14 setembro 2011

Opinião (Benfica): Horizonte Vermelho

Antes de me referir aos jogos dos três grandes quero pedir desculpa por na jornada anterior ter chamado Marítimo ao Nacional. Na verdade, no princípio da crítica escrevi bem, mas depois nem quando revi o texto me apercebi do erro. Talvez isto tenha acontecido porque não faço grande distinção entre os dois clubes, ambos são pagos por nós, contribuintes, que depois vemos o dinheiro enviado para a Madeira ser desviado para os clubes em vez de servir o seu propósito inicial. Mas essas são outras histórias...

FC Porto – Vitória de Setúbal: depois de uma primeira parte sem golos o Porto decidiu colocar a artilharia pesada em campo, pondo a jogar Hulk e Moutinho. Em boa hora o fez pois Moutinho conseguiu rapidamente acabar com a resistência setubalense através de um grande golo. Depois, esse jovem mas já grande jogador que é James, fez o segundo golo e Bellushi fechou já perto do fim. Três bons golos e é de assinalar o esforço de Hulk, que ainda assim foi poupado o mais possível tendo em vista o jogo europeu a disputar na terça-feira. Mas sem Moutinho e Hulk o Porto fica bem mais fraco. O Vitória de Setúbal foi inofensivo e pareceu até desmotivado. Veremos os seus próximos jogos contra os outros candidatos ao título...

SL Benfica – Vitória de Guimarães: jogo razoavelmente disputado e que ficou definido pelos vários penaltis, marcados e por marcar. É engraçado que o penalti mais evidente, lance cortado com a mão por um jogador minhoto, não foi assinalado. Depois o primeiro golo é conseguido com outro penalti que me pareceu bem assinalado, mas os outros dois penaltis devem ter sido da má consciência do árbitro em relação ao primeiro não assinalado. Enfim, penaltis à parte o Benfica ganhou com toda a justiça e podia ter marcado mais dois ou três golos, não fora a forma displicente com que Saviola e Gaitan desperdiçaram golos quase feitos. O Vitória ainda reduziu, num lance em que Edgar teve mérito mas o guarda-redes Artur poderia ter feito melhor. Alguns jogadores do Benfica que representaram as suas selecções pareceram fatigados e sem o discernimento habitual. O árbitro, que em minha opinião é um dos melhores que cá temos, também não estava nos seus dias.

Paços de Ferreira – SC Portugal: no estádio da Mata Real, o Sporting sofreu um tremendo susto, conseguindo dar a volta ao resultado quando já poucos julgariam possível, o que pelo menos vem dar mérito aos jogadores do Sporting que nunca desistiram de tentar alcançar a vitória. Tudo começou com uma interpretação da lei pelo árbitro que considerou atraso intencional para o guarda-redes um toque de Rodriguez. É um lance discutível mas em que se deve respeitar a decisão do árbitro, que não é médium pelo que não pode saber qual a intenção do jogador. A primeira parte teve oportunidades de golo para ambos os lados mas para mim a defesa do Sporting continua a ser um problema. Pelos vistos não é isso que pensam os dirigentes do clube que em vez de contratarem gente para a defesa foram gastar uma fortuna num jogador de qualidade mas para um sector que não me parece o mais precisado do Sporting, pelo contrário. Esperemos que quem decide saiba o que está a fazer. A verdade é que a recuperação que o Sporting fez nem sempre será possível e agora só no princípio do ano é que será possível reforçar a equipa.

Uma nota final: Por muito que nos custe ver um jogador da categoria de Ricardo Carvalho ser afastado da selecção, em minha opinião a FPF não podia deixar de tomar a decisão que tomou ao suspendê-lo por um ano. Ignorar a atitude do jogador colocaria Paulo Bento numa situação insustentável, que provavelmente o levaria à demissão, pois teria que passar a vida a justificar-se perante certos jogadores sobre quem era titular ou não, abdicando do princípio de que para o seleccionador todos os jogadores estão em igualdade de circunstâncias.


»Leia também a Opinião: Sou um sportinguista

3 comentários:

  1. claro claro que o Setúbal estava desmotivado. ai ai desmotivados ficam eles de jogar frente ao Sporting e Benfica. Contra os melhores a motivação é smp maxima

    ResponderEliminar
  2. qd chegam ao ponto de se queixarem do vosso sócio. Tenham vergonha foram levados ao colo

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...