e teve de ser substituído quase de imediato, devido às dores causadas pelo impacto, que deixou marcas. Na terça-feira, o médio ainda não conseguia apoiar o pé no chão, razão pela qual não chegou a treinar. Ontem, voltou a não trabalhar com os restantes companheiros, na estreia de João Pereira e Matheus Reis (Paulinho já subira ao relvado na véspera). Apesar de ter melhorado, a inflamação não estava ainda totalmente debelada, pelo que João Mário fez apenas treino condicionado.
O teste decisivo será feito no treino de hoje, que antecede a viagem para o Funchal, onde os leões defrontam o Marítimo amanhã, desta vez em jogo da 17ª jornada da Liga, após o afastamento da Taça de Portugal, em janeiro. O próprio voo e o facto de João Mário não ter treinado em pleno nos últimos dias poderão desaconselhar riscos desnecessários, mas apenas hoje será possível desfazer a dúvida. 

Falta “grande caráter” a Luisão para reclamar com jogadores, diz Carlos Manuel. As notícias de que o diretor técnico do Benfica, Luisão, foi ao balneário de Alvalade repreender os jogadores, logo após a derrota no dérbi com o Sporting, revoltaram Carlos Manuel, um histórico das águias.
No entender do antigo médio do Benfica, o dirigente não tem ‘autoridade moral’ para reclamar com os jogadores, muitos dos quais ainda se recordam de quando Luisão também fazia parte do plantel.
“É evidente que a maior parte dos jogadores conhece bem o Luisão, alguns jogaram com ele. É evidente que vão buscar coisas positivas e coisas menos positivas. Por exemplo, quando acabava o contrato o Luisão ia sempre para o Real Madrid. E acabava, anos e anos, por fazer contratos com o Benfica, também jogava ali um bocadinho com o Benfica”, salientou.
Por mais duro que tenha sido o discurso de Luisão no balneário de Alvalade, “aquilo para os jogadores entra por um ouvido e sai pelo outro”.
No entender de Carlos Manuel, o ‘puxão de orelhas’ de Luisão só se tornou público por interesse do próprio diretor-geral do Benfica.
“Valorizar-se a ele para depois os jogadores ficarem lá com a porrada toda? Não, isto tem que ser lá dentro, mas com prática e só pode ser dito por alguém que tenha grande caráter. Aí, os jogadores aceitam”, afirmou o antigo internacional português, em declarações à SportTV.
“Se fosse o Luisão, não admitia que aquilo saísse no jornal. Eu não admitia aquilo”, insistiu: “O assumir só para o exterior, para o público, é uma coisa. O assumir e agir lá dentro, sem estas coisas virem cá para fora, é outra coisa. Nenhum jogador gosta disto que está aqui”.
Com o Benfica a atravessar o pior momento da época, encontrando-se já a nove pontos do líder Sporting e a cinco do FC Porto, as notícias desta reprimenda apenas tornam mais difícil para a equipa da Luz continuar a sonhar com o título.
“Se nós queremos que se dê a volta, não posso querer safar-me a mim e entalar os outros. Isto não se faz a ninguém. Independentemente de eles [jogadores] terem estado mal”, concluiu Carlos Manuel.

4 comentários:

  1. Carlos Manuel deixar de fazer raciocinios vá lá. Tu foste jogador de futebol ... jeitoso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que disse que mal? o Luizão é referencia entre adeptos do benfica porque o Vieira dava-lhe as casinhas como prémio mas isso não se comenta na comunicação social.

      Eliminar
  2. Coitados, agora andam a discutir tudo na praça pública, para tentar salvar a pele, em vez de se preocuparem em limpar toda a porcaria e podridão que têm, desde há muito, dentro de casa. Está a chegar o momento de os ratos abandonarem o navio? Ou será, que já sabem que em breve, poderão surgir notícias relativas aos processos judiciais, dado que as toupeiras e o sistema, continuam activos??? Têm o que merecem e a Justiça chegará!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mééé..mmmmmméééé...mmmmmméééé... Carneiro com cheiro a môfo... Foda-se..

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...