02 junho 2019

"FC Porto beneficiado na 1ª volta, o Benfica na 2ª e o Sporting todo o ano"; A possibilidade Luan no Dragão; Sporting acelera por alvo para a defesa

Rosier não consta do lote de convocados por Antoine Kombouaré para o decisivo encontro de hoje, frente ao Lens, que determinará se o Dijon permanece no principal escalão do futebol francês. O lateral-direito, de 22 anos, não está totalmente recuperado da intervenção cirúrgica ao pé direito a que foi submetido em março e, por isso, continua de fora das opções do técnico, que busca um triunfo que lhe garanta a manutenção.
Independentemente do resultado – na primeira mão do playoff houve um empate a 1 golo –, quando terminar o jogo de hoje, as negociações entre Sporting e Dijon deverão intensificar-se, podendo existir nos próximos dias um acordo que permita aos leões assegurar o internacional sub-21 francês, também pretendido por Friburgo e outro clube alemão. Rosier tem à sua espera em Alvalade um contrato válido por cinco temporadas.

O plantel do FC Porto de 2019/20 vai contar, pelo menos, com um segundo avançado. Um elemento que se sinta como peixe na água a jogar em torno de um avançado mais posicional, igualmente forte tanto no último passe como a surgir em situação de finalização. Luan, brasileiro de 26 anos que pertence ao Grémio, é um dos nomes referenciados e, mais do que isso, a prioridade para a posição, pelo que o avanço de uma eventual proposta da SAD pela sua contratação está em aberto. Em grande medida, Sérgio Conceição estruturou o seu FC Porto num 4x4x2 ao longo dos últimos dois anos, mas aqui e ali fez uso de um 4x2x3x1 também do seu agrado. O lugar de apoio próximo ao ponta-de-lança – que chegou a ser cumprido, por exemplo, por Otávio ou Corona – terá novas caras na próxima época e Luan é uma das que estão a ser cogitadas. O brasileiro foi uma das grandes figuras do Brasileirão ao longo de 2015, 2016 e 2017, mas, no ano passado, uma fasceíte plantar afastou-o dos últimos dois meses da temporada e, já em 2019, Luan tem sentido dificuldades para ser tão influente como vinha a ser. Ora, ontem, informações com origem no Brasil davam conta de que o FC Porto estaria já perto de contratar Luan por 8 milhões de euros, o que, avança o Record, não corresponde à verdade. A informação foi confirmada por Romildo Bolzan, presidente do emblema de Porto Alegre. “Não fomos contactados pelo FC Porto sobre nenhum jogador, nem pelo Luan, nem pelo Juninho Capixaba”, disse, ciente de que o lateral-esquerdo também foi associado aos dragões nos últimos dias. De qualquer das formas, Romildo Bolzan entreabriu a porta das negociações em qualquer um dos casos: “A nossa ideia é que se mantenham connosco, fazem parte dos planos, mas as propostas, se chegarem, serão consideradas, como sempre”. Relativamente a Luan, o presidente do Grémio esmiuçou um pouco mais a sua situação, admitindo que o seu valor de mercado pode ter baixado: “Teve uma lesão, está a recuperar do ponto de vista físico e técnico. Compreendo que isso possa afetar o valor dele atualmente, mas acreditamos que vai voltar ao seu melhor nível.” Diga-se que, ao final do dia, o UOL Esporte noticiou que o FC Porto enviou já um emissário a Porto Alegre e a tal oferta formal poderá ser uma realidade dentro em breve.

"FC Porto beneficiado na 1ª volta, o Benfica na 2ª e o Sporting todo o ano". António Salvador, presidente do Sp. Braga, decompõe o filme da época e coloca o dedo nas feridas. Sente que lhe está vedado o acesso ao bolo de milhões da Champions e acusa o leão de ter usufruído do estatuto de "coitadinho" perante o "sistema nacional".
"Não digo que a minha revolta me vá dar mais força para trabalhar. O que é preciso hoje perceber-se é que os tempos evoluíram. E em função daquilo que, hoje, tanto o futebol português como o europeu fazem mexer, nós percebemos que o sistema nacional não está preparado para que um clube que vai à Liga dos Campeões, ganhando lá 50 milhões de euros só por marcar presença, deixe de lá estar e permita que esse bolo fique para outra equipa qualquer ou para o Sp. Braga. Repare, o nosso clube não conseguiu entrar na Liga Europa mas conseguiu sobreviver. Talvez FC Porto ou Benfica sintam muito maiores dificuldades se falharem a Champions. Esse é que é o problema do futebol português. Entendemos que há boas pessoas, competentes, pessoas que lideram e que temos a certeza de que são honestas, mas há muito mais por trás de tudo isto que é preciso resolver. O que aconteceu este ano não pode acontecer no futuro", começou por dizer ao Record, acrescentando de seguida situações concretas.
"O campeonato resume-se a isto: houve uma 1ª volta em que o FC Porto foi claramente beneficiado. Houve uma 2ª volta em que o Benfica foi claramente beneficiado, especialmente nos jogos e momentos decisivos. Não há como esconder. Isto é claro. Viu-se em campo, nas televisões, foi apontado pelos comentadores. Depois há uma 3ª equipa que, pelas razões que todos conheceram e infelizmente aconteceram no início da época, parece que foi o clube do coitadinho e então foi beneficiado todo o ano, está claro. E depois houve um outro, um 4º clube, que assumiu publicamente que à 7ª jornada foi beneficiado num possível penálti, e que teria ganho um possível ponto. O seu presidente assumiu-o num Conselho de Presidentes, em Coimbra. Aquilo que lhe aconteceu, como castigo por esse lance, foi que nos lances decisivos nos jogos com o Sporting e FC Porto nas taças, e no campeonato com o Benfica e o FC Porto, foi aquilo que todo o país viu. Isto é que é a falência do sistema. Isto nem tem nada a ver com as pessoas envolvidas, dado que quem falhou vai continuar a falhar enquanto não for criada uma defesa para a arbitragem e as pessoas que a lideram", acusou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...