30 março 2020

"Pedrinho (reforço do Benfica)? Faz lembrar o estilo de Messi"; Benfica vai tentar resolver (caro) 'problema'; O futuro de Palhinha dentro ou...fora de Alvalade

Pedrinho, reforço do Benfica para a próxima temporada, ainda não tem data de chegada a Portugal, devido à covid-19, mas quando o fizer será para mostrar maturidade e imunidade à pressão de jogar na Europa. Quem o assegura é Gustavo Tocantins, uma das pessoas que melhor conhece o extremo de 21 anos, por ser seu amigo e antigo companheiro de quarto no Corinthians. Ao jornal O Jogo, este recorda os tempos em que viu, pela primeira vez, aquele miúdo dois anos mais novo conquistar o grupo dos juniores do clube de São Paulo e assegura que Pedrinho não será “vítima” da pressão de jogar no Benfica com a etiqueta de 20 M€.
“Preço? Acho que não vai pesar. Pensemos: ele joga no Corinthians, uma das maiores equipas do Brasil, com mais de 20 milhões de adeptos e não acusa a pressão. Mas os benfiquistas terão de ter calma. O futebol europeu é diferente, muito tático. Nós, brasileiros, sabemos como foi importante ter um técnico como Jorge Jesus, que colocou ordem na equipa do Flamengo e todos veem o que eles jogam agora”, justifica o ex-Estoril, atualmente no Vilafranquense.
Quando Pedrinho esteve em Lisboa, em fevereiro, para assinar até 2025, Tocantins falou com o amigo, mas apenas por telefone “porque estava apressado a tratar das coisas” mas, garante, o reforço das águias prima pela humildade e é, na sua opinião, um “craque”. “O Pedrinho é um menino que conheço há muito tempo e fico muito feliz por ele vir para um grande clube da Europa, porque é um craque. Tenho a certeza de que vão ver isso quando ele vier”, diz, antes de recordar os tempos do Corinthians. “Jogámos juntos na Copa de São Paulo, que é uma prova muito importante de formação e fomos campeões pelo Corinthians. Ele é dois anos mais novo do que eu, conhecemo-nos nos alojamentos do clube e até brincamos dizendo que era eu quem o protegia. E tinha de o fazer porque ele era um menino muito habilidoso mas também pequenino (risos)”, lembra o avançado.
O “pequenino”, conta, vai trazer um perfume especial ao futebol nacional. “Todos víamos a qualidade dele desde os sub-15. Nessa idade, já foi o seu pé esquerdo e a visão de jogo que nos despertou a atenção. Ele é muito habilidoso, podem atirar-lhe a bola que ela não o queima, sabe bem o que fazer com ela”, diz. Desafiado a comparar, dentro do possível, o estilo de Pedrinho com algum jogador conhecido, Tocantins apontou... Messi. “Na formação, Pedrinho era um camisola 10 e agora é mais extremo. Ele é diferente, e por isso, nunca pensei em compará-lo com ninguém, tem um estilo muito próprio que não se vê noutro. Mas, pela forma como vai buscar a bola, quer ter jogo e como usa o pé esquerdo faz lembrar o estilo de Messi, sem querer comparar. O Benfica é uma equipa que gosta de ter bola e isso é a cara de Pedrinho”, conclui.

SAD volta à carga para vender Zivkovic. O timing face aos atuais condicionalismos ainda é incerto, mas o JN escreve que a SAD dos encarnados vai tentar novamente negociar Zivkovic na abertura da próxima janela do mercado de transferências.
O elevado salário que passará a auferir na última época de contrato - cerca de 5 milhões de euros - é uma das razões para tentarem resolver o mais rápido possível o problema. Resta saber se Zivkovic tem interesse em 'ajudar' o Benfica...

João Palhinha, 24 anos, está cedido ao SC Braga, clube pelo qual está a fazer uma excelente época, o que já lhe valeu a garantia de voltar ao plantel principal do Sporting na próxima temporada. Mas por outro lado está a valer-lhe também o assédio de vários clubes dos mais importantes campeonatos da Europa, nomeadamente de Espanha e de Inglaterra, o que significa que corre o risco de não aquecer o lugar em Alvalade, porque a administração leonina, escreve A Bola, está na disposição de vender o passe do médio, mesmo sabendo que terá de entregar 15 por cento do valor da transferência ao ao emblema minhoto.
Foi no verão de 2018, durante a administração presidida por Sousa Cintra - fez a transição desde a destituição de Bruno de Carvalho, em junho, até às eleições que em setembro desse ano ditaram a eleição de Frederico Varandas -, que Palhinha rumou, cedido, ao SC Braga. Dois anos de empréstimo em que o Sporting o podia resgatar a meio, ou seja, no verão de 2019, mas mediante indemnização aos minhotos. Igualmente ficaram os de Alvalade com opção de resgate, ao fim dos dois anos, o que vai acontecer, como Frederico Varandas anunciou já em 2020. Até aqui, os minhotos tinham preferência, que usaram para impedir uma venda do passe do jogador ao Bétis, em janeiro. E depois, no mercado de verão, mantêm direito a receber 15 por cento do valor duma venda - até 15 de setembro.
Esta percentagem não vai impedir que a administração do Sporting deixe sair Palhinha. Está até a administração dos verdes e brancos aberta a receber propostas pelo médio-defensivo. E de Espanha e de Inglaterra já chegaram abordagens que por um lado entusiasmam o jogador, ou não fossem duas das maiores ligas do mundo, e por outro podem ser interessantes, a nível financeiro, para a SAD sportinguista.
Palhinha tem contrato com o Sporting válido até junho de 2023 e está blindado por uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Sporting, é certo, precisa de reforçar o setor mais recuado do meio-campo e o internacional sub-21 por Portugal encaixaria que nem uma luva, mas por outro lado vê na venda do passe do jogador uma excelente possibilidade de negócio. Porém, nunca abaixo dos €10 milhões, valor estabelecido para se começar a negociar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...