10 novembro 2020

Além de um central Benfica tem outro alvo de mercado; Italianos falam em negociações no Dragão; História faz Sporting sonhar. Com 4 pontos de vantagem à 7ª jornada só o Benfica em 99/00 falhou o título; Sporting é o clube português com mais jogadores formados a atuarem nas 'big-5'

O Sporting é o emblema português com mais jogadores formados no clube a atuarem nas cinco principais ligas europeias, numa lista liderada pelo Real Madrid, de acordo com um estudo publicado hoje pelo Observatório do Futebol (CIES).
Segundo o documento, atualmente, 19 jogadores formados pelo Sporting atuam nos chamados ‘big-5’, referente aos campeonatos de Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha e França.
Nesta lista, o Benfica aparece com 15 jogadores e o FC Porto com 12. O Real Madrid lidera destacado com 43, seguido do eterno rival FC Barcelona, com 32.
Juntando todas as 31 ligas europeias, o Sporting continua a ser o clube português mais bem posicionado, com 56 jogadores espalhados pelo continente, enquanto o Benfica soma 50 e o FC Porto apresenta 48.
Neste contexto, o Partizan Belgrado, com 85, é o emblema com mais jogadores da sua formação a atuarem nos campeonatos europeus, seguido do Ajax, com 77, e do Dínamo Zagreb, com 71.
Para a realização deste estudo, o CIES utilizou o termo ‘training clubs’ da UEFA, em que são considerados os jogadores que passaram pelos clubes pelo menos três temporadas entre os 15 e 21 anos de idade.

História faz Sporting sonhar. Da goleada ao V. Guimarães à derrota do Benfica frente ao Sp. Braga, o Sporting voltou a ter um fim de semana repleto de boas notícias. Consequentemente, a liderança isolada do campeonato saiu reforçada, abrindo-se à 7a jornada uma vantagem de quatro pontos dos leões de Rúben Amorim para as águias de Jorge Jesus e os bracarenses de Carlos Carvalhal. Uma diferença pontual que não só é pouco vista desde que as vitórias valem três pontos, como no caso do clube de Alvalade... nunca aconteceu, isto desde 1995/96, quando a atual distribuição de pontos entrou em vigor.
Alargando a análise, só por uma vez na história do campeonato português, há precisamente 70 anos, é que o Sporting (14 pontos) estava no topo da classificação com quatro pontos de avanço para o 2o classificado, o FC Porto (10), volvidas sete jornadas. Em 1950/51, quando os triunfos valiam somente dois pontos, a maior parte dos Cinco Violinos - privados de Peyroteo, que já se reformara - e o técnico inglês Randolph Galloway juntaram ao sólido arranque do título de campeões nacionais. Anos mais tarde, em 1965/66, a margem era idêntica, desta feita para o Benfica (8); porém, o Sporting partilhava a liderança com o V. Guimarães (12). O suficiente para Otto Glória repetir a façanha de Galloway, 15 anos antes.
Regressando à ‘era dos 3 pontos’, e como mencionado, são raras as vezes em que uma equipa abre um fosso de quatro ou mais pontos à 7a ronda. Excluindo a época atual, tal aconteceu por apenas cinco vezes nas últimas 25 edições da Liga, invariavelmente com os rivais dos leões envolvidos: enquanto o FC Porto conseguiu sempre cruzar a meta na frente (1997/98, 2007/08, 2010/11), já o Benfica também o fez por uma vez (2014/15), mas escorregou noutra (1999/2000). Nessa ocasião, no início do milénio, as águias de Jupp Heynckes arrancaram com os mesmos pontos do atual Sporting (19), à frente do FC Porto, mas terminaram no 3o lugar. O título foi para... os leões, colocando termo a um jejum de 18anos.

Além da contratação de um central, o Benfica pondera ainda avançar para a aquisição de um lateral-direito, em janeiro. O defesa-central do Santos, Lucas Veríssimo, está em negociações avançadas para chegar em janeiro à Luz, mas os encarnados não irão ficar-se por ai. Isto, depois da grave lesão sofrida por André Almeida, o habitual titular naquela posição, o Benfica procura no mercado outro lateral-direito. 
Jorge Jesus tem apostado entre Gilberto e Diogo Gonçalves, mas as lacunas reveladas por ambos levam os responsáveis benfiquistas a estudar a hipótese de investir em mais um lateral.

Italianos falam em negociações no Dragão. A continuidade de Marega no FC Porto para além desta época está na berlinda, pelo facto de o maliano estar a menos de dois meses de poder assinar um pré-acordo com outro clube, mas em Itália foi noticiado que as negociações para a renovação do contrato do avançado foram retomadas. A informação foi publicada pelo portal “Calcio Mercato”.

4 comentários:

  1. e pronto...nao passou de tesão de mijo...

    ele vinham aqui cheios de textos e bla bla blas porque o mestre da tatica que os obrigou a engolir um elefante disse que eles iam arrasar e jogar o triplo e eles coitados la foram atrás das palavras do chiclas...agora, meteram o rabinho entre as pernas e foram comer alpiste para a porta18.

    o grande ze manel está de quarentena?

    eheheheheheheh que gozo, isto sem as gainhas ja nao vai ser o mesmo, mas eu acredito que em apenas um ano vão conseguir subir à primeira liga outra vez....

    o vieira com as grandes bolas que tem(segundo o proprio) vai fazer furor na carregueira!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caloteiros e falidos, e falidos caloteiros já são campeões á 7ª jornada. Uns vão e 4º mas o que interessa é que o Benfica não está em primeiro, outros vão em 1º e rezam para o campeonato acabar antes do Natal....idiotas do pró ano é que é...

      Eliminar
    2. o marquês reservado e o JJ de joelhos deram uma gargalhada!!!!!!

      Eliminar
  2. E lá se foi o mito da formação do seixal. Mas não liguem a isto, continuem a seguir a cartilha de que vão conquistar a Europa, vencer a liga portuguesa com tranquilidade, jogar o triplo e a arrasar, o duo maravilhar a entrar como balas, etc, etc, etc!!! Depois acordam, confusos e desnorteados, de pesadelos, tipo tragédia grega, que irremediávelmente arruinou a época, as finanças e a defesa, com a venda obrigatória do caceteiro-mor, insubstituível; o pesadelo aos quadradinhos, o pesadelo escocês, seguido do pesadelo dos guerreiros do norte e agora, como se não bastasse o filme de terror da judite. Mas não desanimem, unam-se em redor do grande líder e da sua trupe, tudo gente de consciência tranquila. Carreguem lampiões, em defesa de estado, continuem assim. A Justiça chegará.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...