A política de valorização dos ativos formados no clube é para manter, daí que, em linha do que tem vindo a acontecer com outros atletas do plantel às ordens de Rúben Amorim, a SAD liderada por Frederico Varandas, segundo O Jogo, já tem programada para o próximo ano a melhoria das condições salariais de Tiago Tomás, isto mantendo o avançado o processo evolutivo que tem evidenciado no início da presente temporada.
Com idade ainda de júnior, Tiago Tomás é visto internamente como uma das grandes promessas do clube, estando num patamar competitivo semelhante ao de Nuno Mendes, ainda que o mercado não tenha sido apelativo, até ver, para o camisola 19. Ainda assim, os responsáveis leoninos abrem a porta a uma nova renovação do contrato, no entanto o processo só deverá conhecer evoluções no final do primeiro semestre de 2021. É certo que Tiago Tomás, tal como Nuno Mendes, renovou em junho último o seu vínculo laboral até 2025, ficando com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, que naturalmente confere outra força negocial ao Sporting, no entanto, até porque o nivelamento salarial nos elementos do plantel principal que chegam da formação é feito de forma progressiva, há a vontade política de ir melhorando as condições dos atletas à medida do rendimento por estes auferidos, ele que atualmente tem um vencimento na ordem dos 120 mil euros brutos por temporada. Nuno Mendes, por exemplo, no acordo efetuado recentemente, passou para um ordenado anual bruto de 400 mil euros, o qual é progressivo à razão de cerca de 100 mil euros por cada ano de contrato até 2025.
Tiago Tomás, esse, continua a queimar etapas no seu processo evolutivo. Na época passada começou integrado no plantel dos juniores, onde marcou golos com regularidade, concretamente 13 e 17 jogos, subiu aos Sub-23, onde obteve três em seis jogos e terminou a estação integrado no plantel principal por decisão de Rúben Amorim.
Aí, acabou por atuar em cinco jogos, somando 169 minutos sem qualquer golo marcado. Na presente estação, Tiago Tomás já conta com 15 jogos realizados, nos quais contabiliza 841 minutos, nove deles como titular. Anteontem, no Estádio Nacional, no Jamor, Tiago Tomás apontou o seu quinto golo na presente época e ainda sofreu a falta passível de grande penalidade que permitiu a João Mário colocar os leões em vantagem no marcador e conquistar os três pontos.
Zaidu foi reforço do V. Guimarães por...uma semana. Zaidu é, hoje, uma das figuras do FC Porto e o reforço mais utilizado por Sérgio Conceição. Quando, esta noite, subir ao relvado do D. Afonso Henriques, o nigeriano vai lembrar-se de que, em tempos, sonhou ali jogar vestido de branco e preto. Há mais de dois anos, mais concretamente na pré-época 2018/19, Zaidu foi contratado pelo V. Guimarães. A história, que escreve o jornal O Jogo, nunca foi conhecida, mas é verdade que o esquerdino assinou mesmo um contrato com os vimaranenses de três temporadas. Se o tivesse cumprido, ainda hoje lá estaria. Mas saiu em menos de uma semana. Já lá vamos...
Na altura, o jogador tinha 21 anos e vinha de uma temporada muito promissora no Mirandela. A ideia era que crescesse na equipa de Sub23, que estava a ser formada para a primeira edição da Liga Revelação, com a intenção de se avaliar se podia dar, depois, o passo para a equipa B e, até, para a equipa principal. Luís Castro (não o treinador do Shakhtar) era o técnico principal e Zaidu não terá ficado propriamente com a sensação de que a temporada lhe fosse correr bem. Em poucos treinos, o nigeriano não sentiu a confiança do treinador, que atualmente está nos Sub-23 do Benfica. E, além de ter sentido que não seria primeira opção de imediato num prova cujo nível competitivo não é superior ao do Campeonato de Portugal, nunca se sentiu propriamente confortável. Então pediu ao seu representante para regressar a Mirandela, mas havia o contrato assinado. Armando Marques, então vice-presidente dos vimaranenses, insistiu em sentido contrário e tentou demover o portista da decisão. Mas Zaidu mostrava-se triste e claramente decidido a regressar a Trás-os-Montes, onde o treinador Rui Borges (agora na Académica) lhe inspirava confiança e a equipa lhe interessava mais. O Vitória lá acedeu a desvincular o jogador e em quatro/ cinco dias terminou a aventura do esquerdino em Guimarães.
O resto da história é mais ou menos conhecido. Zaidu regressou a Mirandela a 10 de agosto de 2018. Dois dias depois estava a jogar a titular com o Trofense na primeira jornada do CdP. O resto da época foi tão bom que, no final, saiu para o Santa Clara. Um ano com João Henriques bastou-lhe para saltar para o FC Porto. Hoje encontra em Guimarães o antigo treinador. E também André Almeida, único jogador dessa equipa de Sub-23 que chegou à formação principal.
Al-Ain e Al-Nasr querem Nakajima. Depois do Catar, Nakajima poderá experimentar outro campeonato no Golfo Pérsico, a liga dos Emirados Árabes Unidos. Os primeiros sinais foram dados pela Imprensa daquele país nos últimos dias e ontem foram conhecidos mais alguns pormenores.
Ao que tudo indica, depois de ter sido anunciada a existência de contactos de emblemas daquela nação com o FC Porto, o jornal A Bola escreve que existem dois clubes na primeira linha da frente para contar com o japonês: o Al-Ain, equipa que é treinada pelo português e antigo central do FC Porto Pedro Emanuel, e o rival Al-Nasr, que também se interessou pelo criativo portista.
Zivkovic vinca rancor. Andrija Zivkovic, que se transferiu para o PAOK no último verão, explicou o golo que marcou ao Benfica, na 3ª pré-eliminatória da Champions. “Foi um sentimento estranho. Sentia aquele rancor sérvio de querer mostrar-lhes que tinham errado comigo.” Em entrevista ao ‘Mozzart Sport’, o extremo disse que não tem explicação para ter deixado de jogar no Benfica. “Acabei por ser excluído, não joguei e não sei por que motivo. Apenas me tiraram da equipa.”
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...