22 dezembro 2020

Ainda o jogo em Alvalade. "É um roubo, está aqui, não é penálti"; "Eu só queria sair do Benfica. Foi o meu maior erro"

Foi em 2007/08, rotulado de "novo Pelé" e com o estatuto de uma das maiores promessas do futebol mundial, que Freddy Adu chegou ao Benfica.
O então jovem norte-americano foi uma das contratações mais sonantes do clube da Luz nessa temporada, que acabaria por não correr de feição às águias. Com Fernando Santos, Jose Antonio Camacho e Chalana ao leme, a equipa encarnada não foi além do quarto lugar no campeonato e, em entrevista ao podcast Blue Wire, o médio-ofensivo, agora com 31 anos, recordou a passagem pelo clube em "tempos disfuncionais", apontando também àquele que diz ter sido "o maior erro da carreira": sair do Benfica ao cabo de uma época.
"O maior erro que cometi na carreira foi sair do Benfica para o Mónaco por empréstimo. Digo isto de coração. Foi uma daquelas decisões que, se pudesse tomá-la de novo, decidiria não sair. Tive três treinadores num ano no Benfica. Havia tanta coisa disfuncional naquele clube que só queria sair de lá e ir para outro lado o mais rápido possível. Mas acabou por ser a pior decisão", começou por referir Adu, prosseguindo com uma comparação com Di María: "Cheguei ao clube ao mesmo tempo que o Di María. No primeiro ano estive melhor do que ele. Joguei melhor do que ele, mas decidi sair para o Mónaco por empréstimo. E o Di María ficou no Benfica. E adivinhem? Com o treinador que chegou [Quique Flores] ele teve hipótese de jogar e tornou-se titular. Um ano ou dois depois, ele foi para o Real Madrid e eu acabei por ser novamente emprestado a uma equipa secundária. Percebes o que digo? Tomei a pior decisão possível para a minha carreira. É o meu maior arrependimento", reiterou Freddy Adu, que em Portugal também representou o Belenenses.
Atualmente, o internacional norte-americano atua nos suecos do Osterlen. De referir ainda que, na época que passou no Benfica, Adu apontou cinco golos em 21 jogos oficiais. A título comparativo, Di María, marcou um golo em 45 partidas nessa primeira época.

"É um roubo, está aqui, não é penálti". José Luís Domingos, diretor-desportivo do Farense, foi suspenso por 30 dias pelo Conselho de Disciplina da FPF por ter sido expulso no jogo do clube algarvio em Alvalade, frente ao Sporting. Em causa, os protestos do dirigente farense sobre penálti a favor do Sporting na partida da passada jornada da I Liga.
Além da suspensão por 30 dias, diretor-desportivo foi multado em 2 040 euros. Segundo o relatório do árbitro André Narciso, José Luís Domingos "saiu deliberadamente do banco suplementar em direção ao quarto árbitro, de telemóvel e garrafa na mão, tendo atirado a mesma ao chão de forma agressiva em forma de protesto, tendo dito: 'é um roubo, está aqui, não é penálti', enquanto exibia o telemóvel".

3 comentários:

  1. NO BLOG INFLUENCIA ARBITRAL
    1.A maior diferença da História: F. C. Porto com vantagem de 12 penaltis para o Benfica nos últimos 18 jogos para o Campeonato!
    Qual é a duvida de quem será campeão em Portugal, Conselho de Arbitragem?

    Para os Órgãos de Comunicação Social Portuguesa, será que é normal em 18 jogos, se detetar uma diferença de 12 penaltis entre os 2 primeiros de uma Liga de futebol profissional?

    Surpreendentemente, tamanha diferença ainda não mereceu honras de destaque de 1ª página, nem de nenhum especial informativo nos diversos programas de comentário desportivo na TV Portuguesa!

    Além dos portugueses que estão a viver isto em concreto, a pergunta que coloco aos meus amigos Espanhóis, Ingleses e Brasileiros, é a seguinte:

    Será que em Espanha, em Inglaterra ou no Brasil, alguma vez, já aconteceu uma diferença de 12 penaltis entre os 2 primeiros classificados numa temporada inteira ou em meio campeonato (18 jogos)?

    2.Consultando a história do campeonato Espanhol, sabemos que entre 1960/61 e 1964/5 em 150 jogos, o Real Madrid usufruiu de uma vantagem de 11 penaltis em relação ao Barcelona. 11 penaltis de diferença entre o Real Madrid e o Barcelona em 5 temporadas, foi o suficiente para o Real Madrid conquistar o 1º penta campeonato na Liga Espanhola. Jogar com uma vantagem de 11 penaltis em 150 jogos já é bastante favorável, agora imaginem a confiança com que se joga com uma vantagem de 12 penaltis em 18 jogos.

