19 fevereiro 2021

"Benfica foi uma equipa banal e o Arsenal não aproveitou"; "O Benfica podia ter mais sete pontos", diz vice do Benfica; Pinto da Costa alvo de processo na FPF após queixa da APAF

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu instaurar um processo disciplinar ao presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e a Francisco J. Marques, diretor de comunicação e informação do clube, por declarações contra as arbitragens.
"Instauração de processo disciplinar a Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, por deliberação da Secção Não Profissional, de 12 de fevereiro de 2021, na sequência de participação disciplinar apresentada pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, tendo por objeto declarações proferidas a órgãos de comunicação social", refere o CD, em comunicado.Nos últimos tempos, o emblema liderado por Pinto da Costa tem levado a cabo uma série de críticas e reparos ao trabalho do Conselho de Arbitragem.
As críticas têm sido feitas quer por Pinto da Costa, quer pelo vice-presidente Vítor Baía e o treinador Sérgio Conceição mas também por outras figuras da história azul e branca.
Na última semana, Francisco J. Marques foi ao Porto Canal queixar-se das arbitragens e dizer que os dragões acreditam ter menos seis pontos fruto do trabalho dos árbitros.
"O FC Porto tem menos seis pontos à custa da arbitragem. Empates com Benfica, Belenenses e SC Braga que seriam vitória. É muito prejuízo", lamentou Francisco J. Marques, que criticou ainda o silêncio do Conselho de Arbitragem perante estas situações.
Antes das declarações de Francisco J. Marques, já o FC Porto tinha publicado um vídeo com imagens de Jesús Corona e Luis Díaz, referindo que “o talento nunca se vergará”. As imagens eram referentes aos jogos com o SC Braga, com o mexicano e o colombiano a serem alvos de entradas passíveis de sanção disciplinar, no entender dos dragões.
A informação deste processo que Pinto da Costa e Francisco J. Marques têm de enfrentar é conhecida no dia em que o Supremo Tribunal Administrativo (STA) confirmou as multas ao FC Porto e a Francisco J. Marques, diretor de comunicação dos dragões, por declarações feitas em 2019 num programa televisivo.
O FC Porto está atualmente em segundo lugar no campeonato, a dez pontos de distância do Sporting, que é líder da classificação, tendo alargado margens na última jornada.

"Benfica foi uma equipa banal e é por isso que estou tão desapontado que o Arsenal não tivesse aproveitado as oportunidades". A antiga referência do Arsenal, Martin Keown, ficou desiludido pelo empate frente ao Benfica (1-1), para a Liga Europa, porque achou que os encarnados mostraram muito pouco.
«Achei que o Benfica foi uma equipa banal e é por isso que estou tão desapontado que o Arsenal não tivesse aproveitado as oportunidades. Podiam ter decidido a eliminatória e agora não sabemos o que pode acontecer na segunda mão», disse o antigo defesa inglês, em declarações à BT Sport.
Martin Keown não compreendeu as razões para a exibição tão pobre do goleador Pierre-Emeric Aubameyang, que falhou claras oportunidades de golo.
«Não parecia que era o Aubameyang em campo pelo modo como jogou. O Arsenal tem de o colocar com o correto estado de espírito. Estava estranho. Esperava que Aubameyang estivesse muito motivado para este jogo.»

"O Benfica podia ter mais sete pontos". Fernando Tavares, vice-presidente do Benfica, critica decisões da arbitragem nas 20 jornadas da I Liga e faz contas aos pontos perdidos

O desempenho do Benfica: "Estamos a observar melhorias marginais no desempenho da equipa, mas obviamente que não estamos satisfeitos com os resultados. Vivemos momentos, de circunstâncias especiais. Nenhum clube em Portugal fez um investimento de prevenção da covid-19 como Benfica, infelizmente fomos assaltados pelo vírus na equipa de futebol. Tenho atletas que estiveram infetados há dois, três meses e ainda hoje sentem uma enorme dificuldade em manter o seu desempenho. O vírus deixa marcas terríveis."

Covid e arbitragem: "Não se resume ao vírus, porque do ponto de vista da arbitragem houve decisões muito infelizes. O Benfica podia ter mais sete pontos para não falar do jogo com o Sporting, que perdemos por nossa culpa nos últimos minutos. Podia ser um cenário completamente difrente. Mas temos esperança de que podemos reverter a situação. Temos de ser honestos, o Benfica não vai atirar toalha ao chão: há a Liga dos Campeões para atingir, a Taça de Portugal para ganhar. Ontem [Benfica-Arsenal] demos um sinal muito positivo, sobretudo na segunda parte. Espero que como em 1991 possamos repetir o feito histórico e seguir em frente na Liga Europa"

Benfica sem penáltis: "Ontem tivemos um, mas foi na Europa. É uma situação anormal, sobretudo quando verificamos que ficaram por marcar frente ao V.Guimarães, Nacional e recentemente com o Moreirense. Há muita preocupação em relação a isso. Estou certo que SAD e administração sabem o que fazer junto dos órgãos para mudar o estado da nação. Estamos a assistir a uma autêntica aberração em algumas decisões, quer tomadas em campo, quer depois confirmadas pelo VAR. Situações bastante estranhas que podiam efetivamente mudar o rumo dos acontecimentos e ter mudado a posição que o Benfica ocupa tabela classificativa."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...