09 novembro 2017

Sporting desenvolve projeto pioneiro na sua Academia. Ideia saiu da mente de um agora empregado do...Benfica. BdC deu o passo que faltava; Benfica decide saída de João Carvalho em janeiro; "Sérgio Conceição? Parece irmão de Mourinho", diz Sérgio Ramos sobre Casillas

Em entrevista à Cadena SER, Sergio Ramos falou do ex-companheiro de equipa Iker Casillas. O jogador do Real Madrid comentou o facto de o guarda-redes espanhol ter deixado a titularidade da baliza do FC Porto.
"Não sei se o treinador terá algum tipo de problema com o Iker, mas vindo de onde vem não me surpreende... Já o vi em algumas conferências de imprensa e parece irmão de Mourinho", atirou, em declarações reproduzidas pela Marca desta quinta-feira.
"A situação do Casillas chama-me à atenção, e surpreende toda a gente. Mas creio que ele voltará a jogar porque é um grande guarda-redes", completou.

O futuro de João Carvalho continua a ser pautado pela incerteza, encontrando-se a situação do jovem em ‘stand by’, depois da reunião em que Luís Filipe Vieira e Hugo Valdir iriam participar ter sido adiada devido à morte do sogro deste último, aquele que é o braço-direito de Jorge Mendes. Apesar de toda esta indefinição, o jovem, que se encontra blindado com uma cláusula de 60 milhões de euros, poderá mudar de ares a partir de janeiro, sendo o Wolverhampton um dos emblemas interessados no médio, de 20 anos. Com pouco espaço sob as ordens de Rui Vitória – foi apenas utilizado 10 minutos na Taça de Portugal, frente ao Olhanense – o futebolista mantém-se no plantel, esperando que a sua situação possa mudar e ter mais oportunidades.
Segundo o Record, os responsáveis do clube da Luz vão aguardar até ao próximo mercado de transferências para tomar uma decisão definitiva para o jogador, que passou a segunda metade da época passada no V. Setúbal. A utilização ajudará a determinar o futuro do jogador. Se a situação se mantiver, a saída é cenário provável. Há vários interessados, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Apesar da incerteza sobre esta situação, o Record escreve que o internacional sub-21 português mantém-se alheio a estas questões e continua, por agora, totalmente focado em ganhar espaço no plantel principal.
Contudo, se tal não se verificar até janeiro, o jogador formado no clube da Luz não fecha a porta a uma mudança, pois pretende jogar com mais regularidade, como sempre aconteceu nas últimas temporadas.

O Sporting apostou forte na nova época, tendo por desígnio a hegemonia em todos os escalões da sua estrutura de futebol, vontade expressa por Bruno de Carvalho. Para tal, chegaram reforços ao reino do leão, não em forma de jogadores, mas sim em... pormenores. Daí a integração da nova plataforma Football ISM, especificamente desenvolvida entre a empresa agap2ITe a Academia Sporting, avança o Record.
O foco da plataforma incide no futebol jovem, apesar de ter a capacidade de gerir todo o dia a dia do universo leonino: entre outras, integra informação da performance desportiva e plano de trabalho de um plantel, passando pelo aproveitamento escolar das jovens pérolas e gestão dos campos da Academia, até ao departamento financeiro, legal e clínico. Um software que quer, ainda, marcar a diferença no scouting de formação, mercado em que se orgulha em ser pioneiro no Mundo. Contas feitas, está dado o passo para a revolução. Afinal, é nos detalhes que se ganham jogos e... títulos.
Foi ainda durante a presidência de José Eduardo Bettencourt, em 2011, que a ideia saiu da mente de Pedro Mil-Homens (agora no Benfica), na altura diretor da Academia. Porém, foi Bruno de Carvalho quem deu o ‘empurrão’ que faltava. "Com Godinho Lopes [ex-presidente], o projeto chegou mesmo a parar. Depois, quando Bruno de Carvalho chegou ao clube, quis logo saber o que se passava em muitas áreas. Foi ele quem voltou a arrancar com o projeto. Desde então, alargámos e desenvolvemos a plataforma ao mais ínfimo detalhe", explicou Filipe Esteves, diretor-geral da agap2IT.
Através do computador e também na aplicação desenvolvida para os dispositivos móveis, este é um recurso valioso no âmbito do scouting. Após consultarem os dados compilados sobre os jovens talentos, os responsáveis podem fazer a tomada de decisão em minutos, ultrapassando um processo que por norma é... moroso. Na procura pelos craques todos os segundos contam.
"Temos tudo o que um clube de futebol necessita." É desta forma que Filipe Esteves, diretor-geral da agap2IT (empresa multinacional que nasceu em Lisboa) e um dos rostos que trabalha em contacto direto com o Sporting, sintetiza o Football ISM.
"O facto de estar tudo integrado é a grande mais-valia. Por exemplo, se um jogador for menor, existe toda a informação sobre quem pode sair com ele da Academia, qual a sua avaliação escolar, social e comportamental, juntamente com os índices de performance desportiva. O presidente pode fazer login e ver tudo em 5 segundos, o que antes tardava 2 ou 3 semanas, enquanto esperava que alguém preenchesse estes dados numa folha de Excel", sublinhou, em declarações ao Record.
De resto, a razão da ligação aos leões é explicada pelo facto de disporem do "departamento mais profissional em termos de formação no país": "O scouting é um mundo. Um clube que aposta tanto na sua formação tem mais pessoas a trabalhar que no seu scouting profissional", apontou.
Impacto imediato. Ainda que a utilização da ferramenta por Jorge Jesus seja uma incógnita, pois "só ele tem conhecimento do treino que faz", Filipe Esteves frisou que o feedback recebido tem sido "bastante bom". "O ISM oferece grande vantagem competitiva. Difícil é colocar os departamentos a ‘andar’. Depois, a adaptação é extremamente fácil, porque rapidamente comprovam que lhes poupa imenso trabalho em emails, mensagens ou telefonemas. Só é preciso o empurrão para que as pessoas larguem hábitos antigos e comecem novos", rematou.
A parceria de sucesso com o Sporting chamou já a atenção de vários tubarões europeus, como explica Filipe Esteves. "Estamos em fase final de acordo com o Lyon e já estivemos reunidos - e entretanto vamos regressar - ao Chelsea. Isto para além de Barcelona e Arsenal", apontou, sem esconder que o "sonho" passaria por uma colaboração com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
"Queremos tê-los connosco, para que todos os clubes mais pequenos em Portugal possam ter uma versão do ISM. O objetivo é fomentar o desenvolvimento do futebol em Portugal, principalmente o futebol jovem. Lá fora, temos três alvos: França, Inglaterra e Espanha", sublinhou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...