21 setembro 2017

O que é que é isso, ó meu?

"O que é que é isso, ó meu?". Esta célebre frase de Jorge Perestrelo serve perfeitamente para tentar ilustrar o que sinto em relação ao Benfica neste momento. Sem querer passar por mais um que manda vir sem razão, estas falhas do Benfica já haviam sido comentadas ainda no decorrer da época passada.
Não há um fio de jogo, uma ideia clara. Muita da táctica passa por ir nas alas e centrar(quando não temos um nosso ponta de lança fixo) e se por acaso temos o azar, como tem acontecido, de Jonas e Pizzi estarem um bocado desinspirados então é que aquele ataque potentoso que apresentamos em jogos anteriores pura e simplesmente desaparece. Tentando perceber o porquê de isto estar a acontecer, para além da falta de reforços "de jeito" como falado em Braçadeiras anteriores, muito se deve à falta de Fesja, isto porque com Filipe Augusto a jogar parece que Pizzi não fica tão solto como deveria.

O jogo no Bessa
Num campo que, desde que me lembro de seguir o Benfica, é sempre difícil, seria a altura perfeita para dar uma respota à campeão após o desaire caseiro contra o CSKA. Infelizmente não foi nada disso que aconteceu, mesmo tendo entrado bem no jogo com um golo madrugador de Jonas a equipa parece que deixa de jogar futebol e que a bola queima, como se costuma dizer.
O Benfica entrou com um onze esperado, apenas trocando Lisandro por Ruben Dias, que se estreou na equipa principal aquele que é dos nossos jovens mais promissores.
Como já referi, após o golo de Jonas a equipa que deveria soltar-se mais e ficar com outra atitude em relação ao jogo, começa a tremer até que na segunda parte e já sem Salvio (Benfica LAB este ano já vai em 16 lesionados salvo erro. Algo está mal e tem que ser mudado quanto antes) que se lesiona ao minuto 51, sofre um golo em que a defesa deveria, óbviamente, ter feito muito melhor no golo de Renato Santos.

Após o empate quando o Benfica deveria partir para cima do Boavista com uma atitude à campeão e a mostrar quem é que queria mesmo os três pontos, aparece a infelicidade do jogo. Um remate de muito longe num livre directo dá golo ao Boavista com Varela a ficar muito mal na fotografia. Excesso de confiança possivelmente terá ajudado a ditar a primeira derrota do Benfica no campeonato.

Para finalizar a crónica em relação ao jogo do Bessa, não posso deixar de mencionar algo que infelizmente aconteceu muitos anos e que tenha sido apenas um caso pontual. O não agradecimento aos adeptos.. Foi vergonhoso ignorarem tantos adeptos que fizeram centenas de kilómetros para apoiar a equipa. Exige-se mais respeito por parte de jogadores e equipa técnica.

Deixo aqui uma frase do meu amigo João Gonçalves do seu blog RedPass em relação a este incidente

Taça da Liga
Benfica x Braga, um jogo sempre, à partida, bem disputado e emocionante. O Benfica a apresentar, tal como o Braga, múltiplas alterações. Desde logo na baliza com Júlio César a assumir a titularidade. A defesa Luisão saira para dar lugar a Jardel enquanto André Almeida volta a jogar (Douglas veio passar férias? Não me podem dizer que um jogador que treina todos os dias não está em forma pelo menos para esta taça.. Não faz sentido) na direitae Eliseu na esquerda.
No meio campo para a frente foi onde muitas mexidas. Filipe Augusto jogou à frente de Samaris com Krovinovic e Rafa nas alas sendo o ataque entregue a Gabriel e Jimenez. Confesso que tinha saudades de ver Jimenez a titular.
O Benfica começou bem com vários lances a entusiasmar e a dar sinais de querer mandar tudo para trás e começar agora o campeonato e a taça à séria. Bons movimentos atacantes com triangulações que desiquilibravam, houve de tudo e a jogar com cabeça. Se calhar algumas “vacas sagradas” deveriam ir uns jogos para a bancada para se sentirem pressionados a fazer melhor. 
Jimenez! Quem mais? É, para mim, o nosso melhor avançado porque maior parte das vezes pura e simplesmente, só remata, não pensa em demasia e remata.. Futebol às vezes é tão simples, se rematas marcas. Foi o que ele fez.
Depois do golo marcado não esperava outra reação como a que vimos contra o CSKA e contra o Boavista, mas foi o que tivemos. Os jogadores pareciam que estavam com os pés a ferver. Abel disse que o golo do Benfica tinha tranquilizado a equipa e teve alguma razão, pena algumas entradas de ambos os lados mais duras do que o normal. Este jogo num dia normal acabava dez contra dez, o futebol português merece mais.
Krovinovic é um jogador acima da média e felizmente pode jogar a Liga do Cam... Não pode? Ah, ok! Boa planificação.. O sucessor natural de Pizzi não pode jogar. Bom é esperar que Pizzi não se lesione num jogo da Champions.
Já agora, e experimentar Krovinovic no meio e Pizzi na direita? No primeiro ano de Rui Vitória aconteceu o mesmo, mas com Renato Sanches no meio e Pizzi à direita. O resultado foi bom se bem se recordam. Espero que ao menos tenham essa hipótese em cima da mesa. O Benfica podia ganhar muito.
Apesar de um ou outro erro defensivo, a nossa dupla de centrais pode ser esta o resto da época? Apesar do golo sofrido vi mais solidez que nos jogos anteriores.
Não vou falar muito do jogo porque infelizmente, como foi parecido ao do Bessa em certas partes, não me quero repetir no texto. 
Mas digo isto: consegui ver coisas boas neste jogo e jogadores que nos poderão ser úteis. Nem tudo foi mau e como é óbvio houve muita coisa que correu mal.

Filipe Augusto ao ser substituído e a ser assobiado começou a aplaudir ironicamente e a sair lentamente. Óbvio que para o terceiro anel este jogador não voltaria a envergar a camisola do Benfica. Mas os adeptos não têm que assobiar um jogador que até nem tem sido o pior da equipa, mas nem todos percebem isso. Ele é esforçado e dá tudo o que tem, quando assim é não se pode assobiar. Ele esteve mal? Claro que esteve, mas também os adeptos erraram. Luisão neste caso esteve bem, teve atitude à líder. À frente de todos no estádio abraçou Filipe e de certa forma protegeu o jogador, mas espero que no balneário onde ninguém vê, lhe tenha avisado que não pode reagir assim e que prejudicou a equipa dessa forma.

Um último reparo: nestes quatro jogos sem vencer.. Com Mitro se calhar não estariamos nesta pseudo-crise que os jornais tanto apregoam.

Abutres
Como é hábito no Benfica, existe muito abutre que decide aparecer para dar show de forma errada. Querem fama a qualquer custo. Uma coisa é nós enquanto adeptos falarmos sobre o actual momento do clube. Outra coisa é um ex-membro da administração do Benfica vir falar. Se calhar quer ir para “o poleiro” e está a fazer propaganda e neste caso à custa de Rui Costa. Nos bons momentos mal se ouviam tais personagens.

Não se esqueçam, dia 29 há assembleia geral e é lá o local ideal para falar do Benfica, das contas, para discutir o que está mal e não virem para jornais para obterem atenção e mediatismo. O Benfica precisa de nós dia 29! Todos à Luz!

E como se grita no estádio.. P’rá semana há mais! Cumprimentos gloriosos!

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...