O Sporting é o emblema português com mais jogadores formados no clube a atuarem nas cinco principais ligas europeias, numa lista liderada pelo Real Madrid, de acordo com um estudo publicado hoje pelo Observatório do Futebol (CIES).
Segundo o documento, atualmente, 19 jogadores formados pelo Sporting atuam nos chamados ‘big-5’, referente aos campeonatos de Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha e França.
Nesta lista, o Benfica aparece com 15 jogadores e o FC Porto com 12. O Real Madrid lidera destacado com 43, seguido do eterno rival FC Barcelona, com 32.
Juntando todas as 31 ligas europeias, o Sporting continua a ser o clube português mais bem posicionado, com 56 jogadores espalhados pelo continente, enquanto o Benfica soma 50 e o FC Porto apresenta 48.
Neste contexto, o Partizan Belgrado, com 85, é o emblema com mais jogadores da sua formação a atuarem nos campeonatos europeus, seguido do Ajax, com 77, e do Dínamo Zagreb, com 71.
Para a realização deste estudo, o CIES utilizou o termo ‘training clubs’ da UEFA, em que são considerados os jogadores que passaram pelos clubes pelo menos três temporadas entre os 15 e 21 anos de idade.
História faz Sporting sonhar. Da goleada ao V. Guimarães à derrota do Benfica frente ao Sp. Braga, o Sporting voltou a ter um fim de semana repleto de boas notícias. Consequentemente, a liderança isolada do campeonato saiu reforçada, abrindo-se à 7a jornada uma vantagem de quatro pontos dos leões de Rúben Amorim para as águias de Jorge Jesus e os bracarenses de Carlos Carvalhal. Uma diferença pontual que não só é pouco vista desde que as vitórias valem três pontos, como no caso do clube de Alvalade... nunca aconteceu, isto desde 1995/96, quando a atual distribuição de pontos entrou em vigor.
Alargando a análise, só por uma vez na história do campeonato português, há precisamente 70 anos, é que o Sporting (14 pontos) estava no topo da classificação com quatro pontos de avanço para o 2o classificado, o FC Porto (10), volvidas sete jornadas. Em 1950/51, quando os triunfos valiam somente dois pontos, a maior parte dos Cinco Violinos - privados de Peyroteo, que já se reformara - e o técnico inglês Randolph Galloway juntaram ao sólido arranque do título de campeões nacionais. Anos mais tarde, em 1965/66, a margem era idêntica, desta feita para o Benfica (8); porém, o Sporting partilhava a liderança com o V. Guimarães (12). O suficiente para Otto Glória repetir a façanha de Galloway, 15 anos antes.
Regressando à ‘era dos 3 pontos’, e como mencionado, são raras as vezes em que uma equipa abre um fosso de quatro ou mais pontos à 7a ronda. Excluindo a época atual, tal aconteceu por apenas cinco vezes nas últimas 25 edições da Liga, invariavelmente com os rivais dos leões envolvidos: enquanto o FC Porto conseguiu sempre cruzar a meta na frente (1997/98, 2007/08, 2010/11), já o Benfica também o fez por uma vez (2014/15), mas escorregou noutra (1999/2000). Nessa ocasião, no início do milénio, as águias de Jupp Heynckes arrancaram com os mesmos pontos do atual Sporting (19), à frente do FC Porto, mas terminaram no 3o lugar. O título foi para... os leões, colocando termo a um jejum de 18anos.
Além da contratação de um central, o Benfica pondera ainda avançar para a aquisição de um lateral-direito, em janeiro. O defesa-central do Santos, Lucas Veríssimo, está em negociações avançadas para chegar em janeiro à Luz, mas os encarnados não irão ficar-se por ai. Isto, depois da grave lesão sofrida por André Almeida, o habitual titular naquela posição, o Benfica procura no mercado outro lateral-direito.
Jorge Jesus tem apostado entre Gilberto e Diogo Gonçalves, mas as lacunas reveladas por ambos levam os responsáveis benfiquistas a estudar a hipótese de investir em mais um lateral.
Italianos falam em negociações no Dragão. A continuidade de Marega no FC Porto para além desta época está na berlinda, pelo facto de o maliano estar a menos de dois meses de poder assinar um pré-acordo com outro clube, mas em Itália foi noticiado que as negociações para a renovação do contrato do avançado foram retomadas. A informação foi publicada pelo portal “Calcio Mercato”.
e pronto...nao passou de tesão de mijo...
ResponderEliminarele vinham aqui cheios de textos e bla bla blas porque o mestre da tatica que os obrigou a engolir um elefante disse que eles iam arrasar e jogar o triplo e eles coitados la foram atrás das palavras do chiclas...agora, meteram o rabinho entre as pernas e foram comer alpiste para a porta18.
o grande ze manel está de quarentena?
eheheheheheheh que gozo, isto sem as gainhas ja nao vai ser o mesmo, mas eu acredito que em apenas um ano vão conseguir subir à primeira liga outra vez....
o vieira com as grandes bolas que tem(segundo o proprio) vai fazer furor na carregueira!!!!
Caloteiros e falidos, e falidos caloteiros já são campeões á 7ª jornada. Uns vão e 4º mas o que interessa é que o Benfica não está em primeiro, outros vão em 1º e rezam para o campeonato acabar antes do Natal....idiotas do pró ano é que é...
Eliminaro marquês reservado e o JJ de joelhos deram uma gargalhada!!!!!!
EliminarE lá se foi o mito da formação do seixal. Mas não liguem a isto, continuem a seguir a cartilha de que vão conquistar a Europa, vencer a liga portuguesa com tranquilidade, jogar o triplo e a arrasar, o duo maravilhar a entrar como balas, etc, etc, etc!!! Depois acordam, confusos e desnorteados, de pesadelos, tipo tragédia grega, que irremediávelmente arruinou a época, as finanças e a defesa, com a venda obrigatória do caceteiro-mor, insubstituível; o pesadelo aos quadradinhos, o pesadelo escocês, seguido do pesadelo dos guerreiros do norte e agora, como se não bastasse o filme de terror da judite. Mas não desanimem, unam-se em redor do grande líder e da sua trupe, tudo gente de consciência tranquila. Carreguem lampiões, em defesa de estado, continuem assim. A Justiça chegará.
ResponderEliminar