    Convêm ter presente que, na 27ª jornada de 2019/20, o Benfica e o F. C. Porto partilhavam a liderança com 64 pontos, com uma ligeira vantagem de 4 golos para o Benfica (o Benfica tinha um saldo positivo de 38 golos e o F. C. Porto de 34 golos), o que prova que se tratam de 2 equipas de valia muito semelhantes em condições arbitrais normais, em relação aos quais, 12 penaltis alteram completamente o comparativo dos seus saldos de golos. Nessa 27ª jornada começou, o PERÍODO ARBITRAL MAIS OBSCURO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS, desde essa jornada até hoje, o F. C. Porto usufruiu de uma vantagem de 12 penaltis em relação ao Benfica, conseguindo um saldo de golos superior ao do Benfica em 11 golos, inverteu assim, a desvantagem de 4 golos que tinha, quando só havia 1 penalti de diferença entre os rivais em 27 jornadas. Obviamente nas condições arbitrais atuais, o campeão só pode ser o F. C. Porto, ninguém que conheça o efeito do penalti no rendimento desportivo de uma equipa, tem sequer duvidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 3.Este é o quadro resumo das últimas 2 épocas (mesmo com mais 13 penaltis, o F. C. Porto não conseguiu marcar sequer mais 8 golos que o Benfica)! O mais grave é que dos 13 penaltis de diferença, 12 deles foram nos últimos 18 jogos, ou seja começaram na fase decisiva da atribuição do último campeão nacional. Discriminando na parte de baixo do quadro, os dados de apenas os últimos 18 jogos para o campeonato nacional (as primeiras 10 da atual época 2020/21 e as últimas 8 da época 2019/20, quando começou o PERÍODO ARBITRAL MAIS OBSCURO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS).


      Na história do futebol em Portugal nunca aconteceu, o principal rival não aproveitar 12 penaltis de vantagem em 18 jogos, para materializar isso em pontos que o levem a conquista do titulo de campeão. Inacreditavelmente, o Benfica 2020/21 de Jorge Jesus, ainda não usufruiu de nenhum penalti favorável, com 23 golos marcados e já sofreu 2 penaltis desfavoráveis nesses 10 jogos, quando toda a gente sabe que as equipas de Jorge Jesus, estão sempre a atacar a baliza adversária, prova disso são os 49 golos que já marcou esta temporada, no total de 20 jogos em todas as competições, usufruindo de 4 penaltis nas competições europeias em que marcou 19 golos. Inacreditavelmente, na Liga Portuguesa não foi assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica e o F. C. Porto ja leva uma vantagem de 7 penaltis em 10 jogos!

      4.O Fontelas Gomes sabe perfeitamente a influência arbitral existente na Liga Portuguesa. Ele sabe que, em condições arbitrais normais, em nenhum campeonato do mundo encontraríamos uma diferença de 12 penaltis, entre os 2 primeiros classificados e que nos últimos 18 jogos (equivalente a meio campeonato), os árbitros concederam ao F. C. Porto uma vantagem de 12 penaltis em relação ao Benfica. Todos sabemos que é quase impossível, um clube conseguir marcar golos suficientes para anular uma desvantagem de 12 penaltis em 18 jogos, de modo a se sagrar campeão, mesmo com essa enorme desvantagem arbitral. Assim com tamanha diferença, é evidente que é o Conselho de Arbitragem a decidir quem é campeão em Portugal.

      Com as atuais condições arbitrais, o Benfica só conseguirá ser campeão, tendo um avançado ou um treinador excecional. Se o Benfica se sagrar campeão 2020/21, seguramente ao lado da estátua do Eusébio, tem de ser colocada outra, do Darwin Nuñez ou do Jorge Jesus (aquele que for o elemento mais extraordinário, que permitiu a equipa a força necessária para anular esta enorme diferença arbitral, que ainda nenhum clube conseguiu anular ao longo da história do futebol). Então meu amigo, alguma vez já viu, uma equipa anular uma desvantagem de 12 penaltis em apenas 18 jogos disputados? Se calhar, quem tem Pelé ou Eusébio no plantel até seria possível conseguir tal extraordinário feito!

      Se alguém alguma vez, já tinha assistido tamanha diferença entre os 2 principais candidatos, por favor, nos comentários informe-nos a época que ocorreu tal extraordinário facto arbitral.

      Eliminar
  2. qual foi a AGRESSÃO mais BRUTAL?
    a do SLIMANI ou a do COATES?

    NENHUM deles foi EXPULSO!

    os Vouchers, os Mails, as Toupeiras...

    e mais 'isto!'

    esta é a PERGUNTA de hoje à noite...

    do ALDRABICE EXTRA siquento noticioso...

    vão lá responder ao anão se faz favor...

    que já ninguém lhe liga...
    (tiveram que o colocar ao pé do Duarte Gomes para ser visto)

    devido ao evoluir do estado da 'doença' dele...

    curiosamente a mesma...

    do MONSTRO que ajudou a criar no Lumiar...

    que depois se virou contra ele...

    e eu desde o início disse aqui...

    que um dia...

    a CRIATURA se ia voltar contra o CRIADOR...

    nunca mais vi o anão aldrabão...

    mas parece que com o Sperding de novo...

    a ter COLÃO...
    (que deve estar a ser abafado por ele claro)

    o anão esperneou...

    e 'ressuscitou!'

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...