13 outubro 2019

No plantel do Sporting há quem ambicione ganhar a Bola de Ouro e prefira...Messi; Mudar o nome do Estádio José Alvalade viola estatutos do Sporting; Condição física de Alex Telles gerida no Dragão

Apesar de já ter “folgado” uma vez (foi expulso em Portimão e falhou a receção ao Santa Clara), aquele que foi o mais rápido jogador da história a chegar aos 150 jogos pelo FC Porto continua a ser um dos mais utilizados por Sérgio Conceição. Falamos de Alex Telles, que soma 990 minutos e só é batido por Pepe nesse particular. Por isso. nesta paragem internacional, Sérgio Conceição optou por poupar o lateral-esquerdo, que passou toda a semana a trabalhar de forma muito leve e sem ser sujeito a grandes esforços.
Na prática, o treinador quis impedir que o brasileiro somasse mais desgaste e colocasse em risco a sua total disponibilidade para os jogos que seguem. É que depois da paragem, o FC Porto entra num dos piores ciclos da temporada, se não em grau de dificuldade, pelo menos no volume de jogos. São sete desafios em três semanas, a um ritmo de um jogo a cada três dias. Há Taça de Portugal a abrir, Liga Europa a seguir e depois o campeonato, com ataque à liderança na receção ao Famalicão, por exemplo.
Tendo em conta as duas semanas de paragem competitiva que as equipas estão a viver, Conceição entendeu que esta era a melhor altura para subtrair carga a Alex. Afinal, só ficaram 11 jogadores no Olival e, com Romário Baró e Marega condicionados, o trabalho foi mais orientado para que o grupo mantivesse o ritmo do que propriamente para questões táticas de importância significativa. Por isso, Alex descansou. E até passou a maior parte do tempo com Marega, a correr ou a fazer exercícios mais leves. O maliano padece de uma pequena lesão, não impeditiva de fazer a 100 por cento os próximos jogos. Alex fez gestão por precaução.
A equipa regressa amanhã ao trabalho e Alex deve voltar a treinar sem qualquer reserva. Loum deve juntar-se ao grupo, depois de concluída a estadia na seleção do Senegal. Mbemba, Zé Luís, Marchesín e Saravia jogam hoje e também têm hipóteses de marcar presença. Os dois africanos têm particular em França, os argentinos jogam em Espanha.

"Ganhar a Bola de Ouro? Quem sabe...". O nome de Gonzalo Plata começou a ganhar peso internacional quando se sagrou campeão sul-americano de sub-20, ao serviço da seleção do Equador, e já tinha assinado pelos leões. Em junho, o jovem voltou a superar as expectativas quando ajudou o seu país a conquistar o bronze no Mundial de sub-20 disputado na Polónia, um conjunto de exibições que lhe valeram o título de terceiro melhor jogador da prova. Pode o futuro reservar-lhe uma Bola de Ouro? Plata não rejeita, mas assume que tem de crescer.
"Eu quero continuar a evoluir passo a passo. Sei que sou muito novo e falta-me melhorar certas coisas. Cada treinador pede-me algo de novo, e isso ajuda-me a mostrar mais e jogar cada vez melhor, como tenho feito", assume o internacional equatoriano, que mostra total confiança nas suas qualidades: "Desejo mostrar todo o meu potencial e quem sabe... ganhar a Bola de Ouro no futuro", disse ao jornal Record.
De Alvalade já saíram dois Bolas de Ouro, Figo e Cristiano Ronaldo, mas, como é natural, Gonzalo Plata tem mais referências do madeirense. Confrontado sobre quem merece sentar-se atualmente no trono do futebol mundial, o extremo não se deixa influenciar pelo politicamente correto, e admite que prefere Messi.
"Sempre gostei mais do Messi, aprecio a forma como joga", revela o sul-americano, que também não deixa de sublinhar o valor de CR7: "Admiro muito o Cristiano pela forma como treina. Ele trabalhou muito para chegar onde chegou e é preciso valorizar isso."
Em Alvalade, o jovem foi blindado com uma cláusula de 60 milhões de euros, um valor que se escusa a comentar. "O que fizer no futuro vai revelar se é esse o meu valor", conclui.

Estádio Ronaldo viola estatutos do Sporting. Frederico Varandas admite a possibilidade de mudar o nome do estádio do Sporting, fazendo-o passar de José Alvalade para Cristiano Ronaldo, em homenagem ao internacional português formado no clube. O presidente do emblema leonino fez a revelação durante uma entrevista ao jornal italiano ‘Tuttosport’.
"Ser conhecido como o clube que lançou Cristiano Ronaldo deixa-nos orgulhosos, pois ele representa um dos símbolos maiores do próprio clube. Conceder o nome dele ao nosso estádio é uma hipótese que, no momento, não colocamos de lado", disse Varandas.
Contudo, o presidente leonino não tem poderes para tal. Fazê-lo seria ir contra o ponto nº 2 do artigo 4º dos estatutos do Sporting, cujo texto é o seguinte: "Em homenagem ao fundador do Sporting Clube de Portugal, o principal campo de jogos designa-se "Estádio José Alvalade".
Uma eventual mudança do nome do estádio implica, pois, uma alteração dos estatutos. E tal só é possível em Assembleia Geral (AG), com aprovação dos sócios, conforme se pode ler no artigo 43º, ponto 1, alínea a), que diz ser competência exclusiva da AG "alterar os estatutos e velar pelo seu cumprimento".
No número 2 refere-se que, para aprovação de mudanças, as deliberações da AG são tomadas por maioria absoluta de votos dos associados presentes.

1 comentário:

  1. Este escrevinhador onde é que leu que o Sporting ia mudar o nome do estádio?Leu algum dirigente a dizer que iria ser feito?

    Se os estatutos dizem que será preciso 75% dos votos a apoiarem a mudança, como é que isso pode ser feito sem a votação favorável dos sócios?

    Parece que também andas por aqui para lançar a confusão ou então não sabes ler um testo, o que é uma tristeza.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...