17 fevereiro 2012

Opinião (Benfica): Horizonte Vermelho

Esta jornada veio confirmar duas coisas: o mérito da liderança do Benfica e o completo descalabro do Sporting, que mais do que ter perdido, jogou mal de mais para um candidato ao título ou a uma prova europeia.

Marítimo – SC Portugal: Este jogo, que viria a ditar a saída de Domingos Paciência, foi por certo penoso para os adeptos do Sporting e até para os adeptos do futebol em geral, pois custa ver até que ponto o futebol leonino chegou. O Sporting, digo-o desde o princípio da época, tem uma má defesa, onde os únicos jogadores à altura são Rui Patrício e João Pereira. Ora João Pereira não jogou e Rui Patrício, embora tenha feito uma boa exibição, não conseguiu colmatar todas as falhas dos seus colegas da defesa, sofrendo ingloriamente dois golos. Não me parece que tenha tido culpas no primeiro golo pois a bola vinha com força e ele só conseguiu tocar-lhe de raspão. Para além da falta de qualidade defensiva, a equipa mostrou-se cansada e desmotivada. Pereirinha foi uma nulidade e mesmo os bons jogadores que o Sporting tem, do meio campo para a frente, exibiram-se muito abaixo daquilo que já mostraram ser capazes. Foi portanto uma equipa cansada e desorientada que teve de enfrentar um Marítimo muito bem organizado e motivado. O resultado só podia ser um...

SL Benfica – Nacional: quem como eu assistiu em directo ao jogo (e fomos mais de cinquenta e três mil) nem sentiu o frio que estava graças à brilhante exibição do Benfica, com uma primeira parte que foi do melhor que se viu esta época. Toda a equipa esteve bem, sendo Emerson o elo mais fraco, juntamente com Witsel, enquanto este jogou a lateral. Mas quando os laterais falhavam lá estava a melhor dupla de centrais do nosso campeonato, mais Nolito, Aimar e Matic. Quanto ao ataque, fez jogadas para todos os gostos, não esquecendo claro, os lances de bola parada. Enfim, uma delícia de vitória contra um adversário valoroso, que se apresentou um pouco fatigado mas que mesmo assim não virou a cara a luta, valorizando o espectáculo. Até o árbitro não esteve mal, mesmo tendo em conta a marcação do costume de um penalti contra o Benfica. Não havia razão para isso, mas talvez Jorge Sousa estivesse a apresentar a sua candidatura para o Benfica - Porto!

FC Porto – União de Leiria: jogo fraquinho, especialmente na primeira parte, onde se destacaram pela positiva Oblak, guarda-redes do Leiria e o árbitro que julgou mal vários lances, prejudicando principalmente o Porto. Na segunda parte este árbitro apareceu diferente e logo tratou de expulsar um defesa do Leiria exibindo um excesso de rigor que contrastou com a sua atitude de faz de conta que não vê, quando Janko agrediu Oblak. O jogo mesmo assim podia ter terminado empatado se o “treinador de elite” não se tivesse a finalmente decidido a colocar James em jogo, A partir daí a classe deste jovem jogador, tão mal empregado nas mãos deste treinador, levou o Porto a uma vitória folgada por números um tanto enganadores.

Não está a correr bem a jornada europeia das nossas equipas. O Braga foi derrotado em casa pelos turcos do Besiktas, equipa que até tem uma forte componente portuguesa, visto ter um treinador e quatro jogadores portugueses. A partida ficou marcada pela expulsão de Hélder Barbosa aos trinta minutos de jogo obrigando o Braga a jogar com dez o resto da partida. Mas para além disso há que reconhecer a qualidade da equipa turca, aliada ao profundo conhecimento que Carlos Carvalhal tem dos jogadores do Braga. Será portanto muito difícil aos bracarenses passarem a eliminatória mas enquanto há vida...Quanto ao Benfica, teve o pássaro do empate na mão mas deixou-o fugir devido a um lance infeliz de Maxi, já no fim do jogo e pouco depois de o Benfica ter empatado. Jogando em condições climatéricas muito difíceis, num relvado onde era impossível jogar bom futebol, o Benfica ficou sem Rodrigo logo durante a primeira parte devido a uma falta violentíssima cometida por um rufia que ainda por cima é português e que nem merece que diga o seu nome. Apesar de tudo, o Benfica conseguiu um resultado esperançoso pois marcou dois golos no campo do Zenit, abrindo boas perspectivas para o segundo jogo.

Nota final: foi muito interessante a reacção de alguns leitores à minha crónica sobre a última jornada. Mostrou bem como algumas pessoas no afã de defenderem os seus clubes parecem que só conseguem ler as palavras, sendo incapazes de interpretar as frases por elas formadas. Ai esse fanatismo... Um abraço a todos!

FDJ: Opinião escrita antes dos jogos europeus do Sporting e FC Porto
Concorde ou não com a opinião deixe o seu comentário, obrigado

4 comentários:

  1. Mais uma excelente opinião. Como benfiquista revejo-me nestas opiniões. Este blog está a crescer cada vez mais, parabéns.
    Quero no entanto dizer que o FC Porto está bastante melhor nestes últimos jogos, apesar de acreditar que seremos campeões, fico um pouco preocupado. A decisão será na Luz.
    Aproveito também para "desculpar" o Bruno Alves no lance da lesão do Rodrigo. Lances daqueles acontecem em todos os jogos, mas relvados daqueles é que não. A UEFA é muito séria para umas coisas, mas para outras.
    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. a moral dos benfiquistas é de rir

    ResponderEliminar
  3. Boas!!!

    Mais uma semana que passou e tudo mantém-se igual. O Benfica venceu e continua líder, o Porto tenta a aproximação mas não consegue e o Sporting...perde.

    Do jogo do Porto tenho a realçar o facto da equipa estar a melhorar e já se nota diferenças.
    Pior está a carreira na Liga Europa.

    Como portista não quero deixar de passar a minha tristeza pelo facto de ter existido alguns problemas (graves) de racismo. Não houve cânticos como os adeptos foram acusados, mas houve uma atitude feia perante um (ou dois) profissionais de futebol. Foi triste e imagine-se que o melhor jogador do Porto em campo até foi o Varela. Sinal vermelho para os adeptos portistas...

    Esta semana vamos ter mais futebol e muito provavelmente tudo continuará igual. Até as arbitragens ;).

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  4. gostaria de saber a opiniao do autor acerca da entrada do katsuranis aqui ha uns anos atras sobre o anderson, tendo este fracturado o peronio, ficando incapacitado para jogar cerca de 6 meses, recordo que o arbitro que ajuizou esse lance nem sequer falta marcou.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...