11 novembro 2010

Opinião: Horizonte Vermelho

Nesta jornada o FC Porto mostrou que é a melhor equipa deste campeonato e que não seria precisa a ajuda dos árbitros para ganhar a competição.

FC Porto – SL Benfica: num jogo quase de sentido único o Porto venceu com toda a justiça, sendo ainda por cima ajudado pelas decisões do técnico do Benfica que colocou a jogar elementos sem quase nenhuma rodagem no campeonato, deslocou jogadores da sua posição natural e prescindiu de outros como Saviola que é um titular indiscutível, lançando a confusão e a insegurança na equipa do Benfica. Obcecado em Hulk, Jorge Jesus montou a equipa para tentar anular o magnífico jogador do Porto parecendo esquecer-se dos outros bons jogadores que a equipa do Norte tem. Foi pois um Benfica confuso e receoso que jogou no estádio do Dragão, pressionado pela obrigação de ganhar visto que estava a sete pontos do líder. Pode-se dizer que se não fossem as arbitragens o Benfica estaria somente a três pontos de distância mas isso de nada serve pois quando se protesta, por muita razão que se tenha, se não se jogar bem, esses protestos soam como desculpas de mau perdedor. E o Benfica jogou francamente mal perante um adversário de grande valor e que foi superior em todos os aspectos do jogo, táctico, técnico e também na componente física dos jogadores. Os jogadores do Porto foram mais rápidos a chegar à bola e venceram sempre no choque físico perante os jogadores do Benfica, mais leves e mais fracos fisicamente. A equipa do Porto faz-me lembrar o Chelsea de Mourinho, em que os seus jogadores eram quase todos de grande compleição física para além claro de serem bons jogadores. O Porto está a jogar muito melhor do que a época passada em havia muitas correrias mas pouco fio de jogo. O Benfica, pelo contrário, está muito pior, a começar pelo seu treinador, que já tinha falhado contra o Lyon, quando a ganhar por quatro a zero decidiu colocar avançados em vez de reforçar a defesa e o meio campo, parecendo que queria ganhar por alguns dez. De qualquer forma, perdendo por cinco ou perdendo por um, valeu na mesma três pontos, muito bem conseguidos pelo Porto. Agora há que lutar pelo menos pelo segundo lugar, pelo apuramento na Liga dos Campeões e pela vitória nas restantes competições nacionais. Há portanto ainda muito futebol para jogar e espero que o Benfica tire as ilações convenientes após este desaire.

SC Portugal – Vitória de Guimarães: este foi daqueles jogos que quase não dá para acreditar no que aconteceu. O Sporting perdeu após ter jogado bem durante a maior parte do jogo, tendo alcançado a vantagem de dois golos, vantagem essa que se esfumou após a expulsão de Maniche. Esta expulsão não pode servir de atenuante para a derrota, pois embora ficasse a jogar só com dez a vantagem era boa e o tempo que faltava para o jogo acabar era muito pouco. À equipa do Sporting falta maturidade e qualidade, principalmente na sua defesa que é, já aqui o escrevi, muito fraca e não se aguentou perante um adversário que não desistiu e que forçou, com a astúcia do seu treinador e com o bom rendimento dos jogadores que entraram durante a partida, o Sporting a desarticular-se por completo durante aqueles fatídicos últimos minutos. Parabéns portanto para o Vitória de Guimarães, que até foi prejudicado por um golo fantasma e mesmo assim conseguiu a vitória, estando agora no segundo lugar. Também o Sporting precisa de reflectir sobre a sua equipa e certamente terá de adquirir jogadores para a defesa durante a reabertura do mercado.

3 comentários:

  1. A verdade é que o Benfica nem beneficiado consegue dar 5 no FC Porto

    ResponderEliminar
  2. Boas!!!

    O Porto deu esta semana um autêntico baile ao Benfica provando que em Portugal quem melhor futebol joga veste de azul e branco.
    Compreendo as decisões do Jorge Jesus já que se fosse treinador do Benfica contra grandes equipas faria o mesmo. Quando nos sentimos inferiores e se queremos ter hipóteses jogamos com muito respeito.

    Este jogo serviu também para o Jorge Jesus perceber de vez que afinal não é nenhum mestre da tactica como ele próprio se inveja. Os mestres não são "espancados" destas maneiras.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. As vossas opiniões são muito boas parabens a todos

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...