16 dezembro 2011

Opinião (Benfica): Horizonte Vermelho

A décima segunda jornada do campeonato veio mostrar que mesmo as melhores equipas portuguesas ainda não estão preparadas para competir regularmente duas vezes por semana. Os resultados estão à vista: exibições de má qualidade, sacrifício do resultado em certos jogos tidos por menos importantes, levando a derrotas provocadas por alterações de quase meia equipa, (veja-se o Benfica contra o Marítimo para a Taça e o Sporting contra a Lazio para LE), e vitórias arrancadas a ferros, porventura até injustas, nos jogos da mais importante prova nacional.

Beira-Mar – FC Porto: Vitória justa mas que só aconteceu porque mesmo no fim do jogo o Beira-Mar falhou um golo de baliza aberta de uma forma incrível. Sorte para uns, azar para outros, é futebol! Desta vez o Porto não dependeu em exclusivo de Hulk, também James voltou a ser o grande jogador de há algumas jornadas. O Porto tem bons jogadores, o que lhe permite vencer mesmo quando o adversário mostra mais empenho e organização (e o mesmo se pode dizer em relação ao Sporting e Benfica). Estando já eliminado da Liga dos Campeões e da Taça de Portugal, o FC Porto pode aproveitar para recuperar a equipa e voltar à luta mais fresco e lúcido.

SC Portugal – Nacional: com algumas alterações, o que escrevi para o Porto, aplica-se também ao Sporting e Benfica. No caso do Sporting o golo da vitória só aconteceu graças às qualidades atléticas do Capitão América que o Sporting contratou. Sem ser grande central, Onyewu tem grande presença na sua área e é muito perigoso em cruzamentos e cantos a favor dos leões graças à sua estatura, impulsão e tempo de salto. Capel e Rui Patrício também fizeram um bom jogo. Contra a Académica a equipa do Sporting no seu todo vai ter que jogar mais se não quiser atrasar-se na luta pelo título.

Marítimo – SL Benfica: Depois de derrotado para a Taça de Portugal pelo Marítimo, esperava-se que o Benfica, desta vez com a equipa quase completa, mostrasse que o jogo da Taça tinha sido um simples acidente de percurso. Nada disso, o que o Benfica fez foi confirmar a descida de forma que eu já referia a semana passada, jogando muito mal e tendo até Cardozo falhado um golo que em situação normal nunca falharia. Com uma arbitragem muito fraca (e ainda há quem diga que Jorge Sousa é um dos nossos melhores árbitros...) arbitragem essa que prejudicou globalmente o Marítimo, o Benfica nem a jogar quase toda a segunda parte contra dez se conseguiu impor, vindo a conseguir o golo por Cardozo, que assim se redimiu, quase no fim do jogo. Depois do jogo com o Rio Ave, o Benfica terá oportunidade para descansar e bem precisa. Por último uma referência ao Marítimo e ao seu treinador: jogo a jogo vêm provando que o brilhante quinto lugar que ocupa, não é obra do acaso. Parabéns e oxalá que seja para durar.

Por último: a Federação Portuguesa de Futebol tem novo presidente. Pessoas que já demonstraram estar contra a pouca vergonha que tem mandado no futebol português mostraram-se satisfeitas pela eleição de Fernando Gomes. Oxalá tenham razão.
Entretanto há que saudar Gilberto Madail, que embora tenha cometido erros, principalmente por omissão, ao sair agora da presidência, deixa o nosso futebol bem melhor do que quando foi eleito.

3 comentários:

  1. Benficaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  2. Boas!!!

    Escrevo no final do jogo do Benfica - Rio Ave e isso mudou muitas das coisas que estava para escrever. Futebol é mesmo isto, um jogo muda muita conversa, até a da treta.

    O Benfica segundo o pouco que vi hoje fez, finalmente, um jogo de bom nível. A vitória é justa, mas nem numa goleada faltou aquela "ajudinha".

    Em relação ao FC Porto, a equipa está a melhorar de jogo para jogo e o pior já parece ter passado. Mas se amanhã não vencer muita coisa poderá mudar. Eu continuo acreditar no técnico, aquele que muitas vezes já foi "mal-tratado" neste espaço de Opinião.

    Estamos no final do ano e o mais importante é que os problemas do futebol comecem a desaparecer. E já agora que poupem o Hulk de novos castigos e tenham cuidado com certos e determinados túneis do nosso futebol. E por último que haja cuidado com certos ex-atletas que tinham mais futebol nos pés do que educação...

    Um grande abraço

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...